quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Uma caminhada de fé

Nossa Senhora, conosco na caminhada!

“Naqueles dias, Maria se levantou, dirigindo-se, às pressas, às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel”. Lc 1, 39 – 40


Uma caminhada de cinquenta, oitenta, cem quilômetros ou mais, pode refletir o tamanho de nossa fé? Ou pode traduzir o tamanho de nossa gratidão? 
Quando saímos de nossa casa e nos colocamos em caminhada em direção a um santuário... Será que o que levamos em nosso coração pode ser respondido ou explicado por qualquer outra pessoa, por mais próxima que seja? 
Uma grande manifestação de fé, podemos observar na devoção ao Divino Pai Eterno, na Cidade de Trindade em Goiás, bem no inicio do mês de julho. Para lá se deslocam muitas pessoas movidas por um desejo e um objetivo de se chegar ao Santuário, uns para fazer um pedido a Deus, outros para agradecer uma graça recebida... 
Uma grande multidão de pessoas durante o mês de agosto se coloca em caminhada nas margens das rodovias que levam à cidade de Romaria, bem aqui, no nosso Triângulo Mineiro. 
Existem várias paróquias ou comunidades reverenciando Nossa Senhora da Abadia, presentes em quase todas as cidades do Triângulo Mineiro, e ainda assim tantas e tantas pessoas se colocam em caminhada, enfrentando sol, frio, poeira, risco de acidentes, preferindo ir ao Santuário da Cidade de Romaria. A elas se somam outras tantas pessoas que também se colocam, à beira da rodovia, nem sempre em caminhada, com o propósito de ajudar os que caminham, “dar assistência”. 
Quem já fez a experiência de fazer a mesma caminhada, sabe bem o que ela significa, e o significado de se chegar até o Santuário, seja ele o do Divino Pai Eterno, em Trindade, Nossa Senhora da Abadia em Romaria, Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, SP, e tantos outros centros de peregrinações. 
Provavelmente, ao tentarmos explicar o motivo que nos move a fazer tal experiência, jamais conseguiremos oferecer uma explicação racional ao entendimento de outrem. Porém, em nosso coração sabemos sim, quão grandioso foi, e é para nós. O que muitas vezes para mim tem a dimensão de um milagre, pode não ter o mesmo significado para outro. Um exemplo plausível, pode-se citar, é o da família do cantor Leonardo, que por diversas declarações manifestaram que consideraram um milagre a recuperação da saúde de Pedro Leonardo. Ele, que foi vitima de um grave acidente, apresenta-se em franca e rápida recuperação. Será que todas as pessoas consideram este fato um milagre, ou “um cuidado” bem sucedido da medicina e dos médicos ou uma abastada conta bancária capaz de sustentar despesas médicas, hospitalares, e etc? 
Talvez, se perguntassem a Maria ao encontrá-la caminhando por entre as montanhas em direção à uma cidade de Judá, para se encontrar com Isabel, o que a levava, às pressas por entre as montanhas, (Lc 1, 39) ela respondesse: “Estou indo ver Isabel, por que está grávida, conforme me disse o Anjo do Senhor” (Lc 1,36). Certamente, qualquer pessoa que a ouvisse dizer isso naquele momento diria: “que loucura desta mulher... andando por estes lugares... correndo risco!”. Porém, somente ela – Maria - sabia o significado daquela caminhada. 
Não precisamos procurar explicação para entender a fé de cada um, basta que deixemos que cada coração fale a Deus a respeito de sua fé. 

Nossa Senhora D’Abadia, rogai por nós!

Virmones Pereira de Miranda

Nenhum comentário: