sábado, 3 de setembro de 2016

Deus fala através da Bíblia

Fonte: Comunidade Shalom

Por sua misericórdia, Deus nos revela o caminho a seguir, por sua Palavra viva nos guia e alimenta a nossa união como filhos muito amados que somos. Deixa-nos escrito, por mãos humanas, à luz do Espírito Santo, a caminhada do seu povo até a plena Salvação: Jesus. “Toda a Escritura divina é o único livro, e este livro único é Cristo, já que toda Escritura divina fala de Cristo, e toda Escritura divina se cumpre em Cristo” (Catecismo, 134).

Para tornar a Palavra de Deus viva e atual em nossa vida é preciso que Cristo, pela ação do Espírito Santo, nos ilumine a compreensão da Escritura (Lc 24,45). Não podemos pegar a Escritura para ler como um livro de análise de seus diversos gêneros literários e contextos culturais e sociais, pois mais do que um texto materialmente rico, ela é a voz de Deus ontem, hoje e sempre. É preciso ler cuidadosamente, meditar (escutar), dialogar com Deus(orar) e acolher o Deus revelado (calar, adorar e entregar-se inteiramente a Ele). A leitura da Bíblia deve ser sempre orante, jamais mecânica e vazia, jamais para cumprir uma obrigação ou para procurar algo que nem ao menos se sabe o que é.

Para a interpretação da Bíblia conforme o Espírito Santo a inspirou, há três critérios segundo o Concílio Vaticano II (Catecismo 112-114):

1º. “Prestar muita atenção ‘ao conteúdo e à unidade da Escritura inteira’.”

2º. “Ler a Escritura dentro ‘da Tradição viva da Igreja inteira’.”

3º. “Estar atento à coesão das verdades da fé entre si e no projeto total da Revelação”.

Sendo assim, não podemos interpretar a Escritura de modo descontextualizado ou ainda de acordo com nossos critérios e interesses próprios. A Bíblia é a Palavra de Deus, nunca poderá ser usada como instrumento de opressão e de discórdia. Afinal, Deus é Amor. Amor que se revela, cresce, norteia, morre, ressuscita e está conosco todos os dias. Este Amor somente pode nos fazer melhores, pois, próximos do pleno e eterno Amor, podemos e devemos propagar e contribuir com um mundo melhor.

Dai-nos, Deus de misericórdia, a graça de nos reencontrarmos com Tua Escritura. Àqueles que já estão em íntima união com sua Palavra, aumentai o vigor. Àqueles que a conheceram, mas a deixaram de lado, despertai o desejo de descobri-la novamente. Àqueles que não a conhecem, enviai operários da Vossa Messe para apresentá-la e instruí-los. Assim seja.

Nenhum comentário: