quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Agosto - Mês Vocacional

No mês de agosto, a Igreja Católica no Brasil é chamada a refletir e orar pelas vocações.
Vale a pena recordar por quem oramos e celebramos neste mês de agosto: no primeiro domingo destacamos o dia do padre, a motivação é a festa de S. João Maria Vianey, lembrada no dia 04 de agosto, padroeiro dos párocos. No dia 10, lembramos o dia do diácono, que tem por patrono, São Lourenço, mártir . No segundo domingo celebramos o dia dos pais, recordamos, então, o chamado a gerar vida, a continuar com a obra criadora de Deus. Motivados pela festa da Assunção de Maria, modelo de todos aqueles que dizem sim, celebramos no terceiro domingo a vocação consagrada, feminina e masculina. No quarto domingo trazemos presente todos os ministérios leigos e, de modo especial, os catequistas. No ano em que o mês de agosto tem cinco domingos, no quarto domingo celebramos os ministérios leigos e no quinto, o dia do catequista.
Durante este mês, lembremo-nos de colocar em nossas orações todas as vocações
1° domingo de agosto – 1º de agosto - dia da vocação sacerdotal - A todos os Padres, e, em especial, ao Padre Antônio e Padre João Evangelista, nossa homenagem e nossas orações. Que o Senhor os abençoe, ilumine e os fortaleça na difícil missão para a qual foram chamados, no pastoreio do povo de Deus, levando o Pão da Palavra e da Eucaristia àqueles que necessitam.
10 de agosto – dia do Diácono – por todos os diáconos, e, em especial, por nosso diácono Antônio Falleiros, pedimos ao Senhor que lhes dê luz, fortaleza e paz no exercício de seu ministério diaconal.
2° domingo de agosto – 08 de agosto - dia da vocação familiar e dia dos pais – início da Semana da Família - Pedimos ao Pai misericordioso, que conceda a todos os pais, muita saúde, amor, compreensão e responsabilidade, para que possam desempenhar com dignidade a tarefa maravilhosa para a qual foram chamados. Abençoa, Senhor, as famílias, para que possam ser verdadeiras igrejas domésticas.
3° domingo de agosto - 15 de agosto – Dia do religioso e da religiosa
Aos irmãos e irmãs que dedicam sua vida a Deus, na oração e no serviço ao próximo, em especial, às irmãs clarissas do Mosteiro Monte Alverne, em Uberlândia, todo o nosso carinho e nossas orações, para que Deus as fortaleça e ilumine em sua vocação e Nossa Senhora seja sua inspiração.
4° domingo de agosto – 22 de agosto - dia das vocações leigas
Aos leigos, que atuam em todos os trabalhos da comunidade, com dedicação e amor, que o Espírito Santo os fortaleça nas adversidades, lhes dê ânimo e Nossa Senhora os guie nos caminhos do bem.
5º domingo de agosto – 29 de agosto – dia do Catequista – A todos os catequistas, e em especial aos queridos catequistas desta comunidade! Que Jesus os fortaleça em sua nobre missão de SEMEADORES da Palavra de Deus e que sejam sempre impulsionados pelo Espírito Santo a levar o Evangelho às nossas crianças, jovens e àqueles que não tiveram oportunidade de conhecer a fé.

Nenhum comentário: