Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação. (Constituição Federal de 1988)
Entretanto o que se pode ver é que, após todo o tempo decorrido da promulgação da Constituição, a saúde está sofrendo de enfermidades profundas, cerceando, assim, o cidadão do exercício de seus direitos.
Assistindo o Globo Repórter desta sexta feira, 1° de abril, até parece mentira, mas o que vi foi o descaso do poder público com a necessidade de atendimentos básicos de saúde. O que denota a falta de capacidade do Estado no cumprimento da lei. O Brasil está sofrendo pela baixíssima qualidade e pela quantidade inadequada de médicos para atender a população. Faltam equipamentos, leitos, UTI.
Falta amor. "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros". (João 13:35)
Falta vontade. "Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo". (Mat. 4:23)
Falta respeito. "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado". (1 Cor. 3:16-17)
Um comentário:
A situação se agrava nas principais capitais do pais. Vemos diariamente na TV, pessoas que morrem ainda nas filas de espera, sem qualquer atendimento. Nem todos podem recorrer a um plano de saúde. Para onde estão indo os recursos destinados à saúde???
A Bíblia fala freqüentemente em cura e restauração:
"Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma" (3Jo 2).
PAZ E BEM!!!
Postar um comentário