domingo, 10 de abril de 2016

VÍDEO: Apresentação da exortação apostólica Amoris Laetitia do Papa Francisco



Fonte: ACI Digital
O Centro Televisivo Vaticano (CTV) publicou um vídeo de apresentação da nova exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia do Papa Francisco sobre o amor na família. 
No vídeo, assinalam que a exortação é “uma longa carta de amor do Papa que levou dois anos para ser redigida e que começou ouvindo os fiéis do mundo inteiro, depois os bispos se reuniram duas vezes em Roma para discutir. O Papa Francisco escutou e formulou a sua primeira resposta: o amor e a família são para ele uma vocação de alegria”.
“A alegria do amor oferece esperanças e coragem. O Papa também sabe das dificuldades e quer dizer que a Igreja está próxima de todas as pessoas, pronta a oferecer cura e esperança”.
No novo documento, indicam, “o Santo Padre destaca a compreensão, a compaixão e a misericórdia. Ele viu o sofrimento das pessoas, conhece os desafios e as dificuldades das famílias: falta de trabalho, violência, drogas, a migração, é uma longa lista”.
“Mas ainda mais longa é a lista de coisas positivas em ajuda as famílias: virtudes como a paciência, a generosidade, a esperança, a fidelidade, o perdão e a força espiritual ante as adversidades”.
O Pontífice, prossegue o vídeo, ressalta que “a alegria do amor retrata a rica e profunda realidade das experiências cotidianas das famílias, oferecendo ajuda e acompanhamento aos casais com empatia quando não conseguem seguir adiante juntos”.
O Papa também “diz sim à educação sexual em uma época em que a sexualidade é banalizada”. Além disso, “Francisco dedica um pensamento particular aos sacerdotes: recordando-lhes que cada situação é única e devem escutar, não somente com os ouvidos, mas com o coração”.
“Nas situações difíceis ou irregulares, os ministros da Igreja devem saber discernir, acompanhar e integrar, não condenar e sim ajudar todos para que participem da vida da Igreja”.
“A luz de Deus resplandece sempre além das trevas, sua tenra misericórdia é para todos”, conclui o vídeo.

Nenhum comentário: