terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cruz da JMJ reuniu 100 mil jovens em São Paulo

Fonte: Zenit
Cerca de 100 mil jovens acolheram nesse domingo, em São Paulo, a Cruz e o Ícone da JMJ (Jornada Mundial da Juventude).
O grande evento, intitulado “Bote Fé”, aconteceu no aeroporto Campo de Marte, na zona norte da cidade, e contou com muita música, confraternização e momentos de oração.
Das 9h às 21h, jovens, famílias, religiosos, bispos vivenciaram um pouco da alegria do que será a JMJ do Rio de Janeiro, em 2013.
Segundo informa o portal da arquidiocese de São Paulo, na abertura do evento, o cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, disse que “a Igreja tem fé na juventude”.
A juventude “possui um coração generoso e o desejo de construir um mundo melhor para si e para as próximas gerações”, destacou.
Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo e referencial do Setor Juventude da arquidiocese, disse que “a grande expectativa era de ter um bom início, com grande resposta de interesse, e isso já se confirmou com a participação em Madri e agora aqui”.
“É tempo de evangelização, de encontrar motivos de alegria e esperança para um mundo novo”, afirmou.
Segundo Dom Tarcísio, o jovem “é uma prioridade; a Igreja acredita no presente e no futuro. O jovem é a igreja hoje e a renovação das forças para a igreja do amanhã, além da alegria que a juventude tem e que a igreja precisa”.
Diferentes atividades e serviços foram preparados para o “Bote Fé”. Houve tenda de confissões, capela de adoração, terço encenado, vídeos sobre a história da JMJ e sobre a jornada de Madri, missas, testemunhos.
Entre as muitas apresentações musicais, shows de padre Fábio de Melo, Olívia Ferreira, Marcio Pacheco, Banda Dom, DJs e Cristo Dance, Banda Beatrix, Rosa de Saron, DDD, Vida Reluz, Adriana, Eugenio Jorge, Dunga, Eliana Ribeiro e Walmir Alencar.
"Nos próximos dois anos vamos experimentar o catolicismo de forma verdadeira, em um espetáculo de unidade. Hoje não se tem a possibilidade de evangelizar sem a música", disse o cantor e missionário da Comunidade Canção Nova, Dunga.
À tarde, foram acolhidos pelos jovens os símbolos da JMJ. A Cruz e o Ícone chegaram em caminhões do corpo de bombeiros, durante missa presidida por Dom Odilo.
A Cruz e o Ícone seguiram para a Catedral da Sé, onde ficou até a noite desta segunda-feira.
(Permalink: http://www.zenit.org/article-28874?l=portuguese)

A Cruz e o Ícone vão peregrinar, até o dia 30 de outubro, pelas sete províncias eclesiásticas do Regional Sul 1 da CNBB, que corresponde ao estado de São Paulo, que contém 50 dioceses. De lá, os símbolos vêm para o Regional Leste 2, composto por Minas Gerais e Espírito Santo, onde ficarão de 1º a 30 de novembro. No mês seguinte, será a vez do Regional Nordeste 3, composto pelos estados da Bahia e de Sergipe. A peregrinação prosseguirá ao longo de todo o ano de 2012. Em dezembro de 2012, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam o Cone Sul (Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina). Já em Janeiro de 2013 retornam para concluir o itinerário no Sul do Brasil. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no estado do Rio de Janeiro, onde os símbolos chegam em abril de 2013.

Um comentário:

Maria Lúcia França disse...

Parabéns aos jovens participantes desta jornada de fé . Que cada vez mais jovens se voltem para a igreja. É bonito ve-los crescendo na fé juntos. É muito bom saber que temos jovens dispostos a lutar para divulgar o amor de Cristo, a esperança, a fé. Vocês são o sal da terra, vocês são a luz do mundo.

Disse João Paulo II, em um de seus encontros com a juventude:

“A humanidade necessita imperiosamente do testemunho de jovens livres e valentes, que se atrevam a caminhar contra a corrente e a proclamar com força e entusiasmo a propria fé em Deus, Senhor e Salvador.”

PAZ E BEM!