terça-feira, 12 de abril de 2011

João Paulo II: Festa litúrgica a 22 de outubro

Fonte: Agência Ecclesia

O Vaticano escolheu o dia 22 de outubro para a celebração da memória litúrgica do futuro beato João Paulo II, inicialmente na diocese de Roma e dioceses da Polônia.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (CCDDS) publicou na segunda-feira um decreto sobre esta matéria, indicando como data da celebração litúrgica do Papa polaco o dia da Missa de início de pontificado de Karol Wojtyla (1920-2005), eleito em 1978.

A beatificação, que antecede a canonização (declaração de santidade), é o rito através do qual a Igreja Católica propõe uma pessoa como modelo de vida e intercessor junto de Deus, ao mesmo tempo que autoriza o seu culto público, normalmente em âmbito restrito.

João Paulo II vai ser beatificado no próximo dia 1º de maio, no Vaticano, numa cerimônia presidida por Bento XVI, o que acontece pela segunda vez no atual pontificado, dado que o Papa, por norma, apenas preside a canonizações.

O decreto da CCDDS dispõe um calendário próprio para a diocese de Roma (da qual todos os Papas são bispos) e as dioceses da Polônia (país natal de João Paulo II), regulando o “culto litúrgico” ao futuro beato.

A Santa Sé refere ainda que outras conferências episcopais, dioceses ou famílias religiosas podem apresentar um “pedido de inscrição” desta memória litúrgica nos seus calendários próprios.

No documento, admite-se o “caráter de excepcionalidade” de que se reveste esta beatificação, pelo que a Santa Sé vai permitir que, no primeiro ano após esta cerimônia, seja possível celebrar uma “Missa de agradecimento a Deus” em locais e dias “significativos”, por decisão de cada bispo diocesano.

No último dia 14 de janeiro, Bento XVI aprovou a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II, concluindo assim o processo para a sua beatificação do Papa polaco, que liderou a Igreja Católica entre 1978 e abril de 2005, quando faleceu.

A cerimônia vai ter lugar no Vaticano, no primeiro domingo depois da Páscoa, dia que o próprio João Paulo II dedicou à celebração da Divina Misericórdia.

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=85186

Papa adverte contra morte espiritual que ameaça o homem

Fonte: ZENIT

Bento XVI advertiu neste domingo que não existe apenas a morte física, mas também uma "morte espiritual", que corre o risco de acabar com a vida do ser humano. Esta foi a explicação do Pontífice antes de rezar o Ângelus ao meio-dia de hoje, com milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, sob um céu coberto pelas nuvens, meditando sobre o Evangelho da liturgia deste domingo, o último antes da Semana Santa: a ressurreição de Lázaro. "A morte - disse o Santo Padre - representa para nós uma espécie de muro que nos impede de ver além; no entanto, nosso coração tenta ver além desse muro e, ainda que não possamos conhecer o que esconde, nós o pensamos, imaginamos, expressando com símbolos nosso desejo de eternidade.” "O ser humano, constatou o Bispo de Roma, anseia por "uma ‘pátria' que o receba no final das suas fadigas". No entanto, ele mesmo reconheceu que a fé na vida eterna não é algo fácil.
"Inclusive entre os cristãos, a fé na ressurreição e na vida eterna é acompanhada por muitas dúvidas, por muita confusão, porque se trata de uma realidade que supera os limites da nossa razão e exige um ato de fé", afirmou.
Mas, com a fé em Cristo, tudo se transforma. "Esta é a verdadeira novidade, que irrompe e supera toda barreira! Cristo derruba o muro da morte; nele se encontra toda a plenitude de Deus, que é vida, vida eterna."
"Mas há outra morte - advertiu -, que custou a Cristo a luta mais dura, inclusive o preço da cruz: trata-se da morte espiritual, do pecado, que corre o risco de arruinar a existência do homem." "Cristo morreu para vencer esta morte e sua ressurreição não é a volta à vida precedente, mas a abertura a uma nova realidade, a uma "nova terra", finalmente reconciliada com o céu de Deus."

O medo da morte, portanto, é superado na medida em que é possível dizer a Cristo, como Marta, a irmã de Lázaro: "Sim, Senhor, eu creio que tu és o Messias, o Filho de Deus".

Antes de despedir-se dos peregrinos, o Pontífice deu um conselho: diante da proximidade do começo da Semana Santa, "confiemo-nos a Nossa Senhora, que já participa desta ressurreição, para que nos ajude a dizer com fé: ‘Sim, Senhor, eu creio que tu és o Messias, o Filho de Deus', a descobrir que Ele é verdadeiramente a nossa salvação".

Permalink: http://www.zenit.org/article-27703?l=portuguese

domingo, 10 de abril de 2011

À espera de um milagre


Milagre é um fato dito extraordinário que não possui uma explicação científica. Para os cristãos sua realização é atribuída à onipotência divina, é considerado como um ato de intervenção de Deus, no curso normal dos acontecimentos.(Wikipédia)
Os evangelhos registram pelo menos 35 milagres de Jesus, com o testemunho ocular de 4 autores: Mateus, João, Lucas e Marcos . Pois bem, vejamos como Jesus ainda opera no meio de nós. Vamos falar do primeiro milagre de Jesus: a transformação da água em vinho. A ilustração das talhas de pedra, vazias, frias, sem vida e inúteis, simbolizam o homem sem Cristo.Toda a cabeça está doente, e todo o coração enfermo, em profundas trevas e sua vida precisa de uma "transformação". Para transformar nossa água em vinho, em primeiro lugar, Jesus precisa “ser convidado”.
Não é possível esperar que Jesus promova uma transformação em nós sem que antes o tenhamos convidado para habitar em nosso coração.
Em segundo lugar precisamos "reconhecer" que necessitamos de uma transformação em nossa vida. Em um determinado momento alguém disse: "acabou o vinho"(vs.3). Mesmo sabendo que "acabou o vinho" no casamento, na vida financeira, nos relacionamentos etc... Preferimos deixar pra lá, que admitir que precisamos de Jesus para encher nossas talhas e vivificar o nosso espírito.
Em terceiro lugar, temos que fazer tudo o que ele disser. Em aproximadamente 7 versículos, Jesus deixa claro "a tua fé te salvou". Em Lucas: 7:50, 8:48, 17:19, 18:42, em Marcos: 5:34, 10:52 e em Mateus 9:22, reforçando a idéia de que a nossa transformação , a nossa fé é o passo primordial, o primeiro milagre que havemos de almejar em nós, para alcançarmos os demais milagres de Cristo.
Se todos nós convidarmos a Jesus para as festas no nosso interior, com certeza as talhas vão sempre estar cheias até o topo (a cabeça), e a nossa água se transformará em vinho. O vinho trará a alegria, o avivamento. Jl. 2: 21 a 29.
Aí se cumpre o milagre de Jesus e seu poder transformador, hoje e sempre.
Maria Lúcia França

Vaticano convoca blogueiros do mundo

(Zenit.org) Os Conselhos Pontifícios da Cultura e para as Comunicações Sociais convocaram um encontro de blogueiros em Roma, no dia 2 de maio. “Este encontro tem como objetivo permitir um diálogo entre os blogueiros e representantes da Igreja, compartilhar experiências dos que trabalham diretamente neste campo e compreender melhor as necessidades desta comunidade”, explica um comunicado de imprensa emitido pelos organizadores.
“O encontro permitirá também apresentar algumas das iniciativas que a Igreja está empreendendo para entrar em contato com o mundo dos novos meios de comunicação, tanto em Roma como em outros lugares”, acrescenta a nota.
Nos dois painéis previstos, diversos relatores apresentarão alguns aspectos decisivos para uma discussão geral aberta a todos os participantes.
No primeiro painel, cinco blogueiros, representantes de diversas áreas linguísticas, abordarão temas específicos. O segundo painel oferecerá o testemunho de pessoas implicadas na estratégia comunicativa da Igreja. Elas apresentarão suas experiências de trabalho com os novos meios de comunicação, assim como as iniciativas para assegurar um compromisso efetivo da Igreja com o mundo dos blogs.
Entre os participantes estarão o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o arcebispo Claudio Celli, presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, e o padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Um aspecto importante do encontro será a possibilidade de estabelecer contatos e intercâmbios informais entre os participantes, para abrir, no futuro, novos cenários de interação.
O encontro acontecerá um dia depois da beatificação de João Paulo II, aproveitando a presença em Roma de numerosos blogueiros.
Permalink: http://www.zenit.org/article-27694?l=portuguese

Como participar
O encontro será um dia depois da beatificação de João Paulo II, que deve atrair a Roma muitos blogueiros. O convite é aberto a todos mas, para participar, é preciso enviar um e-mail para blogmeet@pccs.it e indicar o link do próprio blog. Há 150 lugares vagos com o desejo de haver uma representação de toda a blogosfera.
A credencial e os detalhes do evento serão feitos segundo critérios lingüísticos e geográficos, o tipo do blog (institucional, privado, mais de um blogueiro ou pessoal).
Haverá tradução simultânea em italiano, espanhol, francês, polonês e inglês. O encontro de blogueiros será no Auditório São Pio X, n. 5, Via della Conciliazione com ingresso pela Via dell'Ospedale. (Fonte: Rádio Vaticano)



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Papa lamenta mortes em escola do Rio de Janeiro

Cidade do Vaticano, 08 abr 2011 (Ecclesia) – Bento XVI manifestou-se hoje “profundamente consternado” com o ataque contra a Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro, que deixou 10 mortes.
Esta quinta-feira, um jovem de 23 anos entrou na onde tinha sido aluno, munido de duas armas e alvejou várias crianças, matando 10 delas e deixando outras 18 feridas, tendo-se suicidado depois.
Num telegrama enviado ao arcebispo do Rio, Orani João Tempesta, o Papa confessa ter ficado “profundamente consternado pelo dramático atentado perpetrado contra crianças indefesas".
Na mensagem, enviado por meio do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, o Papa convida todos os habitantes da cidade brasileira a dizerem “não” à violência, que considera "um caminho sem futuro” e procurem “construir uma sociedade fundada na justiça e no respeito pelas pessoas, sobretudo pelos mais fracos e indefesos".
Bento XVI, acrescenta a mensagem, manifesta a sua “solidariedade e conforto espiritual às famílias que perderam seus filhos e toda a comunidade escolar, com votos de pronta recuperação dos feridos”.
“Em nome de Deus, para que a esperança não esmoreça nesta hora de prova e faça prevalecer o perdão e o amor sobre o ódio e a vingança, Sua Santidade Papa Bento XVI concede-lhes uma confortadora bênção apostólica”, termina o telegrama.
Na quinta-feira, pouco depois do atentado, o arcebispo do Rio de Janeiro tinha condenado o ato, afirmando que o ataque feriu “todos os cariocas”.
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=85134

Rezemos pelas crianças vítimas no Rio de Janeiro!

"Deixai vir a mim as criancinhas" (Mt 19,14)

Para as crianças, a luz e a paz; para os pais, força e consolação. Para o rapaz que cometeu essa atrocidade, que Deus tenha piedade de sua alma, pois a principal arma usada na chacina foi a insanidade. É uma tristeza o que aconteceu, pois vítimas inocentes acabaram sendo alvo de um doente. Fico triste por essas famílias que achavam que suas crianças estavam protegidas dentro da escola. Hoje contamos muito com misericórdia de Deus. Oremos por cada família pois este acontecimento é uma espada transpassando os corações de todos nós, uma dor muito grande. Que Deus entre no coração de cada familiar, para amenizar o luto que irão carregar para o resto das suas vidas. Peço a Nossa Senhora que coloque muita luz no caminho dessas famílias e as proteja sempre.
Deus tenha misericórdia de todos nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna Amém.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.

Deus é amor

Apresentamos abaixo, trechos da segunda pregação de Quaresma à Cúria Romana, realizada na última sexta-feira, na presença do Papa, pelo Padre Raniero Cantalamessa, Franciscano Capuchinho (tradução de www.zenit.org).

Em sua meditação o sacerdote disse que “o primeiro e fundamental anúncio que a Igreja tem a missão de levar ao mundo, e que o mundo espera da Igreja, é o amor de Deus. Mas, para terem como transmitir esta certeza, é preciso que os próprios evangelizadores sejam intimamente permeados por esse amor, que tem que ser a luz da sua vida. É para esta meta que, pelo menos em mínima parte, a presente meditação pretende se dirigir.”

Ele afirma que Deus amou o homem primeiro e não o contrário e que, portanto a tarefa primordial do ser humano não é amar a Deus e sim, acreditar no amor de Deus. Em suas palavras, “a expressão “amor de Deus” tem duas acepções bem diferentes: uma em que Deus é objeto e a outra em que Deus é sujeito: uma que indica o nosso amor por Deus e a outra que indica o amor de Deus por nós. O homem, mais propenso por natureza a ser ativo que passivo, mais a ser credor que devedor, sempre deu precedência ao primeiro significado, àquilo que nós fazemos para Deus. A pregação cristã também seguiu esse caminho, falando, em certas épocas, quase só do “dever” de amar a Deus (“De diligendo Deo”). Mas a revelação bíblica dá a prevalência ao segundo significado: ao amor “de” Deus, não ao amor “por” Deus. Aristóteles dizia que Deus move o mundo “porque é amado”, ou seja, é objeto de amor e causa final de toda criatura. Mas a Bíblia diz exatamente o contrário: Deus cria e move o mundo porque ama o mundo. O mais importante do amor de Deus não é que o homem ama a Deus, mas que Deus ama o homem e o ama “primeiro”:

Acrescenta, então: “Nisso está o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas Ele quem nos amou” (1 Jo 4,10). Disso depende todo o resto, incluída a nossa própria possibilidade de amar a Deus: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4,19).

No final de sua pregação o sacerdote nos convida a "olhar para a nossa vida, do jeito que ela se apresenta, e trazer à tona os medos que se aninham nela, as tristezas, ameaças, complexos, aquele defeito físico ou moral, aquela lembrança doída que nos humilha, e escancarar tudo à luz do pensamento de que Deus me ama." E finalmente, enfatiza: "Tudo pode ser questionado, todas as certezas podem nos faltar, mas nunca esta: Deus nos ama e é mais forte do que tudo",

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Filme francês sobre monges chega ao Brasil e pode suscitar vocações



Na preparação para a Semana Santa, a distribuidora Imovision, com o apoio da CNBB, leva aos cinemas brasileiros o filme francês “Homens e Deuses” (Des Hommes et des Dieux, 2010), de Xavier Beauvois. O longa retrata a história real da comunidade de monges cisterciences (trapistas) franceses, que foram assassinados em Thibirine, na Argélia, no ano de 1996, e deram seu testemunho pela missão monástica a eles confiada, como a aproximação de diálogo cristão e muçulmano.
A estreia será realizada no Rio de Janeiro e em São Paulo no dia 15 de abril, se estendendo depois para outros estados. Na noite de 14 de abril, haverá uma pré-estreia no Cine Odeon para convidados da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Cada paróquia da cidade vai enviar um representante e os seminaristas também receberão o convite.
A produção já alcançou uma bilheteria de mais de três milhões de pessoas na França e foi vencedora do Grand Prix no Festival de Cannes, mostrando o testemunho dos monges que, de acordo com o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que é cisterciense. pode ser um despertar vocacional para muitos jovens.
"Temos certeza que, aqui no Brasil, este filme fará sucesso, porque oferece condições de diálogo, de propostas para viver os valores humanos e cristãos, tendo presente a vida simples dos monges, no seu cotidiano, e o testemunho de dar a vida pelo povo do vilarejo", disse Dom Orani.

terça-feira, 5 de abril de 2011

A questão da saúde no Brasil

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação. (Constituição Federal de 1988)

Entretanto o que se pode ver é que, após todo o tempo decorrido da promulgação da Constituição, a saúde está sofrendo de enfermidades profundas, cerceando, assim, o cidadão do exercício de seus direitos.

Assistindo o Globo Repórter desta sexta feira, 1° de abril, até parece mentira, mas o que vi foi o descaso do poder público com a necessidade de atendimentos básicos de saúde. O que denota a falta de capacidade do Estado no cumprimento da lei. O Brasil está sofrendo pela baixíssima qualidade e pela quantidade inadequada de médicos para atender a população. Faltam equipamentos, leitos, UTI.

Falta amor. "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros". (João 13:35)

Falta vontade. "Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo". (Mat. 4:23)

Falta respeito. "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado". (1 Cor. 3:16-17)

Como podem ver, a Bíblia apóia o valor do corpo físico; afinal, fomos criados por Deus.

Maria Lúcia França

VIII Centenário da Consagração de Santa Clara

No próximo Domingo de Ramos, 17 de abril de 2011, terá início o VIII Centenário da Consagração de Santa Clara na Porciúncula e, também, o 8º Centenário de fundação da Segunda Ordem Franciscana, a das Irmãs Pobres de Santa Clara. Para conhecer um pouco mais da vida e espiritualidade de nossa padroeira, estamos postando alguns inspirados textos de Frei Vitório Mazzuco em nossa página "Nossos padroeiros". Falar de Santa Clara é falar de Jesus, pois a sua espiritualidade estava centrada em Jesus Cristo, mas também, é falar de outros elementos importantes como a irmandade, a pobreza, a contemplação e a forma como viveu o ideal evangélico. Não deixe de ler!