terça-feira, 12 de abril de 2011

João Paulo II: Festa litúrgica a 22 de outubro

Fonte: Agência Ecclesia

O Vaticano escolheu o dia 22 de outubro para a celebração da memória litúrgica do futuro beato João Paulo II, inicialmente na diocese de Roma e dioceses da Polônia.

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (CCDDS) publicou na segunda-feira um decreto sobre esta matéria, indicando como data da celebração litúrgica do Papa polaco o dia da Missa de início de pontificado de Karol Wojtyla (1920-2005), eleito em 1978.

A beatificação, que antecede a canonização (declaração de santidade), é o rito através do qual a Igreja Católica propõe uma pessoa como modelo de vida e intercessor junto de Deus, ao mesmo tempo que autoriza o seu culto público, normalmente em âmbito restrito.

João Paulo II vai ser beatificado no próximo dia 1º de maio, no Vaticano, numa cerimônia presidida por Bento XVI, o que acontece pela segunda vez no atual pontificado, dado que o Papa, por norma, apenas preside a canonizações.

O decreto da CCDDS dispõe um calendário próprio para a diocese de Roma (da qual todos os Papas são bispos) e as dioceses da Polônia (país natal de João Paulo II), regulando o “culto litúrgico” ao futuro beato.

A Santa Sé refere ainda que outras conferências episcopais, dioceses ou famílias religiosas podem apresentar um “pedido de inscrição” desta memória litúrgica nos seus calendários próprios.

No documento, admite-se o “caráter de excepcionalidade” de que se reveste esta beatificação, pelo que a Santa Sé vai permitir que, no primeiro ano após esta cerimônia, seja possível celebrar uma “Missa de agradecimento a Deus” em locais e dias “significativos”, por decisão de cada bispo diocesano.

No último dia 14 de janeiro, Bento XVI aprovou a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II, concluindo assim o processo para a sua beatificação do Papa polaco, que liderou a Igreja Católica entre 1978 e abril de 2005, quando faleceu.

A cerimônia vai ter lugar no Vaticano, no primeiro domingo depois da Páscoa, dia que o próprio João Paulo II dedicou à celebração da Divina Misericórdia.

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=85186

2 comentários:

Maria Lúcia França disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Lúcia França disse...

Li que nos últimos dez séculos da Igreja Católica nenhum papa beatificou seu antecessor, como ocorrerá em 1º de maio. João Paulo II será 1º papa em séculos a ser beatificado pelo sucessor.