sexta-feira, 25 de março de 2011

Hora do Planeta 2011



Participe da Hora do Planeta 2011, neste sábado, 26/3, às 20:30h

Em 26/3, mais de 1 bilhão de pessoas e milhares de empresas no mundo todo devem apagar suas luzes por 60 minutos, na maior mobilização mundial contra o aquecimento global.
Com o slogan “Apague a luz para ver um mundo melhor”, a campanha Hora do Planeta 2011 convida você a apagar as luzes de sua casa ou de sua empresa por 60 minutos, neste sábado, 26 de março de 2011, das 20h30 às 21h30. Estima-se que mais de 1 bilhão de pessoas em todo o planeta vão aderir a essa iniciativa, que se constitui na maior mobilização mundial contra o aquecimento global.
Conhecida internacionalmente como Earth Hour, a Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, pelo qual governos, empresas e a população demonstram sua preocupação com as mudanças climáticas. O gesto simples de apagar as luzes por 60 minutos, possível em todos os lugares do mundo, tem o significado de chamar para uma reflexão sobre a questão ambiental e os desafios impostos pelo aquecimento global.
No Brasil, a Hora do Planeta é promovida pelo terceiro consecutivo. O responsável pelo evento no país é o WWF-Brasil, organização não governamental brasileira que se dedica à preservação da natureza, com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O Instituto Ethos é parceiro da WWF-Brasil nessa iniciativa.
Por meio do site www.horadoplaneta.org.br, cidadãos, empresas e organizações de todo o país podem fazer seu cadastro e obter mais informações sobre o movimento.
Histórico
Ao ser realizada pela primeira vez, em 2007, a Hora do Planeta contou com a participação de 2,2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já no ano seguinte, o movimento reuniu 50 milhões de pessoas de 400 cidades, em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco, e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.
Em 2009, o WWF-Brasil realizou pela primeira vez a Hora do Planeta no país. Essa primeira edição brasileira superou todas as expectativas de adesão e visibilidade previstas pela organização. Registraram sua participação no site oficial do movimento 113 cidades de todo o Brasil, entre as quais 13 capitais, 1.167 empresas, 527 organizações, 58 veículos de comunicação e milhares de pessoas. O Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, a Catedral de Brasília, a Ponte Estaiada, em São Paulo, e o Teatro Amazonas, em Manaus, entre muitos outros cartões-postais do país, permaneceram no escuro por uma hora, graças à articulação do WWF-Brasil com os governos locais.
Em 2010, a Hora do Planeta reuniu mais de 1 bilhão de pessoas, em 4.200 cidades de 125 países. Todos os componentes do G20, assim como outras 105 nações, apagaram suas luzes durante a Hora do Planeta. Monumentos como o Cristo Redentor, a Torre Eiffel, a London Eye, a Fontana de Trevi e o Empire State foram alguns dos 1.383 ícones que ficaram no escuro por 60 minutos.
Participe você também desse ato simbólico! Além de demonstrar sua adesão e preocupação com o aquecimento global, este é um gesto concreto bem dentro da proposta da Campanha da Fraternidade. Vamos lá!

Um comentário:

Maria Lúcia França disse...

Já imaginaram, milhões de pessoas unidas a favor de uma mesma causa, lutando pelo bem-estar do planeta?
É o que acontecerá, para que todos reflitamos sobre como nossas ações o afetam e o que podemos fazer para mudar o destino do planeta e consequentemente o nosso,tornando nosso cotidiano mais sustentável e entendendo a importância do consumo consciente e da reciclagem.
Vamos fazer a diferença.