sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Só Deus dá sentido à vida e futuro ao homem, diz Bento XVI.

Fonte: Canção Nova Notícias

O Papa Bento XVI aproveitou a Catequese desta quarta-feira, 28, para fazer um resumo das “intensas e estupendas jornadas transcorridas” durante a Visita Pastoral à Alemanha, realizada entre quinta-feira, 22, e domingo, 25.
"Esses momentos foram um precioso presente que nos fizeram perceber novamente como é Deus quem dá à nossa vida o sentido mais profundo, a verdadeira plenitude, somente Ele dá a todos um futuro", destacou.
O Pontífice disse que a visita, com o tema “Onde há Deus, há futuro”, foi uma grande festa de fé e oportunidade para se encontrar com as pessoas e falar de Deus, de rezar juntos e confirmar os irmãos e as irmãs na fé.
“Esta Viagem Apostólica à Alemanha ofereceu-me uma ocasião propícia para encontrar os fiéis da minha pátria alemã, para confirmá-los na fé, na esperança e no amor, e compartilhar com eles a alegria de serem católicos. Mas a minha mensagem era destinada a todo o povo alemão, para convidar a todos a olhar o futuro com confiança. É verdade, ‘Onde há Deus, há futuro’. Agradeço, mais uma vez, a todos aqueles que tornaram possível esta Visita e a quantos me acompanharam com a oração. O Senhor abençoe o Povo de Deus na Alemanha e abençoe a todos vós”.
Bento XVI recordou todas as etapas de seu percurso em território germânico, destacando o ineditismo da ocasião em que pôde falar aos membros do Bundestag (Parlamento Federal) – “quis expor o fundamento do direito e do livre Estado de direito, isto é, a medida de todo o direito, inscrito pelo Criador no ser mesmo da sua criação” – e das oportunidades de encontro com judeus – “recordando as nossas comuns raízes na fé no Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, evidenciamos os frutos obtidos até agora no diálogo entre a Igreja Católica e o Judaísmo na Alemanha” -, com os muçulmanos – “concordando com eles acerca da importância da liberdade religiosa para um desenvolvimento pacífico da humanidade” – , bem como, especialmente, com luteranos e católicos.
“Vimos novamente o quanto é importante o nosso comum testemunho da fé em Jesus Cristo no mundo de hoje, que frequentemente ignora a Deus ou não se interessa por Ele. É necessário o nosso esforço comum no caminho rumo a uma plena unidade, mas sempre somos bem conscientes de que não podemos ‘fazer’ seja a fé, seja a unidade tão desejada. Uma fé criada por nós mesmos não tem nenhum valor, e a verdadeira unidade é, mais do que tudo, um dom do Senhor, o qual rezou e reza sempre pela unidade dos seus discípulos. Somente Cristo pode dar-nos essa unidade, e seremos sempre mais unidos na medida em que voltarmos a Ele e nos deixamos transformar por Ele”, disse, sobre o encontro com os membros do Conselho da Igreja Evangélica na Alemanha e o ato ecumênico no ex-Convento dos Agostinianos.
Além de abordar todos os outros compromissos, o Papa falou especialmente sobre sua alegria com a Vigília de oração com milhares de jovens, em Friburgo. “Fiquei feliz ao ver que a fé na minha pátria alemã tem um rosto jovem, que é viva e tem um futuro. No sugestivo rito da luz, transmiti aos jovens a chama do círio pascal [...]. Repeti a eles que o Papa confia na colaboração ativa dos jovens: com a graça de Cristo, são capazes de levar ao mundo o fogo do amor de Deus”.

Um comentário:

Maria Lúcia França disse...

“Finalmente, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento.” (Fp 4:8)
Porque não há outro modo de caminhar na volta pra casa, sem fixarmos nossos olhos na direção do Senhor. Para onde olhamos faz toda diferença. As Escrituras são um mapa, indicam o caminho para o verdadeiro tesouro que é Deus. Maravilhoso ver tantos jovens se abrindo para este caminho.
PAZ E BEM!