quarta-feira, 29 de maio de 2013

Vaticano apresenta: Adoração eucarística e dia em defesa da vida

Fonte: Canção Nova
Realizou-se na manhã desta terça-feira, 28, na Sala de Imprensa da Santa Sé, um encontro com os jornalistas para a apresentação da ‘Solene Adoração Eucarística com transmissão simultânea para todo o mundo’ e o Dia daEvangelium Vitae.
Os dois eventos inserem-se nas iniciativas do Ano da Fé, às quais já aderiram mais de 4 milhões de peregrinos. A Adoração Eucarística será realizada na Basílica de São Pedro, no próximo domingo 2 de junho, das 17 às 18 horas (horário italiano - 12h no Brasil) e o Dia da Evangelium Vitae, em 15 e 16 de junho. 
A TV Canção Nova fará a transmissão ao vivo da adoração com o Papa neste domingo. 
O Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Arcebispo Rino Fisichella, falou sobre o significado destes dois eventos. “A expressão que usamos para dar significado a este evento é ‘Um só Senhor, uma só fé”, para testemunhar o sentido de profunda unidade que caracteriza este momento. Será um evento que pela primeira vez realizar-se-á na história da Igreja e temos motivos para defini-lo como ‘histórico’”.
Em todas as latitudes, o povo de Deus estará sintonizado com Roma, em comunhão com o Papa. “Será uma hora de uma oração plena, de comunhão fraterna e sustento à fé de todos”.
O Papa Francisco indicou duas intenções para este momento de oração que foram recordadas por Dom Fisichella. 
Primeira: “Pela Igreja espalhada em todo o mundo e hoje em sinal de unidade, recolhida na Adoração da Santíssima Eucaristia”.
Segunda: “Por todos aqueles que nas diversas partes do mundo vivem no sofrimento devido às novas formas de escravidão e são vítimas de guerras, do tráfico de pessoas, do narcotráfico e do trabalho escravo; pelas crianças e mulheres que são submetidas a qualquer tipo de violência”.
O Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização ilustrou a seguir o outro aguardado evento que será realizado nos dias 15 e 16 de junho, com o tema “Acreditando, tenham vida”. “Chamamos o encontro de Evangelium vitae para certificar toda a grande temática que se desenvolve em torno do compromisso da Igreja na promoção, respeito e defesa da dignidade da vida humana”.
O calendário dos dois acontecimentos - dos quais participarão fiéis de todo o mundo -, prevê a Missa dominical, celebrada pelo Papa Francisco na Praça São Pedro, às 10h30 (horário italiano) com ‘todo o povo da vida’ e com todos os doentes presentes na celebração. Na manhã do sábado, as catequeses em várias línguas nas diversas igrejas de Roma e à tarde, a peregrinação ao Sepulcro de São Pedro, a Confissão e a Adoração Eucarística. Às 20h30, a caminhada com velas na Via da Conciliação para ‘chamar a atenção sobre o tema da vida humana e do seu valor intangível’.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Corpus Christi em nossa Diocese


Na próxima quinta-feira, a Igreja celebra a Festa do Corpo e Sangue de Cristo, também conhecida como Corpus Christi. Neste ano, a celebração de Corpus Christi será diocesana e reunirá todas as paróquias e comunidades no ginásio do UTC, às 16 horas. É muito significativo a diocese se reunir em uma única grande celebração, pois assim testemunha a união do povo cristão, que professa a fé na presença real de Jesus na Eucaristia. 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Solenidade do Pentecostes 2013 será no Ginásio do UTC

Em decorrência do jogo de basquete do time de Uberlândia, Unitri, no ginásio do Sabiazinho, a solenidade de Pentecostes 2013 mudou de local, passando para o ginásio do UTC, no dia 19/05 (domingo), das 8h as 18h.
A celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Paulo Francisco Machado está agendada para às 15h.
O ginásio do UTC fica no começo da Av. Getúlio Vargas, s/n, no Centro.

A relação do Papa Francisco com as multidões

Fonte: Rádio Vaticano
A Praça de São Pedro continua a encher-se de multidões em todos os encontros presididos pelo Papa Francisco. O fenômeno não é novo, mas assume com o atual pontífice, como nos primeiros anos de João Paulo II, um clima especialmente intenso e vibrante. No caso de agora adverte-se o contraste entre a simplicidade do Papa e o seu evidente desejo de redimensionar o prestígio mundano e certa espetacularidade quase inevitavelmente associada à figura papal e um entusiasmo popular que corre o risco, como já vão dizendo alguns, de se configurar com uma forma renovada de papolatria. Como desde o primeiro momento, quando, há dois meses, a 13 de março, assomou à varanda central da basílica de São Pedro, é impressionante o à-vontade revelado pelo Papa Francisco perante as multidões, sem constrangimentos, mas também sem se preocupar com a imagem que de si mesmo possa dar. 
Talvez o segredo esteja no que um jornalista italiano fazia notar há dias: este Papa não vê a multidão, mas cada uma das pessoas que a compõem. O que se adverte especialmente no momento em que Francisco, a bordo do jeep aberto, passa no meio dos fiéis. O seu olhar cruza-se com o das pessoas que o aclamam e detém-se a cada passo a beijar as crianças e a tocar e abençoar as pessoas mais sofredoras e deficientes. Não há celebração pública deste Papa que não conclua com um tempo prolongado (por vezes mais de um quarto de hora) reservado aos doentes e diminuídos, saudando-os de maneira personalizada e afetuosa, dando-lhes todo o tempo necessário, como se não tivesse mais nada que fazer. 
Estes gestos de humanidade e atenção correspondem ao que o próprio Papa Francisco tem vindo a insistir, sobretudo quando se dirige aos padres ou aos consagrados. “Não tenhais medo nem vergonha de mostrar ternura com as pessoas de idade” – suplicou aos neo-ordenados, há poucas semanas. E domingo passado, exprimindo-se mais livremente na sua própria língua, em espanhol, na missa de canonizações, na Praça de São Pedro, ao referir-se à nova santa mexicana, a religiosa Guadalupe Zavala (1878-1963), “Madre Lupita”, Papa Francisco recordou que “ela se ajoelhava no chão do hospital, diante dos doentes e dos abandonados, para os servir com ternura e compaixão”, acrescentando, com especial vigor: “Isto chama-se tocar a carne de Cristo. Os pobres, os abandonados, os enfermos, os marginalizados, são a carne de Cristo. Madre Lupita tocava a carne de Cristo e ensinava-nos esta conduta: não nos envergonharmos, não termos medo, não termos repugnância da carne de Cristo”. 
Evocando a outra latino-americana agora canonizada, madre Laura Montoya (1874-1949), primeira santa colombiana, o Papa insistiu sobre outro aspecto que lhe está a peito, aliás profundamente ligado ao acima referido: a fé não se pode viver isoladamente, como algo de privado; “o individualismo – advertiu – corrompe as comunidades, corrompe o nosso coração”. Há que “acolher a todos sem preconceitos, sem discriminações, sem reticências, com autêntico amor, dando-lhes o melhor de nós próprios e o que de mais precioso temos” E aqui Papa Francisco esclareceu: “O que de mais precioso nós temos, não são as nossas obras, as nossas organizações! Não! O que temos de mais precioso é Cristo e o seu Evangelho”.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

13 de maio marcado pela consagração do pontificado de Francisco à Virgem Maria

Fonte: Agência Ecclesia
O arcebispo do Rio de Janeiro disse hoje em Fátima que a consagração do pontificado do Papa Francisco à Virgem Maria na peregrinação do 13 de maio é um ato de “extrema importância” para a Igreja.
“A consagração do pontificado do Papa Francisco a Nossa Senhora reveste-se também de grande importância para nós, que estamos aqui presentes neste Santuário, não só por nos sentirmos incluídos nessa consagração, mas também por ver o especial carinho do Papa por Fátima”, disse D. Orani Tempesta na homilia da missa do 13 de maio, que encerra a peregrinação internacional aniversária a que preside.
O prelado recordou que foi o próprio Papa Francisco quem pediu ao patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, que consagrasse a Nossa Senhora de Fátima o seu pontificado, que se iniciou há dois meses.
“Este é um privilégio de Fátima que a todos nos alegra e conforta: a especial atenção e solicitude que os Papas dos últimos 50 anos têm demonstrado por este solo abençoado, transformando-se em peregrinos da Cova da Iria, para vir aqui pedir à Senhora do Rosário proteção para a Igreja e a paz para o mundo”, realçou.
O arcebispo do Rio de Janeiro, no Brasil, lembrou a devoção do atual Papa pela Virgem Maria, que já o levou por duas vezes à basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e o vai fazer prestar homenagem à Senhora de Aparecida, na sua próxima viagem ao Brasil, em julho.
“Ao chegar o momento da consagração, no fim desta Eucaristia, unamo-nos em espírito, com todo o coração, ao senhor cardeal-patriarca e aos senhores bispos aqui presentes, fazendo nossa essa consagração a Maria" e incluindo a Jornada Mundial da Juventude 2013 que vai decorrer no Rio de Janeiro, pediu D. Orani Tempesta.
O responsável rezou para Maria ajude cada um dos presentes a ser “aqueles que fazem a nova humanidade", com "coragem, sem medo", aqueles que "ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Agenda do Papa Francisco na JMJ Rio 2013


Fonte: Canção Nova
André Alves

Papa chegará ao Brasil na segunda-feira, 22 de julho, e permanecerá até o dia 28.
O Vaticano divulgou nesta terça-feira, às 12h (horário de Roma, 7h no Brasil), a programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho.
O Santo Padre chega ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira, 22 de julho, sendo recebido no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim pela Presidente da República, Dilma Rousseff, pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferância Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e pelo prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Veja o programa de visita na íntegra:
Segunda-feira, 22 de julho
08h45 – Partida de Roma
16h00 – Acolhida oficial no aeroporto do Galeão/Antônio Carlos Jobim
17h00 – Cerimônia de boas-vindas no Palácio da Guanabara  - Discurso do Papa e da Presidente Dilma Rousseff
17h40 – Encontro privado com a Presidente do Brasil, o Governador do Estado do Rio de Janeiro e o Prefeito da cidade do RJ
Terça-feira, 23 de julho
Todas as atividades do Pontífice serão privadas
Quarta-feira, 24 de julho
08h15 – Partida de helicóptero do heliporto de Sumaré para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
09h30 – Chegada a Aparecida
10h00 – Veneração da imagem de Nossa Senhora Aparecida
10h30 – Celebração da Eucaristia na Basílica da Padroeira – Homilia do Santo Padre
13h00 – Almoço com a comitiva papal, bispos da província e seminaristas no Seminário Bom Jesus de Aparecida
16h10 – Partida de helicóptero do Santuário Nacional para o Rio de Janeiro
17h15 – Chegada ao aeroporto de Santos Dumont (RJ)
18h30 – Visita ao hospital de São Francisco de Assis
Quinta-feira, 25 de julho
07h30 – Celebração da Eucaristia na residência de Sumaré no Rio de Janeiro
09h45 – Benção das bandeiras olímpica e paralímpica no Palácio da cidade do Rio de Janeiro
11h00 – Visita à comunidade de Varginha (Manguinhos) – Discurso do Papa
18h00 – Festa de acolhida dos jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude em Copacabana – Saudação e discurso do Papa
Sexta-feira, 26 de julho
07h30 – Santa Missa em privado na Residência de Sumaré
10h00 – Confissão de alguns jovens da JMJ no Parque da Quinta da Boa Vista
11h30 – Breve encontro com alguns jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim
12h00 – Oração do Angelus do Balcão do Palácio Arquiepiscopal São Joaquim - Discurso do Papa
12h15 – Saudação aos membros Comitê Organizador da JMJ e aos Benfeitores
13h00 – Almoço com jovens no Salão redondo do Palácio Arquiepiscopal São Joaquim
18h00 – Via Sacra com os jovens na Praia de Copabacana – Discurso do Papa
Sábado, 27 de julho
9h00 – Santa Missa com os bispos presentes na JMJ, sacerdotes, religiosos e seminaristas na Catedral São Sebastião – Homilia do Papa
11h30 – Encontro com a classe dirigente do Brasil (políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários) no Teatro Municial do Rio de Janeiro – Discurso do Papa
13h30 – Almoço com os cardeais brasileiros, a presidência da CNBB, os bispos regionais e a comitiva papal no Refeitório do Centro de estudos do Sumaré
19h30 – Vigília de Oração com os jovens no Campus Fidei em Guaratiba – Discurso do Papa
Domingo, 28 de julho
10h00 – Santa Missa com os jovens no Campus Fidei em Guaratiba – Homilia do Papa
Oração do Angelus – Discurso do Papa
14h – Almoço com a comitiva papal no refeitório do Centro de Estudos do Sumaré
16h – Encontro com o Comitê de Coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) no Centro de Estudos do Sumaré - Discurso do Papa
16h40 – Despedida da Residência de Sumaré
17h30 – Encontro com os voluntários da JMJ no Rio Centro – Discurso do Papa
18h30 – Cerimônia de despedida no aeroporto do Galeão/Antonio Carlos Jobim – Discurso do Papa
19h – Partida para Roma
Segunda-feira, 29 de julho
11h30 previsão de chegada a Roma (hora italiana, 06h30 no Brasil)

domingo, 5 de maio de 2013

Nota Oficial da CNBB sobre a Beatificação de Nhá Chica


1. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, com toda a Igreja, louva e bendiz a Deus pela Beatificação de Francisca de Paula de Jesus, carinhosamente chamada pelo povo de Nhá Chica, neste sábado, 4 de maio de 2013, na cidade mineira de Baependi. O reconhecimento pela Igreja da santidade de Nhá Chica, passado pouco mais de cem anos de sua morte, confirma a importância de se colocar em relevo o exemplo de sua vida de fidelidade a Cristo e ao seu Evangelho.
2. A Beatificação de Nhá Chica é uma mensagem de extraordinário significado e importância para nossa Igreja. Filha e neta de escravos, analfabeta, órfã ainda criança, viveu no escondimento, na pobreza e na simplicidade. Devota de Nossa Senhora da Conceição, consagrou seu tempo e consumiu sua vida, como leiga que testemunha a fé, servindo às pessoas, especialmente na nobre tarefa de escutar e aconselhar. Seu cuidado com os mais pobres rendeu-lhe o belo título de “Mãe dos pobres”. Aos que lhe atribuíam favores especiais, respondia com a verdade de quem crê: “Isso acontece porque rezo com fé”.
3. A biografia de Nhá Chica revela sua vida de intimidade com Deus e nos estimula a buscar o ideal proposto por Cristo, como nos lembra São Paulo: “A vontade de Deus é esta: a vossa santificação” (1Ts 4,3). O testemunho de nossa mais nova Beata torna-se, portanto, convite irrecusável a viver intensamente o encontro com Jesus Cristo que “implica necessariamente amor, gratuidade, alteridade, unidade, eclesialidade, fidelidade, perdão e reconciliação” e leva cada discípulo-missionário a se tornar “fonte de paz, justiça, concórdia e solidariedade” (cf. DGAE, 16).
4. Saudamos e agradecemos à Diocese de Campanha e a todos que se dedicam à causa de canonização de Nhá Chica, bem como ao Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato, por presidir a cerimônia de beatificação desta Serva de Deus.
5. Que a Beata Nhá Chica alcance de Deus graças e bênçãos para todo o povo brasileiro e nos ensine a trilhar o caminho da santidade, vivendo na simplicidade e na pobreza evangélicas.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Papa Emérito Bento XVI retornou ao Vaticano


O Papa Francisco recebeu pessoalmente na tarde desta quinta-feira ao Bispo emérito de Roma Bento XVI, às portas do Mosteiro “Mater Ecclesia”, localizado dentro do Vaticano, onde ele se recolherá em oração.
Bento XVI chegou ao heliporto do Vaticano pouco depois das 16hs45min, vindo de Castelgandolfo. Um grande número de fiéis estava presente na Praça de São Pedro desejosos de saudá-lo e para testemunhar este momento histórico.
Ele foi recebido pelo Secretário de Estado Tarcisio Bertone, pelo Presidente do Governatorado, Cardeal Giuseppe Bertello e pelo decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano.
Também estavam presentes o Substituto da Secretaria de Estado, Arcebispo Angelo Becciu, o Sub-secretário de Assuntos Exteriores, Arcebispo Dominique Mamberti e o Secretário do Governatorado Arcebispo Giuseppe Sciacca.
Do heliporto, o Papa emérito seguiu em automóvel até o mosteiro de clausura, onde foi recebido com grande e fraterna cordialidade pelo Papa Francisco. Juntos, foram à capela do Mosteiro para um momento de oração.
Esta foi a segunda vez que se encontraram pessoalmente, desde a eleição de Francisco. Em 23 de março passado Francisco foi até Castel Gandolfo para encontrar Bento XVI. Em numerosas ocasiões falaram-se ao telefone.
Bento XVI retornou para o Vaticano após concluídas as obras de restauração realizadas no Mosteiro. Ele ficará no Mosteiro Mater Ecclesia acompanhado da ‘Família pontifícia”, formada pelo seu Secretário particular e atual Prefeito da casa Pontifícia, Arcebispo Georg Ganswein, as 4 leigas consagradas do Instituto “Memores Domini”, além de um diácono belga. Um quarto está reservado para seu irmão Georg, também sacerdote, de 89 anos, que vive na Alemanha.
Fonte: :Rádio Vaticano