O Papa Francisco mandou instalar chuveiros em uma área da Praça de São Pedro para que os moradores de rua que circulam nos arredores do Vaticano possam ter onde se lavar.
A decisão foi tomada depois que um colaborador do Papa, Dom Konrad Krajewski, convidou um mendigo para jantar, no início de outubro. O convidado, um senhor italiano chamado Franco, que completaria 50 anos naquele dia, disse que não poderia ir porque estava com mau cheiro e não tinha onde tomar banho.
Então o colaborador do Papa mandou reformar os banheiros destinados aos turistas, posicionados na colunata de Bernini, na Praça de São Pedro, para que três deles tenham chuveiro. As reformas iniciam na próxima semana.
E a medida não para por aí. As paróquias de Roma mais frequentadas por moradores de rua também foram convidadas a fazer o mesmo.
Dom Krajewski responde àqueles que se incomodam com a presença dos mendigos: “a Basílica existe para custodiar o Corpo de Cristo e nos pobres nós servimos o corpo sofredor de Jesus. Desde sempre, na história de Roma, os pobres se reúnem em volta das basílicas”.
No dia do aniversário daquele morador de rua, o senhor Franco, Dom Krajewski insistiu no convite e conseguiu levá-lo para jantar e celebrar o seu dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário