quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Advento

Nesta semana iniciamos o Advento, tempo de preparação para o Natal. É um tempo de alegre expectativa, quando revivemos a primeira vinda de Jesus, que veio, vem e sempre virá e aguardamos a sua segunda vinda, no final dos tempos.

Infelizmente, hoje em dia, o tempo do Advento tem sido esvaziado do seu sentido espiritual para dar lugar às feéricas luzes dos enfeites natalinos, aos shoppings repletos de pessoas em busca de presentes e objetos desnecessários, às canções populares de Natal, que servem como fundo musical a um consumismo desenfreado, à banalização do sagrado.

Essa dessacralização do tempo de espera do Natal do Senhor, afasta-nos da oração e da conversão que a Igreja nos pede. Este é o tempo propício para a reflexão em família, através das novenas de Natal, tempo para mudança interior, perdão e reconciliação e para participação nas belas celebrações, plenas de espiritualidade, que vão preparando os nossos corações para a alegria da chegada do Senhor. A cada Natal, a Igreja nos convida a uma transformação pessoal, individual, que poderá nos levar a uma transformação social e comunitária.

Que possamos ter um novo olhar para a verdadeira celebração do Natal, apresentando a Deus um coração renovado e sincero. Que neste tempo do Advento, possamos abrir espaço em nossos corações para aprofundar o verdadeiro sentido do Natal, não fazendo dele uma simples lembrança ou um pano de fundo para uma festa profana, onde o mais importante é presente mais caro ou a ceia mais luxuosa, mas trazendo para o hoje o nascimento daquela frágil criança que veio para revelar o verdadeiro Amor e renovar a humanidade.

Por isso, nesse tempo de preparação para o Natal, nada mais adequado do que desejar um bom Advento. Ainda não é tempo de desejar um feliz Natal - é como desejar um bom final de semana em plena segunda-feira! Agora é tempo de vivermos o Advento: conversão, vivência familiar, despojamento, testemunho, expectativa e esperança!

Jesus está chegando e quer nos encontrar de coração renovado! Vem, Senhor Jesus!

Nenhum comentário: