domingo, 3 de julho de 2016

Papa Francisco: mais um gesto e mais uma prece pela paz

Fonte: Aleteia
Rezemos e ajamos junto com ele!
fco_armenia___osservatore_romano___afp
Armênia, 26 de junho de 2016: o Papa Francisco e o Patriarca de Todos os Armênios, Karekin II, soltam pombas brancas em direção ao Monte Ararat, durante a visita ao mosteiro de Khor Virap.

O Santo Padre não se cansa de agir e rezar pela paz entre os homens e entre os povos, como o fez em 8 de junho de 2014, nos Jardins Vaticanos, durante o encontro de oração pela paz com os presidentes de Israel e da Palestina, Shimon Peres e Mahmoud Abbas. Esta foi a sua prece, que reproduzimos:

ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO PELA PAZ

Senhor Deus de Paz, escutai a nossa súplica!

Tentamos tantas vezes e durante tantos anos resolver os nossos conflitos com as nossas forças e também com as nossas armas; tantos momentos de hostilidade e escuridão; tanto sangue derramado; tantas vidas despedaçadas; tantas esperanças sepultadas…

Mas os nossos esforços foram em vão.

Agora, Senhor, ajudai-nos Vós!

Dai-nos Vós a paz, ensinai-nos Vós a paz, guiai-nos Vós para a paz.

Abri os nossos olhos e os nossos corações e dai-nos a coragem de dizer: “Nunca mais a guerra! Com a guerra, tudo fica destruído”!

Infundi em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz.

Senhor, Deus de Abraão e dos Profetas, Deus Amor que nos criastes e chamais a viver como irmãos, dai-nos a força para sermos cada dia artesãos da paz; dai-nos a capacidade de olhar com benevolência todos os irmãos que encontramos no nosso caminho.

Tornai-nos disponíveis para ouvir o grito dos nossos cidadãos que nos pedem para transformar as nossas armas em instrumentos de paz, os nossos medos em confiança e as nossas tensões em perdão.

Mantende acesa em nós a chama da esperança, para efetuar, com paciente perseverança, opções de diálogo e reconciliação, para que vença finalmente a paz.

E que do coração de todo homem sejam banidas estas palavras: divisão, ódio, guerra!

Senhor, desarmai a língua e as mãos, renovai os corações e as mentes, para que a palavra que nos faz encontrar seja sempre “irmão”, e o estilo da nossa vida se torne: shalom, paz, salam!

Amém.

Nenhum comentário: