sábado, 28 de agosto de 2010

Dia do Catequista

Ide e pregai o Evangelho a toda criatura

A Igreja Católica celebra no dia 29 de agosto deste ano o dia nacional do catequista. Na ação pastoral da vida eclesial é tão importante a missão do catequista, verdadeiros evangelizadores, que Jesus, antes de começar sua pregação, escolheu seus doze discípulos, que deveriam se espalhar pelo mundo inteiro, anunciando a boa nova, isto é, evangelizando as pessoas.
O número 12, na Sagrada Escritura, tem um sentido de totalidade, plenitude e, realmente, esses doze discípulos se multiplicaram em progressão geométrica e, entre eles, nós temos os catequistas, homens e mulheres dispostos a levar às crianças, aos adolescentes, aos jovens e aos adultos a mensagem de Cristo, promovendo a catequese renovada, à luz do Concílio Vaticano II.
Os catequistas e as catequistas lembram o próprio Senhor Jesus, pois, além de apresentarem o projeto do Pai a outras pessoas, pretendem formar novos discípulos missionários.
Nosso Senhor Jesus Cristo nos ajuda em seus métodos de evangelização, catequese e apostolado: Ele começa pela vida, em seus aspectos comuns, de forma a levar o povo à revelação do seu Evangelho.
Quando Ele disse a seus discípulos: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”, estava iniciando com eles um trabalho de catequese, que foi multiplicado até os dias de hoje.
O mundo está tão conturbado com guerras, violência, ganância, egoísmo que pouca gente quer escutar a Palavra de Deus. É por isto que é muito louvável o trabalho do catequista nos nossos dias porque ele precisa abrir os olhos e os ouvidos das pessoas para a realidade sempre atual, em todos os tempos, da Palavra de Deus.
Que Deus, com largueza e profusão, abençoe nossos catequistas, homens e mulheres que, espontaneamente, se dedicam a transmitir ensinamentos cristãos. Que eles continuem no seu propósito de evangelizar e que consigam formar novos operários para a messe do Senhor, na escola da nova evangelização de discípulos-missionários.
Dom Eurico dos Santos Veloso - Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

XI Encontro Melquisedec

Amanhã, 29/8, o Grupo de Oração Melquisedec promove o XI Encontro Melquisedec, das 08h às 19h na sede da Renovação Carismática Católica, localizada à Rua Antonio Saltão de Almeida, 420, Bairro Jardim Finotti, em Uberlândia (MG).

O tema deste ano é “Viver pra mim é Cristo” (Fl 1,21). O encontro terá missa, pregações, adoração e música. Será evento para louvar ao Senhor em um dia de muita alegria. A missa do encontro será presidida pelo bispo diocesano de Uberlândia, dom Paulo Francisco Machado. Participe!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Encerramento da Semana da Família na Diocese

No domingo, 22, a Pastoral Familiar, com o apoio dos movimentos de casais, promove na Praça Tubal Vilela, em Uberlândia, o grande dia de encerramento da Semana da Família. Logo às 08h00, será servido um café comunitário, seguido de missa solene na Catedral Santa Teresinha às 09h00.

Após a celebração, estão programadas diversas atividades culturais na Praça Tubal Vilela. Haverá apresentações da Banda Municipal, Teatro, Músicas, Folia de Reis com a coroação de Nossa Senhora. O objetivo do evento é celebrar as alegrias da família. Você, sua família e sua comunidade são convidados para este grande encontro familiar.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

domingo, 8 de agosto de 2010

Dia dos Pais

Aos pais, a nossa homenagem pela passagem do seu dia. Ser pai consciente, responsável e amoroso é um aprendizado constante. Que o Senhor os ilumine na difícil missão de educar com amor, orientar e proteger. Clique aqui para ler o artigo "Nunca é tarde para aprender!" no qual o Pe. Fábio de Melo recorda seu pai.

Programação da Festa em louvor à Santa Clara de Assis

A comunidade São Francisco de Assis e Santa Clara do Bairro Umuarama convida todos os fiéis a participar das celebrações em honra à nossa padroeira Santa Clara de Assis, nos dias 8 a 11 de agosto.

Dias 8, 9 e 10/8 (domingo, segunda-feira e terça-feira) – Tríduo de Santa Clara, com reflexões sobre sua vida e vocação – Celebração da Santa Missa às 19h; Temas das reflexões: Santa Clara e as primeiras discípulas, Traços da espiritualidade de Santa Clara e União com Deus em Santa Clara.

Dia 8/8 (domingo) –Missa às 9:30 e 19h - Após a missa das 19 h - Confeitaria de Santa Clara – pedimos à comunidade que colabore, doando bolos, tortas, biscoitos, salgados, etc. para realizarmos a confeitaria. A renda será revertida em benefício das irmãs clarissas do Mosteiro Monte Alverne. Dia 11/8 (quarta-feira)– Missa Solene em homenagem à nossa padroeira, Santa Clara, às 19 h, com distribuição do pão de Santa Clara. Tema: Santa Clara, padroeira da televisão.
Após a missa haverá uma confraternização comunitária. Participe!

Louvor a Santa Clara no Mosteiro Monte Alverne

As Irmãs Clarissas do Mosteiro Monte Alverne, neste ano de 2010, têm muito a celebrar! Comemoram os 25 anos de fundação do Mosteiro e no triênio 2009-2011 preparam-se para a Celebração dos 800 anos de fundação da Ordem das Irmãs Pobres de Santa Clara de Assis, que será em 2012. A Festa em Louvor à Santa Clara de Assis iniciou-se em 29/7 com a Novena e prossegue nos próximos dias de agosto:

Dias 7/8 às 19:30h, 8/8 às 7h e 9/8/2010 às 19:30h - Tríduo de Santa Clara, em Ação de Graças pela Fundação da Ordem das Clarissas.

Dia 10 – 19:30h - Glorioso Trânsito de Santa Clara (pelos falecidos da Ordem Seráfica)

Dia 11/8 – 19:30h – Solenidade de Santa Clara – Concelebração Eucarística

Dia 29/8 – 15 às 17h – Tarde Clariana – Confraternização dos Grupos de Oração “Família de Santa Clara”

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

São João Maria Vianney - patrono dos sacerdotes

Clique aqui, para conhecer um pouco da história de São João Maria Vianney, no belo artigo "Padre, desperta o amor no seu povo!"

Agosto - Mês Vocacional

No mês de agosto, a Igreja Católica no Brasil é chamada a refletir e orar pelas vocações.
Vale a pena recordar por quem oramos e celebramos neste mês de agosto: no primeiro domingo destacamos o dia do padre, a motivação é a festa de S. João Maria Vianey, lembrada no dia 04 de agosto, padroeiro dos párocos. No dia 10, lembramos o dia do diácono, que tem por patrono, São Lourenço, mártir . No segundo domingo celebramos o dia dos pais, recordamos, então, o chamado a gerar vida, a continuar com a obra criadora de Deus. Motivados pela festa da Assunção de Maria, modelo de todos aqueles que dizem sim, celebramos no terceiro domingo a vocação consagrada, feminina e masculina. No quarto domingo trazemos presente todos os ministérios leigos e, de modo especial, os catequistas. No ano em que o mês de agosto tem cinco domingos, no quarto domingo celebramos os ministérios leigos e no quinto, o dia do catequista.
Durante este mês, lembremo-nos de colocar em nossas orações todas as vocações
1° domingo de agosto – 1º de agosto - dia da vocação sacerdotal - A todos os Padres, e, em especial, ao Padre Antônio e Padre João Evangelista, nossa homenagem e nossas orações. Que o Senhor os abençoe, ilumine e os fortaleça na difícil missão para a qual foram chamados, no pastoreio do povo de Deus, levando o Pão da Palavra e da Eucaristia àqueles que necessitam.
10 de agosto – dia do Diácono – por todos os diáconos, e, em especial, por nosso diácono Antônio Falleiros, pedimos ao Senhor que lhes dê luz, fortaleza e paz no exercício de seu ministério diaconal.
2° domingo de agosto – 08 de agosto - dia da vocação familiar e dia dos pais – início da Semana da Família - Pedimos ao Pai misericordioso, que conceda a todos os pais, muita saúde, amor, compreensão e responsabilidade, para que possam desempenhar com dignidade a tarefa maravilhosa para a qual foram chamados. Abençoa, Senhor, as famílias, para que possam ser verdadeiras igrejas domésticas.
3° domingo de agosto - 15 de agosto – Dia do religioso e da religiosa
Aos irmãos e irmãs que dedicam sua vida a Deus, na oração e no serviço ao próximo, em especial, às irmãs clarissas do Mosteiro Monte Alverne, em Uberlândia, todo o nosso carinho e nossas orações, para que Deus as fortaleça e ilumine em sua vocação e Nossa Senhora seja sua inspiração.
4° domingo de agosto – 22 de agosto - dia das vocações leigas
Aos leigos, que atuam em todos os trabalhos da comunidade, com dedicação e amor, que o Espírito Santo os fortaleça nas adversidades, lhes dê ânimo e Nossa Senhora os guie nos caminhos do bem.
5º domingo de agosto – 29 de agosto – dia do Catequista – A todos os catequistas, e em especial aos queridos catequistas desta comunidade! Que Jesus os fortaleça em sua nobre missão de SEMEADORES da Palavra de Deus e que sejam sempre impulsionados pelo Espírito Santo a levar o Evangelho às nossas crianças, jovens e àqueles que não tiveram oportunidade de conhecer a fé.