segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Novena de Natal

Preparando-nos para a vinda de Jesus 
Advento é tempo de preparação para a vinda de Jesus Salvador. Tempo em que nos preparamos para a sua segunda vinda definitiva e gloriosa e para a celebração da sua primeira vinda, quando nasceu pequeno, frágil em nossa humanidade. Tempo de alegre expectativa, mas também tempo de estarmos atentos e vigilantes. Assim como a Quaresma é um tempo de preparação para a Páscoa, o Advento vem preparar o Natal e é um tempo propício à conversão, à misericórdia e ao perdão, quando o Senhor bate às portas dos nossos corações buscando uma resposta de amor,pois é somente no amor e na fraternidade que vamos ao encontro do Senhor que vem. 
E qual a melhor forma de, como cristãos conscientes, nos prepararmos, efetivamente, para receber o Deus-menino que vem até nós? Certamente, pela escuta da Palavra de Deus, nas missas do Advento, em especial as dos quatro domingos que antecedem a festa e apresentando a Deus um coração que busca com sinceridade um desejo de renovação. E nessa busca, existe uma maneira de viver a espiritualidade do Advento, que surgiu no meio do povo e que, com o passar do tempo, tornou-se quase que “obrigatória” para nós, católicos: a Novena de Natal. Essa “obrigação” não nasceu de um peso ou de uma regra, mas de um desejo da alma que nos pede uma preparação especial para esta festa.
A Novena de Natal, realizada em nove dias seguidos ou não, possibilita às pessoas, parentes, amigos, vizinhos, a oportunidade de estreitarem ainda mais os seus laços de união. Pela novena, são reforçadas as antigas amizades e criam-se novas. Em torno de um pequeno presépio ou uma simples imagem do Menino Jesus, da Bíblia aberta no trecho que será refletido, as pessoas rezam, cantam e meditam juntas o mistério de um Deus que se fez criança e veio habitar entre nós. Nesse tempo tão especial que é o Advento do Natal, ao abrirmos nossa casa para receber aqueles que amamos, estamos abrindo nossos corações para receber o próprio Cristo. É um bom momento para nos encontrarmos com a família, amigos e vizinhos para conversar, rezar, meditar, compartilhar nossas experiências de vida, enfim, amadurecer como cristãos. É na troca de experiências que crescemos e fazemos os outros crescerem como verdadeiros cristãos. A novena, significa também, uma boa oportunidade para atrair aqueles que estão afastados de Deus, da Igreja, de trazer as crianças e jovens para mais perto de Deus. Numa cozinha, varanda, sala ou garagem, não importa o lugar, sentamo-nos aconchegados, cantamos as doces canções do Advento e revivemos a história de dois mil anos atrás, trazendo-a para os dias de hoje, na figura dos pobres, marginalizados e necessitados de nossa sociedade atual. 
Em nosso bairro, há mais de dez anos, adotamos o costume de nos reunir durante esses nove encontros nas casas dos membros de nossa comunidade. Além de estarmos juntos e rezarmos juntos durante todo o ano, é também nesses momentos de preparação para a grande festa do Natal que trocamos experiências e nos firmamos no propósito de sermos um pouco melhores a cada ano. Por isso, não sabemos mais vivenciar um Natal sem participar da Novena. Ela representa a parada necessária do corre-corre do trabalho de fim de ano, das festas de confraternização, dos shoppings lotados, do Papai Noel comercial, para nos determos por alguns momentos que sejam, no verdadeiro significado do Natal, na presença Daquele que veio para nos ensinar o poder do amor e da união. 
Àqueles que ainda não tiveram oportunidade de participar de uma novena de Natal, façam essa experiência! Com certeza sairão mais preparados e desejosos de receber Jesus em seus lares e em suas vidas.

Nenhum comentário: