domingo, 27 de fevereiro de 2011

Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica

"Felizes os convidados para a Ceia do Senhor". Este é o tema do Primeiro Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica da Diocese de Uberlândia, que vai acontecer de 09 a 10 de abril de 2011 no Campus Santa Mônica (Bloco 3Q) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento é voltado para o Regional Uberlândia e cada paróquia contará com 10 vagas. O curso para os regionais Araguari e Tupaciguara será oferecido em outra data e local.

“Este encontro pretende ser um momento de alegre convívio entre todos aqueles que, em suas paróquias e comunidades, prestam serviço no âmbito das celebrações litúrgicas ou que nelas participam”, ressalta padre Fábio Marinho, membro da Pastoral Litúrgica na Diocese de Uberlândia.

São convidados para o encontro presbíteros, diáconos, religiosos, acólitos, leitores, seminaristas, responsáveis de coros litúrgicos, organistas, instrumentistas, salmistas, equipes de música, animadores de grupos de jovens, ministros extraordinários da comunhão, sacristãos, responsáveis pelo arranjo do espaço litúrgico, animadores da assembleia, catequistas.

De acordo com a Coordenação Diocesana de Liturgia da Diocese de Uberlândia, as inscrições deverão ser entregues na Secretaria de Coordenação de Pastoral da Diocese de Uberlândia, na Cúria Diocesana, até o dia 01 de Abril de 2011.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Música Católica brasileira na Jornada Mundial da Juventude

O Festival da Juventude que acontecerá durante a Jornada mundial da Juventude contará com nove bandas, cantores e grupos brasileiros: Dunga, Rosa de Saron, Dominus, Marcio Cruz, Cantos das Írias ( Peça da Comunidade Shalom) Irmã Kelly Patrícia e outras três expressões musicais da comunidade Shalom ( Missionário, Davidson e Alto Louvor)

“Esse é o maior festival católico do mundo. Foram inscritas 540 bandas de todos os continentes do planeta. Foi feita uma pré-seleção em Madri e depois chegou-se a uma seleção feita pela CNBB, explica o assessor do Setor da Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio.

Serão 300 palcos simultâneos com atrações de todo mundo para os quase 15 mil jovens de 198 países, de todos os continentes. Os brasileiros inscritos já são cerca de sete mil, sendo a maior representação brasileira de todas as jornadas, segundo padre Sávio. O assessor considera que a participação dos jovens brasileiros é um fruto plantado pelos bispos do país com a publicação do documento Evangelização da Juventude, em 2007.

“Nossa participação em Madri será maciça. Vamos ter uma experiência missionária protagonizada pela RCC. Estamos levando uma delegação oficial do Brasil com 50 bispos, como Dom Eduardo Pinheiro, Dom Orani João Tempestra, Dom Bernardino Belquior, Dom Odilo Pedro Scherer, entre outros”, diz padre Sávio.

Em janeiro, padre Sávio representou o Brasil na segunda reunião geral que contou com outros 84 delegados de outros países e 48 de movimentos eclesiais. “Lá foram repassadas toda as questões de logísticas, vistos, hospedagem e pudemos passar por todos os locais onde acontecerão os atos centrais com o Santo Padre”, conta.

Entre os atos centrais com o Papa Bento XVI estão a acolhida do Papa, na Porta de Alcalá, onde será acompanhado por um jovem de cada continente, e a Missa de encerramento no Aeroporto Quatro Ventos.

Recentemente, padre Sávio visitou 12 dioceses da Espanha e, nessas viagens, ele pôde perceber o entusiasmo dos jovens católicos, dando uma renovação ao setor. “A Espanha é um país marcado por contra valores. A JMJ em Madri quer mostrar ao mundo que existe uma nova forma de viver, uma vivência com Jesus Cristo”, ressalta.

A evangelização da Europa é uma preocupação da Igreja Católica. A JMJ em Madri será uma oportunidade de reavivar os valores cristãos, transmitidos há séculos ao povo brasileiro e latinoamericano, durante a colonização. “Está na hora de fazer um movimento contrário e ajudar na evangelização da Europa, especialmente na evangelização da juventude”, salienta o assessor do Setor da Juventude da CNBB.

A Jornada Mundial da Juventude é uma peregrinação, mas muitos jovens são motivados pelo turismo e espírito de aventura. “Muitos jovens estão indo para Madri para passear e fazer turismo, mas acredito na força de Deus e do Espírito Santo em transformar as pessoas”, diz padre Sávio.

Jornadas Diocesanas da Juventude estão sendo realizadas por todo Brasil justamente para preparar os jovens para a JMJ, levando a eles um espírito missionário. (Fonte: Canção Nova)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Primeira caminhada da Juventude


A Primeira Caminhada da Juventude, realizada na manhã de domingo, 20/2, no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG), superou a expectativa dos organizadores. Cerca de 1500 pessoas participaram do evento, realizado pela Diocese de Uberlândia em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, que contou com a presença do bispo diocesano dom Paulo Francisco Machado. Jovens com camisetas de suas respectivas comunidades coloriram a pista de caminhada do Parque do Sabiá. A Caminhada da Juventude contou com o apoio da Prefeitura de Uberlândia que disponibilizou a estrutura de apoio aos participantes e de diversas empresas que apoiaram a iniciativa. Durante o evento houve também o plantio de mudas de pau-brasil e foram fincadas placas com os nomes de todas as paróquias que compreendem a Diocese de Uberlândia. As cinquenta mudas de pau-brasil plantadas na parque próximo ao Mundo da Criança, foram anunciadas como a pedra fundamental para a criação de um bosque de pau-brasil e a construção, até o fim deste ano, da praça da Juventude. Segundo Ricardo Palitot, do setor de Juventude da duocese, criado em dezembro do ano passado para trabalhar o contexto social dos jovens além da religião, o evento contribuiu para aproximar o público da Campanha da Fraternidade deste ano, de forma alegre e voltada para a qualidade de vida. (Fonte: Diocese de Uberlândia e Correio de Uberlândia)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Mensagem do Papa para as Comunicações Sociais

Foi apresentada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas, na Sala de Imprensa da Santa Sé, a Mensagem de Bento XVI para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no dia 5 de junho de 2011, como tema “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”. Leiam o texto completo em nossa página de formação, clicando aqui.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nota da CNBB sobre ética e programas de TV

Têm chegado à CNBB diversos pedidos de uma manifestação a respeito do baixo nível moral que se verifica em alguns programas das emissoras de televisão, particularmente naqueles denominados Reality Shows, que têm o lucro como seu principal objetivo.

Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), reunidos em Brasília, de 15 a 17 de fevereiro de 2011, compreendendo a gravidade do problema e em atenção a esses pedidos, acolhendo o clamor de pessoas, famílias e organizações, vimos nos manifestar a respeito.

Destacamos primeiramente o papel desempenhado pela TV em nosso País e os importantes serviços por ela prestados à Sociedade. Nesse sentido, muitos programas têm sido objeto de reconhecimento explícito por parte da Igreja com a concessão do Prêmio Clara de Assis para a Televisão, atribuído anualmente.

Lamentamos, entretanto, que esses serviços, prestados com apurada qualidade técnica e inegável valor cultural e moral, sejam ofuscados por alguns programas, entre os quais os chamados reality shows, que atentam contra a dignidade de pessoa humana, tanto de seus participantes, fascinados por um prêmio em dinheiro ou por fugaz celebridade, quanto do público receptor que é a família brasileira.

Cônscios de nossa missão e responsabilidade evangelizadoras, exortamos a todos no sentido de se buscar um esforço comum pela superação desse mal na sociedade, sempre no respeito à legítima liberdade de expressão, que não assegura a ninguém o direito de agressão impune aos valores morais que sustentam a Sociedade.

Dirigimo-nos, antes de tudo, às emissoras de televisão, sugerindo-lhes uma reflexão mais profunda sobre seu papel e seus limites, na vida social, tendo por parâmetro o sentido da concessão que lhes é dada pelo Estado.

Ao Ministério Público pedimos uma atenção mais acurada no acompanhamento e adequadas providências em relação à programação televisiva, identificando os evidentes malefícios que ela traz em desrespeito aos princípios basilares da Constituição Federal (Art. 1o, II e III).

Aos pais, mães e educadores, atentos a sua responsabilidade na formação moral dos filhos e alunos, sugerimos que busquem através do diálogo formar neles o senso crítico indispensável e capaz de protegê-los contra essa exploração abusiva e imoral.

Por fim, dirigimo-nos também aos anunciantes e agentes publicitários, alertando-os sobre o significado da associação de suas marcas a esse processo de degradação dos valores da sociedade.

Rogamos a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, luz e proteção a todos os profissionais e empresários da comunicação, para que, usando esses maravilhosos meios, possamos juntos construir uma sociedade mais justa e humana.

Brasília, 17 de fevereiro de 2011

Dom Geraldo Lyrio Rocha

Arcebispo de Mariana Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira

Arcebispo de Manaus Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa

Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro Secretário Geral da CNBB

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Inscrições para Catequese e Crisma

Estão abertas as inscrições para a Catequese e Crisma na matriz de São Francisco de Assis e Santa Clara. Elas podem ser efetuadas no salão da igreja, na segunda, quarta e quinta-feira, das 19 às 20:30h, diretamente com as catequistas.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Boletim da Comunidade - Fevereiro

Quer saber das novidades? Leia o BC de fevereiro, clicando aqui.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Primeira Caminhada da Juventude - Diocese de Uberlândia

Mais de mil jovens se reúnem no Parque do Sabiá no dia de 20 de fevereiro, às 9h, para participar da 1ª Caminhada da Juventude, promovida pela Diocese de Uberlândia em parceria com a Prefeitura.
O evento faz parte da programação da Campanha da Fraternidade 2011: “Fraternidade e Vida no Planeta” e celebra o Jubileu de Ouro nos 50 anos de Diocese.
Além da caminhada, estão previstas atividades esportivas, sorteio de brindes, show e plantio de 50 mudas de Ipê Amarelo e Pau-Brasil.
Segundo Ricardo Palilot, do Setor de Juventude da Diocese, este é o primeiro evento do ano em comemoração ao Jubileu, celebrado no dia 22 de julho. “Queremos fazer com que os jovens festejem de maneira alegre a data, pois através da confraternização eles se aproximam ainda mais da história, vida e missão da nossa Diocese. Em contato direto com a natureza, todos podem refletir também sobre a saúde, qualidade de vida e meio ambiente. Nosso intuito é dar voz aos jovens, rezar de maneira jovial e fazer com que eles continuem a caminhar junto com a Igreja Católica”, disse.
Antes da largada, haverá o plantio de mudas no Parque do Sabiá. A primeira será plantada pelo bispo diocesano Dom Paulo Francisco Machado e receberá uma placa em nome do Jubileu de Ouro. Em seguida, representantes das 47 paróquias dos nove municípios da Diocese continuam fazendo o plantio. Os outros dois exemplares de Ipê Amarelo e Pau-Brasil serão cultivados em nome do setor da Juventude e do bispo Dom Paulo.
“Como a Campanha da Fraternidade deste ano quer nos fazer repensar a vida na Terra, decidimos promover algo diferenciado. Vimos a necessidade de tirar o jovem do sedentarismo, fazer com que ele descubra um estilo de vida saudável. Por isso, nada melhor do que usar o Parque do Sabiá como ambiente para sediar esta ação que mostra a importância da atividade física e da preservação do meio ambiente. Mas além dos jovens, toda a comunidade está convidada a participar”, afirmou Ricardo.
Confira programação
Domingo – dia 20
8h – Acolhimento
9h – Plantio de mudas, alongamento, distribuição de brindes e sorteio
11h – Confraternização
Para mais informações:
(34) 8807-1041 - Ricardo Palilot
(34) 9963-6007 - Maria Emília
(34) 9809-2726 - João Machado
(Fonte: Prefeitura de Uberlândia)

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Manual de instruções para ser cristão na era do Facebook

(Fonte: Zenit - por Jesús Colina)

Verdade e autenticidade são o programa e o manual de instruções que Bento XVI oferece aos cristãos presentes na internet e nas redes sociais, explica Guillaume Anselin, especialista em comunicação de marcas e instituições. Nesta entrevista, Anselin, que já trabalhou em cargos executivos de alguns dos mais importantes grupos de mídia, como McCann Erickson, Ogilvy e Publicis, comenta com ZENIT a mensagem que o Papa enviou por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais.

ZENIT: "As novas tecnologias não mudam apenas a maneira de se comunicar, mas a própria comunicação", diz Bento XVI. Estamos diante de uma pós-cultura?

Guillaume Anselin: O Santo Padre assinalou que "criou uma nova forma de aprender e de pensar, bem como novas oportunidades para estabelecer relações e criar laços de comunhão". Isto não só se refere ao canal internet, mas a uma nova "era digital", sinal de uma nova cultura em que já entramos.

A era digital é uma sociedade de "tudo-comunicação", permanentemente conectada, que redefine a relação individual com o mundo, com os outros e a maneira de consumir ou produzir informação. Nesta era "digital", a informação circula principalmente através de "círculos sociais", com o risco de dar mais crédito ao que está mais estendido ("popularizado" pelos "amigos" reais ou virtuais) que às fontes oficiais. O perigo é, obviamente, uma visão distorcida da realidade. (grifo nosso)

Implica também a abolição das fronteiras e distâncias, uma cultura da imagem ao invés da escrita, uma sociedade "de conversação", na qual o conteúdo é o próprio objeto da conversa em grande escala.

É um fenômeno cultural inédito e recente: social, midiático, de informação imediata, que não deixa tempo para respirar, com suas comunidades de interesse e cerca de dois bilhões de pessoas online em todo o mundo. Basta lembrar que, há seis anos, Facebook, YouTube, Twitter, tão presentes em nossa vida diária, não existiam.

No caso de países de cultura midiática intensa, podemos falar efetivamente de pós-cultura, no sentido de uma mudança em direção a uma "sociedade digital".

ZENIT: "Os jovens estão experimentando essa mudança na comunicação com todas as aspirações, as contradições e a criatividade daqueles que se abrem com entusiasmo e curiosidade às novas experiências de vida", explica o Papa. Quais são os riscos e desafios disso?

Guillaume Anselin: A era digital implica, obviamente, em um salto geracional. A televisão dos nossos pais já não é a de hoje. Com o advento do "tudo multimídia", há uma forte migração do público jovem para o mundo digital (internet, celular etc.). Amanhã haverá gerações inteiras que terão conhecido desde sempre o Facebook como o principal canal de proximidade para informar-se, falar ou encontrar-se.

A internet exerce um fascínio: nela temos um meio pessoal no qual eu posso construir a identidade que eu quiser, conter-me com os outros, estar "conectado" e falar sobre o que eu quiser e com quem eu quiser. Um lugar no qual eu posso criar algo, mergulhar em universos pré-existentes, jogar, ouvir música, ver vídeos, ler...

A internet é vista como o "último mundo livre", democrático, pois permite a expressão de qualquer opinião minoritária, sem obrigações nem consequências... e em aparente segurança para quem a utiliza.

O perigo, como explica o Papa, é o a coexistência de duas identidades, uma digital (um avatar de si próprio) e outra real, assim como duas vidas paralelas: uma real e contingente e outra virtual e fácil, apesar de ser também muito real, pois ocupa uma parte importante da minha vida. O desafio é a construção da pessoa, sua unidade de vida, e a formação da consciência, graças a uma utilização equilibrada da internet no que ela tem de melhor: um maravilhoso instrumento prático e lúdico, quando sabemos utilizá-lo. Pois encontrar uma informação na internet não significa sempre encontrar uma solução.

ZENIT: "Existe um estilo cristão de presença também no mundo digital", afirma o Papa, convidando o cristão a "dar testemunho coerente" do Evangelho na era digital. Como responder a este convite do Papa?

Guillaume Anselin: O Papa nos oferece um programa e um manual de instruções muito claro: a verdade e a autenticidade. Em questão de estratégia de comunicação, não poderia fazer uma proposta melhor! É um incentivo a comprometer-se sem ter medo e com lucidez. Podemos ficar com três aspectos importantes para o comunicador cristão:

1. Em primeiro lugar, a verdade antes de tudo, pois, em matéria de fé, nós, nós, cristãos, não temos nada melhor a oferecer em resposta a essa sede inscrita no coração dos homens. Em uma época cada vez mais saturada de informação, isso quer dizer estar presente e dar razões: fontes fiáveis da doutrina (visíveis, com uma linguagem acessível) e testemunhar com simplicidade aquilo em que cremos e a maneira como o vivemos, com os meios à nossa disposição (a informação, a narração, os vídeos, fóruns, blogs etc.). Implica também em restabelecer um equilíbrio no ecossistema digital e dar aos jovens dois elementos essenciais: o direito de saber e de escolher. Ser cooperatores Veritatis(colaboradores da Verdade, slogan de Bento XVI, N. da R.) para anunciar o Evangelho e favorecer um encontro pessoal com Jesus, que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Em outras palavras: não estar decididamente presente no continente digital é uma contraverdade. É um dever de justiça e um serviço à caridade em um mundo em aceleração, no qual frequentemente se procura apagar a dimensão espiritual e o valor da mensagem cristã.

2. Para conseguir isso, o Santo Padre nos oferece o manual de instruções: é preciso ser autêntico (...), com coerência, constância, para entrar em diálogo com o Outro. Ser o que somos, sem ceder no fundamental, com uma escuta ativa, para ser tudo para todos.

Como Bento XVI nos disse várias vezes, o estilo cristão não procura agradar, correndo o risco de desvirtuar aquilo que recebemos. Nossa comunicação é afirmação alegre, positiva... e delicada. É também coerente e social, pois se integra nas culturas da nossa época. É evangelização, para tocar os corações e as inteligências. É unidade, para apoiar todas as realidades pastorais e eclesiais. Mas o Santo Padre nos alerta também sobre a tentação do "tudo digital", pois as tecnologias devem permitir a aproximação de uma prática de fé, vivida em nossas comunidades cristãs, na Igreja.

3. A verdade, por último, merece uma nova atitude. Por este motivo, Bento XVI conclui convidando-nos a uma "criatividade responsável" e a um sentido de "escrupuloso profissionalismo". São necessárias habilidades particulares, pois a internet exige hoje uma atitude totalmente profissional e meios adequados. Temos de construir as catedrais do saber, os átrios e as ágoras do continente digital... formados por avenidas e praças, mas também por cantos nos quais as pessoas se perdem.

ZENIT: "Manter vivas a questões eternas sobre o homem." Como diz Bento XVI, a busca de sentido e respostas sobre a fé e a vida é intensa entre os nossos contemporâneos. O que o continente digital oferece, neste sentido?

Guillaume Anselin: A oferta é diversificada, mas também altamente fragmentada. Muitas iniciativas têm dificuldade em encontrar o seu público devido à falta de recursos, à oferta editorial, ou porque é difícil ir além dos públicos tradicionais. Para entrar em um site católico, é preciso sê-lo, pelo menos um pouco...

A força dos grandes projetos na internet é sua dimensão claramente multimedial e uma inteligência conectiva, a partir de uma necessidade claramente identificada. No campo da fé, faltam iniciativas nas quais, muito além de publicar notícias de atualidade, sejam oferecidas respostas simples nos formatos mais variados às questões levantadas pelas pessoas sobre a fé, a vida e a sociedade. Temos de responder a esta questão eterna do homem, do seu anseio de transcendência, com projetos grandes, interativos, que transmitam o que recebemos.

É preciso responder ao "porquê" e ao "como" com criatividade, modernidade e apoiar o trabalho pastoral das pessoas, como sacerdotes, educadores, religiosos, catequistas e todos aqueles que no mundo investem suas energias na produção de blogs e sites.

No fundo, não é nada novo: assim como os cristãos se comprometeram, há tempos, a favor do progresso das sociedades em nossas cidades e campos, da mesma forma, o continente digital espera também nossa presença visível, serena, à altura dos desafios desta "sociedade digital".