sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Ascensão do Senhor e o Dia Mundial das Comunicações Sociais

No próximo domingo, 05 de junho, que é dedicado à Ascensão do Senhor, celebramos também o Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social.
Pelas representações que a liturgia da Palavra nos apresenta, pode parecer que é uma festa que nos convida a olhar para o céu. Na realidade, passa-se exatamente o contrário: é uma solenidade que nos convida a olhar para a terra, para os homens a quem teremos de fazer chegar, por todos os meios ao nosso alcance, a presença de Cristo e da Sua Boa Nova, mais do que nunca, lançando mão das novas tecnologias de Comunicação.
É este o papel da Igreja, é este o testemunho que Ele nos mandou realizar até que volte de novo, para que seja “tudo em todos”.
A ascensão de Jesus ao céu não é mais do que uma conclusão da ressurreição. O triunfador, aquele que está vivo, na sua vida nova, não podia estar destinado a uma vida pautada pelo tempo e pelo espaço. Os discípulos perceberam que Ele não ficou prisioneiro da morte, mas que a venceu. Comprovou assim que tudo o que na terra sucede êxitos, adversidades, amarguras, morte, tudo aquilo que também fez parte da vida de Jesus não se desvia do plano de Deus. Se este é o destino dos homens, então não há que ter receio da própria morte, porque Jesus a transfigurou em nascimento para a vida.
Por isso os discípulos se alegraram.
Jesus não se afastou, não foi para outro lugar, mas ficou com os homens. Cristo fica efetivamente conosco até a consumação dos séculos. Não foi para outro lugar, mas entrou na plenitude de seu Pai já como Deus e como homem. Foi elevado, exaltado na sua humanidade. E, exatamente por isso, pôs-Se mais do que nunca em união com cada um de nós.
Jesus não deixa de viver quando desaparece do meio dos homens, Ele continua vivo na sua Igreja. Vive na Eucaristia; vive na sua Palavra; vive na comunidade civil e religiosa; vive em cada crente; vive em cada homem que luta por amar e viver; vive em todos nós que enfrentamos lutas, triunfos e feridas, fracassos e êxitos.
Com a ascensão, a sua presença não diminuiu, mas propagou-se.
Eis o segundo motivo da alegria dos discípulos e que deve constituir a nossa própria alegria.
Isto foi sentido fortemente pelos primeiros cristãos. Quando Cristo desapareceu de junto deles é que O começaram a perceber e a viver. E porque O entendiam, sentiam-nO viver neles, a seu lado, experimentavam-nO. Desde então a história deste Cristo presente, e todos os altos e baixos da comunidade cristã são também altos e baixos desta proteção vivida na plenitude, ou encoberta pela infidelidade. (adaptado de www.cliturgica.org)

Assim, elevemos as nossas preces nesse domingo para que as comunicações sociais estejam a serviço da vida e da verdade que brotam de Cristo. É este o papel da Igreja. Rezemos especialmente pelos meios de comunicação em nossa Diocese e em nossa Paróquia, para que, lançando mão de todos os recursos tecnológicos disponíveis possamos ser propagadores e impulsionadores da Palavra de Deus, obedecendo ao mandato de Jesus, levando a Boa Nova a todas as pessoas.  

Um comentário:

Maria Lúcia França disse...

Salmo da comunicação
(Adaptação do Salmo da Comunicação Bem-aventurado Tiago Alberione)

Louvado sejas, Senhor, por nossa irmã a Imprensa,
pão para a inteligência e luz para a alma.
Ilumina com a tua luz, Senhor, os Redatores e Editores;
para que saibam edificar o mundo na verdade e no amor.

Louvado sejas, Senhor, pelos Jornalistas e Repórteres;
pelas Agências de Notícias, pelos Desenhistas da Comunicação Social,
pelos Pintores das Trilhas Publicitárias.
Glória a ti, Senhor, por nosso irmão, o Cinema.
Que ele seja guia de bons caminhos, mestre da justiça, amigo da verdade.

Louvado sejas, meu Senhor pelo Rádio,
que caminha nas asas do vento, aproximando as pessoas pelo som e
levando a Palavra por sobre os telhados.

Louvado sejas, Senhor, por nossa irmã a Televisão,
cátedra que se coloca no espaço da casa. Jamais seja mestra que deforme a consciência ou dê lições de ódio e imoralidade.

Louvado sejas, Senhor, pelos CD-roms e DVDs,
comprêncios e síntese do conhecimento e da ciência.

Louvado sejas, Senhor, por nossos irmãos, os Satélites,
a Fibra Ótica, a Informática, a Internet, que encurtam as distâncias
e criam solidariedade entre as pessoas.

Glória a ti, Senhor, pela Comunicação Humana e Social. Amém!

PAZ E BEM!