Dom Eduardo Pinheiro da Silva, secretário da Comissão Episcopal Especial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) publicou o programa de transmissão televisiva da JMJ Rio 2013, “para que nosso povo possa acompanhar com alegria e orações cada atividade realizada”.
O também Presidente da Comissão Episcopal para a Pastoral Juvenil da CNBB assinalou que embora “muitos jovens e adultos estarão presentes no Rio de Janeiro, a grande maioria acompanhará os acontecimentos através dos meios de comunicação social”.
Dom Pinheiro da Silva indicou em seu comunicado que “não haverá um único canal de televisão que transmita todos os momentos da Jornada em tempo real, portanto, é importante que, seguindo os horários aqui indicados, a pessoa procure o canal disponível”.
“As emissoras que se comprometeram a colaborar com a transmissão de um ou outro evento são: TV Vaticano, Rede Vida, Rede Século 21, Canção Nova, TV Aparecida, EBC – TV Brasil, Globo, Record, TV Vanguarda, Rede TV, Band, SBT”.
O Prelado assinalou que “a maioria das emissoras, principalmente as católicas, transmitirão todos os atos centrais”.
Estes atos centrais são:
Missa de Abertura no dia 23 de julho às 7:30 p.m ( Pós meio dia, ou seja, 19 e 30.)
A Cerimônia de acolhida ao Papa Francisco, em 25 de julho às 6:00 p.m.;
A Via-Sacra conduzida pelo Papa, em 26 de julho a partir das 6:00 p.m.;
A Abertura da Vigília, em 27 de julho às 7:30 p.m.;
A Missa de envio, em 28 de julho às 10:00 a.m.
Dom Pinheiro da Silva pediu em sua carta que “façamos chegar aos olhos e mãos de nosso povo as informações concretas para que todos possam envolver-se neste caloroso abraço de Cristo Redentor, que nos aguarda no final deste mês no Rio de Janeiro com os jovens do mundo inteiro”.
Por isso, pediu aos fiéis “reenviar esta programação através de uma difusão intensiva”, em redes sociais e internet, Missas, meios de comunicação, entre outros.
A JMJ Rio2013 será transmitida em diversos canais de TV do Brasil, diversos canais de TV internacionais e também via internet. O sinal será disponibilizado pela Rede Globo que está coordenando o pool de emissoras.
O pool de TV é uma parceria das emissoras de televisão do Brasil para tornar possível a transmissão na íntegra e “ao vivo” dos momentos mais importantes da JMJ onde o Papa Francisco estará presente.
A distribuição do sinal institucional da Jornada Mundial da Juventude será gratuito às emissoras que desejarem retransmitir o evento. De acordo com o Diretor de Comunicação da JMJ, padre Márcio Queiroz, a entrega do sinal é para que todos possam experimentar este momento de fé. “A entrega do sinal aberto e gratuito é para que todas as emissoras tenham a possibilidade de participar deste momento histórico no Brasil, afinal se trata da primeira viagem internacional do Papa Francisco”, afirmou.
A coordenação do pool é responsável em receber o sinal (que é gerado pelas emissoras que fazem parte do pool) e distribuir (para todas as emissoras abertas, católicas e as estatais). A missão do pool é promover esta parceria para que o público que estiver em casa possa acompanhar o Papa Francisco, onde ele estiver e em tempo real. Além disso, as emissoras produzirão materiais exclusivos para a sua própria programação.
As emissoras nacionais irão trabalhar em uma grande parceria. “É um grande esforço de estrutura técnica, dividindo em partes todas as participações do Papa. Além das emissoras fazerem o material deles, também farão as imagens para o pool, é um esforço louvável”, diz Fernando Gueiros, Gerente de Operações da TV Globo e Coordenador do Pool da JMJ.
O peregrino que estiver em Copacabana ou em Guaratiba nos dias da Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, poderá também ouvir em seu próprio idioma, através de frequências de FM da rádio catedral do Rio de janeiro, momentos como: catequeses, informações da cidade e cultura, deslocamentos dos peregrinos, além dos Atos Centrais com o Papa Francisco.
Essa é a programação que será disponibilizada para quem sintonizar através de smartphones ou em rádios normais de FM. O serviço é da Rádio Catedral FM, a Rádio Oficial da Jornada Mundial da Juventude.
Serão seis canais de FM exclusivos para os idiomas com cobertura aproximada de 4 km ao redor dos eventos centrais. A Catedral FM 106,7 será o canal oficial sintonizada em todo o grande Rio. Além disso, será geradora de conteúdo para mais de 900 rádios no Brasil e na América Latina.
O peregrino poderá ouvir a programação da seguinte forma, em Copacabana: 88,3 FM – Inglês; 88,9 FM – Espanhol; 95,3 FM – Italiano; 96,9 FM – Francês; 98,7 FM – Alemão, e 105,9 FM – Polonês.
Em Guaratiba os idiomas serão nas frequências: 88,3 FM – Inglês; 88,9 FM – Espanhol; 90,1 FM –Italiano; 101,9 FM – Francês; 104,7FM – Alemão; 105,7 FM – Polonês.
O objetivo é uma comunicação direta, e, sobretudo acolher o peregrino para que se sinta em casa, de acordo com o coordenador das traduções simultâneas, Padre André. “De maneira especial durante a Jornada Mundial da Juventude, este serviço aos peregrinos facilita o entendimento direto dos Atos Centrais, oferece repetidamente dicas importantes para os peregrinos e possibilita uma comunicação imediata com os participantes, em caso de necessidade. Edificamos, assim, com gestos simples e concretos, a vida dos irmãos”, disse Padre André.
Além da comunicação com o peregrino nos idiomas oficiais da Jornada, a Rádio Catedral FM 106,7 também trabalha em um canal para áudio descrição, ou seja, para atender aqueles que possuem algum tipo de deficiência visual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário