Após quatro votações, em pouco menos de 24 horas, a fumaça branca apareceu às 19h05 (15h05, de Brasília) desta quarta-feira, ao fim do quinto escrutínio, para a alegria e emoção da multidão reunida na Praça de São Pedro.
Vestido inteiramente de branco, o Papa apareceu no balcão da basílica às 20h22 (16h22), cerca de 1h20 depois do surgimento da fumaça branca. Em seguida, falando em italiano, ele se dirigiu os fiéis reunidos. "Irmãs e irmãos, boa noite", foram as primeiras palavras como papa. Ele agradeceu a Roma e a Bento XVI, bispo pontifício, e disse aos fiéis que seu papado será de colaboração, que pretende trilhar o caminho de Deus junto com os fiéis. Após as primeiras palavras, dirigiu uma oração dedicada ao Papa Emérito Bento XVI, acompanhado em coro pela multidão de fiéis. Antes de dar sua primeira bênção, também pediu as orações do povo para dar-lhe forças para guiar a Igreja: "Agora gostaria de dar a bênção, mas antes quero pedir um favor. Antes que o bispo abençoe o povo, peço que rezem ao Senhor para que me abençoe. A oração do povo que abençoa o bispo." Após estas palavras, inclinou-se para receber a oração do povo, em um momento de grande emoção.
Jorge Mario Bergoglio SJ (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936) é um religioso da Companhia de Jesus, era o arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998.
Foi criado cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.
O novo papa não estava entre os principais cotados pela “mídia especializada”. Ele é o primeiro papa sul-americano, jesuíta e pela primeira vez um Papa adota o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis.
Que o Espírito Santo de Deus ilumine o nosso novo Papa na condução da Santa Mãe Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário