Celebramos hoje a santidade de vida de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Amábile, nome civil de Paulina, nasceu no ano de 1865, em Vigolo Vattaro (Itália) e com apenas 10 anos de idade emigrou com seus pais para o Brasil dirigindo-se para a localidade de Vigolo, em Nova Trento - SC,no sul do Brasil.
Ainda na adolescência – entre 14 e 15 anos - Amábile e sua amiga Virgínia Rosa Nicolodi começaram a cuidar dos doentes, a dar aulas de catecismo e a cuidar da limpeza da capela de São Jorge. Em 1890, acolheram e cuidaram de uma doente de câncer, dando início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Ao proferir seus votos, Amábile assume o nome de Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
Enquanto foi superiora da Congregação ela a guiou com simplicidade e sabedoria, fundando escolas, hospitais, educandários e asilos. Em 1903 deixa Nova Trento e, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, ocupa-se de crianças órfãs e de ex-escravos abandonados.
A partir de 1918 passa a ter uma vida muito reservada, dedicando-se à oração e à vida contemplativa. Acompanha e abençoa as Irmãs que partem em missão para novas fundações. Alegra-se com as que são enviadas aos povos indígenas em Mato Grosso, em 1934. Rejubila-se com o Decreto de Louvor dado pelo Papa Pio XI em 1933 à Congregação.
Santa Paulina morre aos 77 anos, na Casa Geral em São Paulo, dia 9 de julho de 1942, com fama de santidade,pois viveu em grau heróico as virtudes de FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE e demais virtudes. Foi beatificada pelo papa João Paulo II, em Florianópolis, SC, aos 18 de outubro de 1991 e também por ele canonizada, em Roma, Itália, aos 19 de maio de 2002.
Na oração litúrgica da Igreja é pedido a Deus para nós, fiéis, a virtude do serviço, motivado pelo amor, a qual mais brilhou no coração da virgem Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
Santa Paulina, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário