quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O nosso presépio

Membros integrantes desta paróquia construíram este presépio em 2009, inspirados no presépio que aqui esteve exposto durante oito anos, criado pelo artista plástico Rossane Rossi e nos presépios napolitanos do século XVIII.
A equipe o construiu totalmente, esculpindo os personagens, fazendo suas vestimentas, construindo as casas, pontes, telhados e quase tudo o mais, num trabalho que se desenvolveu em 45 dias, aproximadamente. Inspirado nos presépios barrocos italianos, com um toque de brasilidade, tem como cenário, um painel ao fundo com uma vista de Assis, cidade em que nasceu São Francisco, numa homenagem ao nosso santo padroeiro que criou a primeira representação visualizada, teatralizada e celebrada de um presépio, em 1223, três anos antes de sua morte, em um bosque perto de Greccio.
Trata-se de uma encenação do acontecimento de Belém, em cenário de época, com figuras populares das mais diversas classes sociais, nas atividades cotidianas, num cenário antigo e novo, significando que o Natal acontece em todas as épocas, desde que os corações se abram ao nascimento do Salvador. A pequena Belém de 2000 anos atrás, foi Greccio há 800 anos e é a nossa cidade nos dias de hoje. O presépio aqui está representado por uma pequena cidade medieval italiana, mas poderia acontecer em uma de nossas grandes metrópoles e em lugar de uma gruta, o Menino Deus poderia estar nascendo em um barraco de favela ou no alto de um arranha-céu abandonado.
Neste presépio, o cenário onde se passa o nascimento de Jesus, separado do burburinho da aldeia é de uma beleza singular. O Nascimento não é retratado numa gruta como se vê na maioria dos presépios. A cena da Natividade é colocada nas ruínas de um templo pagão representando o fim do mundo antigo e do paganismo e o advento do cristianismo.
Como se vê, trata-se de uma representação, porém, em todo presépio existe um notável cunho de espiritualidade, um mistério sacrossanto, uma vez que nos leva a refletir se o Menino, que veio para ser um de nós, encontra guarida em nosso coração, em meio às tribulações cotidianas.
Enquanto contemplamos o presépio, pensemos: o que significa o Natal para nós?

(Vejam mais imagens do nosso presépio em nossa página de fotos)

Um comentário:

Maria Lúcia França disse...

Tomei a liberdade de trazer para este post aqui, o meu singelo comentário na sua linda postagem de homenagem ao Presepio.Estamos nesse mundo para compartilhar o melhor de nós,e sei que aqui existem almas que são muito perfumadas e especiais.
E você faz parte com certeza dessa lista amiga.
Lhe desejo um Ano Novo com muita Luz e Amor.
Que os Anjos te cerquem e aos seus,e que possa ser derramado sobre vocês chuva de Esperanças em seus corações.
Estou muito feliz em participar desse blog, para mim é uma honra.