sábado, 21 de maio de 2011

Estação central de Roma inaugura estátua de João Paulo II

Fonte: Canção Nova
Cardeal Valdini desvela a estátua do beato JPII
Termini, a Estação Central de Roma, que oficialmente já se chamava Estação Termini João Paulo II, mas somente nesta quarta-feira, 18, uma estátua em bronze de quatro toneladas e com 5,5 metros de altura foi inaugurada. Agora a imagem do Beato João Paulo II, de braços estendidos, criada por Oliviero Rainaldi dá as boas vindas aos milhões de visitantes e romanos que todos os dias passam por ali.
O vigário geral do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Augostino Valdini ,interpreta os braços abertos representados na estátua de João Paulo II: "Este homem tinha um coração imenso e acolhia todos. Essa imagem com esse vazio remete a um vazio dele mesmo o qual está aberto ao coração dos homens. A estátua nos dá outra mensagem: a de abrir-se, o que é uma grande proposta de vida", conclui.
O prefeito de Roma, Gianni Alemmano, também esteve presente na cerimônia de inauguração e assinalou a  ligação entre o Papa Woytjla e a cidade de Roma. "Com esta estátua deixamos uma marca eterna no coração da cidade. Aqui, justamente na porta de acesso a Roma, a Estação Termini teremos sempre a presença de João Paulo II que era uma pessoa que amava profundamente Roma e que continuará a proteger a nossa cidade", afirmou o prefeito.
Depois de desvelada a estátua, duas horas de música em homenagem ao Beato e pequenos filmes sobre os 27 anos de seu papado atrairam milhares de pessoas à estação Termini. 

Um comentário:

Maria Lúcia França disse...

Se, pois, todo o teu corpo estiver na luz, sem mistura de trevas, ele será inteiramente iluminado, como sob a brilhante luz de uma lâmpada.(Lucas, 11-36)
Beato João Paulo II numa posição acolhedora como fizera em vida. Sua lembrança é luz para os povos.
Infelizmente a estátua gerou polêmica: "o rosto e a própria estátua" não fazem "justiça à lembrança que o mundo inteiro tem de Karol Wojtyla" e "não exprime o sentido de abraço de acolhimento que era suposto". "Seria melhor que o centro de Roma visse erguido um monumento comemorativo que representasse realmente o Santo Padre, não só pelo que ele representa para nós, mas pelo sentido que deixou no mundo inteiro", manifestou a Associação Nacional Papaboys.
A prefeitura de Roma pretende realizar uma enquete on-line em seu site para avaliar a opinião dos cidadãos da cidade sobre a estátua.