quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Novidades para as intenções mensais do Papa e “intenção de último minuto” em 2017

Depois de lançar a primeira série de vídeos sobre suas intenções mensais de oração no ano passado, o Papa Francisco decidiu fazer algumas mudanças para 2017, voltando a um sistema mais antigo com foco em apenas uma intenção em vez de duas. O Papa também passará a indicar uma intenção urgente todos os meses, pedindo por situações que requerem atenção imediata de todos os católicos.
De acordo com um recente post no blog do Pe. James Kubicki, diretor nacional do ramo norte-americano do Apostolado da Oração, o Papa decidiu lançar a intenção urgente tendo em conta “a velocidade da comunicação na era digital”.
Embora as doze intenções de oração mensais para 2017 já tenham sido publicadas no site do Apostolado da Oração, Francisco anunciará sua intenção urgente durante o primeiro Ângelus dominical de cada mês.
Além de suas intenções urgentes, depois de quase 100 anos, Francisco decidiu retornar ao antigo sistema de apenas uma intenção, que alternará temas universais e de evangelização a cada mês.
De acordo com o site do Apostolado da Oração, a intenção urgente do Papa será centrada em “eventos atuais ou necessidades urgentes”, como a ajuda em casos de desastres, e “ajudará a mobilizar orações e ações relacionadas à situação urgente”.
Pe. Frédéric Fornos, SJ, diretor internacional do Apostolado da Oração, disse que para ele a intenção urgente do Papa é uma forma de confrontar “a cultura da indiferença”, atraindo não só a atenção, mas também a oração, para situações que são “mais concretas, precisas, atuais (e) relacionadas às reais circunstâncias”.
Vídeos
Na próxima segunda-feira, 9 de janeiro, será lançado o primeiro vídeo de 2017 com a intenção de oração do Papa para o mês de janeiro, que será: “por todos os cristãos, para que, fiéis ao ensinamento do Senhor, se empenhem com a oração e a caridade fraterna no restabelecimento da plena comunhão eclesial, colaborando para responder aos desafios atuais da humanidade”.
Conforme relatou à Rádio Vaticano o Pe. Fornos, esta iniciativa dos “vídeos do Papa” superou as expectativas. “É extraordinário, uma maravilha: parece que o Senhor está encorajando este projeto... não esperávamos que tanta gente visse estes vídeos. Para nós, era importante ajudar o Santo Padre a ter um instrumento para chegar às pessoas, para ajudar os católicos a rezarem com ele e com todas as pessoas de boa vontade nos grandes desafios da humanidade”, explicou.

Nenhum comentário: