quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Assembleia Paroquial

Recado do nosso pároco, Padre Flávio:
Queridos irmãos,
Iniciemos este ano de 2017 nutridos pelas mais altas virtudes teologais: fé, esperança e caridade. Motivados pela Graça de Deus, iniciemos nossos trabalhos pastorais com a proposta de uma assembleia paroquial avaliativa, onde o primeiro passo será a resposta individual de um questionário enviado a todos os agentes pastorais de nossa paróquia. Desde já, agradeço a participação de todos!

Hoje se inicia a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Fonte: ACI Digital
Entre os dias 18 de janeiro e 25 deste mês, comemora-se no hemisfério norte a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que neste ano tem como tema: “Reconciliação: É o amor de Cristo que nos impele”, uma citação retirada da 2ª Carta de São Paulo aos Coríntios 5, 14-20.
O site do Vaticano recorda que as datas da celebração desta semana “oram propostas em 1908 por Paul Watson (sacerdote anglicano), porque cobriam os dias entre as festas de São Pedro e São Paulo, tendo portanto um valor simbólico”.
No hemisfério sul, onde o mês de janeiro é o período das férias de verão, explicam, “as Igrejas frequentemente escolhem outros dias para celebrar a Semana de Oração, como, por exemplo, por volta de Pentecostes (de acordo com o que foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem em 1926), que é também uma data simbólica para a unidade da Igreja”.
No marco dessas celebrações e como é habitual todos os anos, no dia 25 de janeiro, Festa da Conversão de São Paulo, o Papa Francisco presidirá uma celebração ecumênica às 17h30 na Basílica de São Paulo Extramuros.
Como se recorda, São Paulo – então conhecido como Saulo – foi derrubado do cabalo a caminho de Damasco pelo próprio Jesus, através de uma luz do céu que brilhou sobre ele e seus companheiros, cegando-o por um período de três dias. Durante esse tempo, Saulo permaneceu na casa de um judeu chamado Judas, sem comer nem beber.
O cristão Ananias, a pedido de Cristo, foi ao encontro de Saulo, que recuperou a vista e se converteu, recebendo o batismo e passando a pregar nas sinagogas sobre o Filho de Deus, com grande assombro de seus ouvintes. Assim, o antigo perseguidor se converteu em apóstolo e foi eleito por Deus como um de seus principais instrumentos para a conversão do mundo.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Novidades para as intenções mensais do Papa e “intenção de último minuto” em 2017

Depois de lançar a primeira série de vídeos sobre suas intenções mensais de oração no ano passado, o Papa Francisco decidiu fazer algumas mudanças para 2017, voltando a um sistema mais antigo com foco em apenas uma intenção em vez de duas. O Papa também passará a indicar uma intenção urgente todos os meses, pedindo por situações que requerem atenção imediata de todos os católicos.
De acordo com um recente post no blog do Pe. James Kubicki, diretor nacional do ramo norte-americano do Apostolado da Oração, o Papa decidiu lançar a intenção urgente tendo em conta “a velocidade da comunicação na era digital”.
Embora as doze intenções de oração mensais para 2017 já tenham sido publicadas no site do Apostolado da Oração, Francisco anunciará sua intenção urgente durante o primeiro Ângelus dominical de cada mês.
Além de suas intenções urgentes, depois de quase 100 anos, Francisco decidiu retornar ao antigo sistema de apenas uma intenção, que alternará temas universais e de evangelização a cada mês.
De acordo com o site do Apostolado da Oração, a intenção urgente do Papa será centrada em “eventos atuais ou necessidades urgentes”, como a ajuda em casos de desastres, e “ajudará a mobilizar orações e ações relacionadas à situação urgente”.
Pe. Frédéric Fornos, SJ, diretor internacional do Apostolado da Oração, disse que para ele a intenção urgente do Papa é uma forma de confrontar “a cultura da indiferença”, atraindo não só a atenção, mas também a oração, para situações que são “mais concretas, precisas, atuais (e) relacionadas às reais circunstâncias”.
Vídeos
Na próxima segunda-feira, 9 de janeiro, será lançado o primeiro vídeo de 2017 com a intenção de oração do Papa para o mês de janeiro, que será: “por todos os cristãos, para que, fiéis ao ensinamento do Senhor, se empenhem com a oração e a caridade fraterna no restabelecimento da plena comunhão eclesial, colaborando para responder aos desafios atuais da humanidade”.
Conforme relatou à Rádio Vaticano o Pe. Fornos, esta iniciativa dos “vídeos do Papa” superou as expectativas. “É extraordinário, uma maravilha: parece que o Senhor está encorajando este projeto... não esperávamos que tanta gente visse estes vídeos. Para nós, era importante ajudar o Santo Padre a ter um instrumento para chegar às pessoas, para ajudar os católicos a rezarem com ele e com todas as pessoas de boa vontade nos grandes desafios da humanidade”, explicou.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

A emocionante oração do Papa Francisco na Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

Fonte: ACI Digital
Em suas palavras antes da oração do Ângelus no domingo, 1º de janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, o Papa Francisco também incluiu uma bela e emocionante oração à Virgem.
A seguir, a oração completa do Santo Padre:Obrigado, ó Santa Mãe do Filho de Deus Jesus, Santa Mãe de Deus!
Obrigado pela sua humildade que atraiu o olhar de Deus.
Obrigado pela fé com a qual acolheu a sua Palavra.
Obrigado pela coragem com que disse: eis-me aqui, esquecendo-se de si, fascinada pelo Santo Amor e tornando-se uma só coisa com a sua esperança.
Obrigado, ó Santa Mãe de Deus!
Reza por nós, peregrinos no tempo. Ajude-nos a caminhar na via da paz.
Amém