Fonte: Aleteia
Padre Antônio Maria Cárdenas
Já estamos na metade do primeiro mês do novo ano, que trouxe consigo muitos desejos e bons propósitos. "Ano novo, vida nova”, costuma-se dizer.
O que acontece é que, ao longo de um ano, vamos experimentando nossas fraquezas e limitações, bem como nosso pecado. Muitas vezes, nós nos sentimos frágeis e fracos; outras vezes, consideramo-nos fortes e capazes de vencer qualquer obstáculo.
Tudo isso é uma confirmação da complexidade que existe em nosso ser. Somos seres complexos, nosso ser e agir passam de um estado a outro.
É por este motivo que convido você a aproveitar este novo ano para cultivar uma amizade especial com seu anjo da guarda. Não se esqueça da presença desse companheiro, desse amigo que Deus enviou para proteger o que é autenticamente seu e o que o constitui como pessoa: seu “eu”.
Você foi criado à imagem e semelhança de Deus. Que este seja um ano no qual essa imagem de Deus possa se plasmar cada vez mais em você; que essa semelhança se irradie em suas ações e em seu viver.
Esta amizade com o anjo não depende do seu signo do zodíaco, nem do dia em que você nasceu, nem de técnicas, cores ou aromas.
A amizade com o anjo depende de um desígnio de Deus. O próprio Deus quis lhe enviar um amigo para proteger, custodiar essa imagem dele que há em você.
Seu anjo da guarda vê continuamente o rosto do Pai que está nos céus (Mt 18, 10) e, como recorda Romano Guardini, em Deus, o anjo vê a verdade do homem de uma maneira própria; o anjo lê esta verdade, vê como ela é ameaçada pela fraqueza do ser humano. Por isso, ele conhece a pessoa que é sua amiga, tanto no admirável quanto no precário, até o fundo de sua intimidade.
O anjo da guarda se interessa por toda a sua vida; nada do que lhe acontece é indiferente para o seu anjo.
Neste ano que começa, você não está sozinho: seus propósitos e desejos vão se realizar na medida em que você puder contar com alguém ao seu lado, que o conhece e o vê à luz do amor de Deus.
Seu anjo não o julga e não o condena, só deseja que você consiga ser aquilo para o qual foi criado pelo próprio Deus.
Que neste ano cresçamos em santidade, em autenticidade; que deixemos os medos que nos paralisam e nos esforcemos por superar as limitações e fraquezas que nos impedem de continuar.
Acudamos ao anjo, pois ele nos traz a luz de Deus e nos reconfortará nos momentos difíceis e tristes, nos fortalecerá nos momentos de abatimento, nos consolará em cada instante da nossa vida.
Não se deixe enganar pelos falsos horóscopos dos anjos e mensagens dos anjos segundo a hora do seu nascimento. Isso entristece seu anjo da guarda.
Reze e una-se ao seu anjo, dizendo-lhe: “Santo anjo do Senhor...”. Reze e saúde Nossa Senhora ao meio-dia, com a oração do Ângelus. Confie seu dia ao anjo da guarda ao acordar; agradeça-lhe à noite pela assistência que lhe deu e pela oração que lhe proporcionou.
Que, neste ano, anjos e homens amem cada vez mais a Deus: estes são os meus votos para este ano que estamos começando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário