domingo, 20 de março de 2011

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2011

Gesto concreto de fraternidade e preservação do meio ambiente

Manejo do lixo doméstico

O que é gentileza urbana? Esta expressão extraída do nome de um prêmio instituído pelo IAB – MG (Instituto dos Arquitetos do Brasil), nos fala das iniciativas que fazem de uma cidade ou um bairro, um lugar bom para se viver. Podem ser pequenos ou grandes gestos, iniciativas gentis que são sinônimos de cidadania. Pode ser um banco de pedra colocado em um lugar agradável, jardins bem cuidados, árvores floridas ou frutíferas para o bem estar comunitário, como também pode ser uma apresentação musical ou teatral numa praça, uma iniciativa cidadã em um bairro e tantas outras atitudes que refletem a gentileza e urbanidade dos moradores.
E aí, podemos pensar... Nós já moramos em um lugar gostoso pela própria natureza: sombreado pelas árvores, iluminado pelo sol, com belos jardins, casas bem cuidadas, a visão e o cheiro do cerrado e muitas outras belezas. Por que não pensar então, em transformar o nosso bairro em modelo de gentileza urbana e, ao mesmo tempo, estimular a criação de novos hábitos mais condizentes com esses novos tempos de consciência ecológica?
Vamos lá, então! Muitos de nós já observamos (com muito desgosto, diga-se de passagem) que os sacos de lixo que colocamos na calçada para serem coletados são remexidos pelos “catadores”, em busca de algum material reutilizável. Por que não separar o nosso lixo, para que os “catadores” possam levar apenas aquilo que lhes interessa? É bom para eles, é bom para nós! Estaremos facilitando o trabalho dessas pessoas que precisam sobreviver, estaremos contribuindo com o meio ambiente e, de quebra, evitando que o saco de lixo seja todo remexido e espalhado pela calçada e pela rua, sujando a nossa porta e o nosso bairro.
Como fazer?
Primeiro você precisa saber diferenciar o lixo seco, o lixo úmido e o lixo não reciclável. Depois, você usa uma segunda lixeira e sacos de lixo de cor diferente. Para economizar e tornar hábito a reutilização, pode-se reutilizar sacos de mercado (de preferência, os biodegradáveis) para o depósito de lixo úmido e não reciclável. Importante lembrar que pilhas e baterias não podem ser jogadas em lixo doméstico. Procure o local correto para o depósito.
Para o lixo seco, o reciclável, você irá utilizar um saco maior (100 ou 200 litros) e de preferência da cor azul.
Tipos de Lixo
Lixo seco: papel, papelão, jornais, revistas, cadernos, folhas soltas, caixas e embalagens em geral, caixa de leite, caixas de papelão (desmontadas), metais (ferrosos e não ferrosos) latas de alumínio, cobre, pequenas sucatas, copos de metal e de vidro, garrafas, potes e frascos de vidro (inteiros ou quebrados), plásticos (todos os tipos), garrafas PET, sacos e embalagens, brinquedos quebrados, utensílios domésticos quebrados.
Lixo úmido: cascas de frutas e legumes, restos de comida, papel de banheiro, latas de ferro, sujeira de vassoura e de cinzeiro.
Não recicláveis: papel higiênico, papel plastificado, papel de fax ou carbono, vidros planos, cerâmicas ou lâmpadas.
Limpe o lixo reutilizável, para não comprometer a reciclagem e evitar insetos e roedores. Para isso, você pode utilizar água de reuso, como a que é liberada pela lavadora de roupas.
Coloque o saco de lixo reciclável bem antes do caminhão de lixo passar e o lixo orgânico, pouco tempo antes. Assim, aos poucos, os catadores vão diferenciar os tipos de lixo. Com esse procedimento, você verá como, em pouco tempo, antes que o caminhão de lixo passe, o saco com lixo reciclável desaparecerá de sua porta, retirado pelas pessoas que precisam. Seja gentil! Faça a sua parte para que o nosso bairro seja mais humanizado e se torne um lugar ainda melhor para se viver!
Essa simples mudança de hábitos pode fazer a diferença, além de irmos nos adequando gradativamente à coleta seletiva que deve ser implantada em nosso bairro em um futuro próximo.

2 comentários:

Maria Lúcia França disse...

NÓS PRECISAMOS AMAR O PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS. SENDO ASSIM, NUNCA FAÇA ALGO PARA ALGUÉM QUE NÃO GOSTARIA QUE FIZESSEM PARA VOCÊ. AFINAL TUDO O QUE PLANTAMOS, COLHEMOS. PESSOAS QUE ACHAM QUE APENAS ELA ECONOMIZANDO ÁGUA, VARRENDO SEU QUINTAL AO INVÉS DE LAVÁ-LO, PLANTAR UMA ÁRVORE, RECOLHER O PAPEL DE BALA QUE ESTÁ NO MEIO DA RUA, ETC; NÃO TERÁ RESULTADO, SÃO PESSOAS DE MENTE FRACA, POIS ELA PODE SIM FAZER A DIFERENÇA. SEU EXEMPLO FARÁ COM QUE MUITOS MUDEM A FORMA DE AGIR E ASSIM SUCESSIVAMENTE. POIS A PALAVRA ENSINA MAS O EXEMPLO ARRASTA. ENTÃO, FAÇA SEMPRE A SUA PARTE!”.

Maria Lúcia França disse...

Economize Água! Dia Mundial da água, 22 de março. Segundo a ONU, a escassez de água já atinge 2 milhões de pessoas. Façamos a diferença, usemos a água racionalmente.
PAZ E BEM!!!