quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O momento é agora!

Todo ano, quando chega setembro, observamos a natureza com ansiedade. Tendo passado o pior período da seca, aguardamos a chuva que se anuncia e vamos descobrindo aqui e ali, um tímido verde que brota. É a primavera que chega e colore os gramados ressequidos, lava as folhas das árvores com as primeiras chuvas e enche os ares com o canto dos pássaros. É a renovação da vida! Também na espiritualidade, a Igreja nos convida a uma renovação constante. Neste mês, somos convidados a  reverenciar as Escrituras Sagradas, onde a Palavra de Deus se faz vida. É através dela que nos renovamos. Ela é a SEMENTE DO REINO. O nosso coração é o solo em que ela deve ser plantada.
A Palavra de Deus é sempre boa, mas depende de nossa colaboração para que produza bons frutos. Para que possa produzir muito fruto em nossa caminhada espiritual devemos observar três recomendações do Evangelho: ARAR A TERRA. Essa é a primeira recomendação de Jesus. Temos que retirar os torrões duros, isto é, abrir nosso coração, para ouvir com atenção e amor tudo o que Ele quer nos falar. Quando a semente cai na terra não arada, ela fica por cima e os passarinhos a comem. Muitas vezes acontece isso, quando ouvimos a Palavra, na celebração ou na Santa Missa. Ficamos dispersos, pensando em outras coisas e a Palavra de Deus não consegue penetrar em nós.
A segunda recomendação é PERSEVERANÇA: como Jesus mesmo explicou, em um terreno pedregoso, a semente brota, a planta começa a crescer, mas não vai pra frente, porque as raízes não têm força para vencer as pedras. Isso, às vezes, acontece conosco ou com nossa comunidade. Ficamos alegres e motivados depois de uma bela celebração, um encontro ou reunião e voltamos para casa, cheios de boas intenções, querendo melhorar nossa vida cristã. Mas, se não temos perseverança e começamos faltar às oportunidades seguintes, então, a raiz da Palavra de Deus não penetra fundo em nossos corações. E aí, o que acontece? Qualquer dificuldade serve para nos desanimar: o sofrimento, a doença, a decepção com os irmãos de comunidade... Tudo e qualquer coisa é motivo para abandonarmos a comunidade, às vezes até a Igreja, ou, pior ainda, perdermos a fé. Assim, a Palavra de Deus, ouvida com frequência e perseverança, vai penetrando bem dentro de nós, dando força e ânimo para suportarmos tudo. Porque a esperança não decepciona!
Finalmente, a terceira recomendação é o DESAPEGO ÁS COISAS DO MUNDO. As vaidades, os prazeres do mundo e as preocupações são espinhos e  erva daninha que sufocam a Palavra. Jesus nos convida a capinar esse mato! Tiremos de nós as preocupações exageradas, o apego aos prazeres  da vida, a vaidade excessiva, que tomam todo o nosso tempo e não deixam a Palavra de Deus crescer e produzir frutos em nossa vida. Sejamos aquele bom terreno, bem preparado e bem cuidado, para que a Palavra  possa produzir frutos, cem por um, aqui em nossa Igreja. Agora é  hora de começarmos a construir a nossa felicidade sobre o alicerce da Palavra de Deus. Neste mês em que a Igreja nos convida a conhecer melhor a Bíblia e a praticar seus ensinamentos, sintamo-nos convocados a uma renovação interior, partindo do amor de Deus, que nos dá sua Palavra de vida, ao amor aos irmãos, a fim de transformar as estruturas morais e sociais deste mundo, tão mergulhado no egoísmo e tão distante dos valores ensinados por Cristo. 

Um comentário:

Maria Lúcia França disse...

A vida espiritual ou religiosa consiste primeiro em desenvolver em si mesmo uma visão profunda do próprio universo, organiza-lo e aproximá-lo de Deus e em seguida observar o universo exterior com mais clareza podendo assim encontrar seu lugar com plena consciência dos sentidos. Tudo é mutável e transitório. Nesta vida só possuímos, aquilo que doamos. Das demais coisas devemos apenas usufruir sem nos submetermos a elas.
PAZ E BEM!!!