sábado, 9 de julho de 2011

9 de julho - Festa de Nossa Senhora da Paz

Existem duas versões para a devoção a Nossa Senhora da Paz distintas na história e presentes na iconografia das imagens da Senhora.  Nossa Senhora da Paz é padroeira de El Salvador e esta devoção não vem de alguma história específica, mas da invocação à Maria feita por ocasião da erupção de um vulcão que teria tido suas lavas desviadas da cidade pela intercessão de Nossa Senhora.  Por isso, naquele país sua imagem traz em sua mão uma palma de ouro, lembrando a proteção que a Senhora deu ao povo.
Já a tradição da devoção espanhola data do século IX e nasceu na cidade de Toledo, durante a invasão dos mouros à Península Ibérica.  Conta que ao chegarem à cidade, os mouros tomaram uma igreja dedicada à Nossa Senhora e a transformaram em mesquita.  Quando os espanhóis retomaram o poder, Afonso VI, rei da Espanha, fez um acordo que garantia a continuidade da mesquita como lugar de oração muçulmano.  A população local, na maioria cristã, liderada pela rainha e pelo arcebispo saiu então às ruas para protestar, vestida de luto.
O rei ficou furioso com a revolta de seus súditos partiu para punir os rebeldes, sobretudo sua própria esposa e o arcebispo.  A população, então, em oração pediu a intercessão da Virgem para que abrandesse o coração do rei.  Os mouros, por sua vez, receosos em face ao ardor do povo, devolveram a mesquita.  Então, uma grande procissão teria marcado o retorno da imagem da Virgem para a igreja e, instaurada a paz, essa passou a ser venerada como Nossa Senhora da Paz e é representada com um ramo de oliveira em sua mão, por ser este um dos símbolos da paz.

Oração a Nossa Senhora da Paz
Ó Senhora Mãe de Jesus e da Paz, intercessora junto ao Pai.
Aqui estamos na tua presença com nosso coração apertado pelos sofrimentos do dia-a-dia, pelas injustiças sociais, pelo desamor, egoísmo, opressão, desemprego, falta de saúde, desunião conjugal e familiar, maldades, invejas, que nos afastam da verdadeira paz.
Nossa Senhora da Paz, volva para nós o teu olhar amoroso de Mãe piedosa, da mesma forma que o dirigiste ao teu Filho no caminho do Calvário e transmite-nos a paz para que sejamos cada vez mais semelhantes ao teu Filho Jesus. Que saibamos trabalhar pelo seu reino de amor e de justiça, semeando a união e a paz entre os irmãos e irmãs. Com teu Coração aberto sempre atento e acolhedor, receba neste momento as nossas súplicas (pede-se a graça).
Ave Maria... Glória ao Pai... (3x)
Nossa Senhora da Paz rogai por nós e dai-nos a vossa Paz!
(Fonte: FERRAZ, Orlando. Maria. Mãe de Deus – Títulos que Honram Nossa Senhora. 3ª ed. Ed. Novo Rumo. Curitiba. 2003.)

Distinção entre as invocações Nossa Senhora da Paz e Nossa Senhora Rainha da Paz
Nossa Senhora da Paz é representada pela imagem em que aparece portando um ramo de oliveira na mão direita e segurando na esquerda o Menino Jesus que ampara o globo terrestre suavemente. Nossa Senhora da Paz é devoção diferente de outro título honorífico de Maria Santíssima, o atualíssimo título de Nossa Senhora Rainha da Paz, identificada também como Nossa Senhora de Medjugorge e que foi descrita por todos os videntes como uma jovem mulher de estatura mediana, semblante sereno, olhos azuis, pele branca e rosada, cabelos negros cobertos com um véu branco, seu vestido em geral é cinza claro, acima da cabeça tem doze estrelas e seus pés estão sobre uma nuvem.
Todas as Nossas Senhoras são a mesma Mãe de Deus! Seja Nossa Senhora da Paz ou sua mais recente devoção sob o título Rainha da Paz, podemos ser testemunhas do amor e muitas graças de Nossa Senhora sob qualquer título com que se a invoque.


Nossa Senhora Rainha da Paz

Nenhum comentário: