segunda-feira, 29 de julho de 2013

A Jornada Mundial da Juventude que a mídia não mostrou

Por: Equipe Christo Nihil Praeponere
www.padrepauloricardo.org

Os dias em que Deus confirmou sua existência para 3,5 milhões de jovens do mundo inteiro

Quem não pôde participar da Jornada Mundial da Juventude e teve de se contentar com as análises da mídia perdeu aspectos fundamentais desse evento que movimentou o país. É bem verdade que as lentes das câmeras conseguiram alcançar pontos importantes e, muitas vezes, belos da Jornada, mas nenhuma delas foi capaz de atingir o coração da JMJ-Rio 2013. Não obstante o clima de festa ocasionado pelo encontro, o que, de fato, marcou a alma dos jovens foi muito mais que a sensação simplista de uma viagem, mas o toque concreto com todos os artigos da fé que compõem o corpo da Igreja que é o próprio Corpo de Cristo.
A começar pela chegada dos peregrinos ao Rio de Janeiro, o Brasil e as demais partes do planeta puderam experimentar a universalidade da Igreja, desde os alegres cantos africanos à acolhida fraternal do povo carioca. Cada bandeira hasteada na praia de Copacabana revelava a dimensão da Noiva de Cristo que a acolhia e a vigiava de braços abertos de cima do Corcovado. Uma cena que deixou a Cidade Maravilhosa ainda mais... maravilhosa. Dos confins do mundo, aonde chegaram os profetas missionários de outrora, vieram as novas gerações de adoradores do Senhor, cuja única missão, concedida pelo Santo Padre, é ir novamente pelo mundo e anunciar o Evangelho a toda criatura.
O Rio de Janeiro que amargava tristes depredações e padecia sob um clima de guerra civil sem precedentes semanas atrás, se convergiu num mar de pessoas que cantava louvores a Deus e pedia a intercessão da Mãe Aparecida. Imagem suficiente para arrancar lágrimas de policiais e sorrisos de bebês que, mesmo sem compreender concretamente o que lá acontecia, sabiam que era algo santo. O ódio dos protestos dos indignados foi afogado pela amor de Cristo. As profanações de meia-dúzia de coitados foram ofuscadas pela sacralidade de 3,5 milhões de batizados. De filhos do Altíssimo. De pessoas que, como pediu o Santo Padre na cerimônia de sua acolhida, botaram fé na verdade, no caminho e na vida que só se encontram em Jesus.
A Jornada Mundial da Juventude apresentou novamente às nações a pujança da Igreja e a sua capacidade de se renovar. Não, a Igreja não está morta. Pelo contrário, vive e se multiplica para além daqueles que profetizaram seu enterro e que, aliás, já estão enterrados. A história se repete e mais uma vez é a Igreja quem sai vitoriosa. Se em Madrid foram dias em que Deus parecia existir, como confessou o jornalista agnóstico Vargas Llosa, no Rio foram dias em que Ele confirmou sua existência. Diferente do que se viu dias atrás, dessa vez os jovens não saíram às ruas para depredar, mas para construir. E construir em cima da Rocha. E por isso gritavam: Esta é a juventude do Papa! Melhor, dos Papas. De Bento e de Francisco, pois a única ruptura proposta por eles é a ruptura com o pecado, não com a fé de dois mil anos como sugerem alguns teólogos mal intencionados por aí.
Os cantos que tomaram as ruas do Rio de Janeiro ainda encontrarão eco em muitos corações. Naquela praia, onde se celebrou a Missa de envio dos peregrinos, novamente exortou Jesus pela boca do Santo Padre: "Ide pelo mundo e fazei discípulos de todas as nações". E neste momento, em que muitos jovens ainda se encontram em ônibus ou aviões voltando para suas casas, também a cruz de Cristo vai com eles para indicar o caminho da Luz da Fé, a única capaz de conduzir o homem para a salvação eterna, onde as portas do inferno não prevalecerão.

domingo, 28 de julho de 2013

Encontro do Papa com os voluntários da JMJ

Fonte: Agência Ecclesia 
O Papa agradeceu hoje no Rio de Janeiro o empenho e “disponibilidade” dos 60 mil voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre eles cerca de 600 portugueses, e pediu que sejam “revolucionários” contra a corrente.
“Peço que se rebelem, que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens”, afirmou sob os aplausos dos cerca de 12 mil representantes desses voluntários, no centro de congressos ‘Rio Centro’.
Francisco convidou os presentes a descobrirem o projeto de Deus para cada um e a assumirem “escolhas definitivas”, como no matrimônio.
“Há quem diga que hoje o casamento está ‘fora de moda’ – está fora de moda? -; a cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é ‘curtir’ o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas, ‘para sempre’, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã”, observou.
Nesse contexto, o Papa desafiou os jovens a terem coragem de "ir contra a corrente" e de “ser felizes”.
“Não tenham medo daquilo que Deus lhes pede! Vale a pena dizer ‘sim’ a Deus”, sustentou, ao referir-se às vocações ao sacerdócio e à vida religiosa.
Francisco destacou a “prontidão e generosidade” dos voluntários da JMJ, deixando votos de que “sejam sempre generosos com Deus e com os outros”.
“Cada um, a seu modo, foi um instrumento para que milhares de jovens tivessem o ‘caminho preparado’ para encontrar Jesus e esse é o serviço mais bonito que podemos realizar como discípulos missionários”, disse.
O encontro contou com intervenções de um jovem brasileiro e uma jovem da Polônia, país que vai acolher a próxima edição internacional da JMJ (Cracóvia 2016).
"Caros amigos, novamente lhes agradeço por tudo o que fizeram nestes dias. Não se esqueçam de nada do que vocês viveram aqui! Podem contar sempre com minhas orações", concluiu o Papa.
Francisco, já com a sua pasta preta, voltaria ao palco para deixar um pedido: "Rezem por mim".

Nathan, o menino que emocionou o Papa

Foram muitos os momentos de emoção nesta JMJ. Mas, alguns foram mais marcantes...
Foi na sexta-feira, quando o papa seguia em direção ao Palácio São Joaquim, que o menino Nathan se aproximou do papa-móvel e, aos prantos, disse ao Papa que quer ser sacerdote. Clique abaixo e ouça o áudio.

BB com anencefalia é levada ao altar da JMJ, na Missa de Envio

Fonte: ACI Digital
O Papa Francisco recebeu um bebê com anencefalia durante a Missa de Envio da Jornada Mundial da Juventude. O pai levou a menina nos braços, vestindo uma camiseta que dizia “Pare o aborto”. Sua presença deu uma poderosa mensagem contra o aborto no Brasil.
No sábado, depois de deixar a Catedral São Sebastião, onde celebrou a missa com bispos e sacerdotes, o Papa Francisco encontrou esse casal, que lhe apresentou a filha recém-nascida com anencefalia, uma má formação que envolve parte ou a ausência total do cérebro.
Nos casos de anencefalia os bebês morrem pouco depois de nascer, mas esta recém-nascida segue viva, contra todas as probabilidades.
Em 26 de julho, Carlos Polo, diretor do escritório na América Latina do Population Research Institute (PRI), advertiu sobre o projeto de lei PLC 3/2013, que permitirá a distribuição de uma droga abortiva em todo o sistema de saúde do país. Papa entrar em vigor, o projeto necessita apenas da aprovação da presidente da república, Dilma Rousseff.
Rousseff poderia sancionar a lei assim que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 e a visita do Papa Francisco ao Brasil terminarem.
Polo esclareceu que os grupos abortistas acharam conveniente esperar a ocasião em que os católicos estariam com o Santo Padre e os deputados estariam de férias, até 5 de agosto. “Estamos nos mobilizando nas redes sociais, pedindo aos jovens pró-vida da JMJ que usem uma gravata amarela para expressar que o Brasil defende a vida. A mesma mão que vai apertar a mão do Papa Francisco não deve assinar um projeto de lei que acabaria com a vida de muitas crianças não nascidas”, concluiu.
O pronunciamento completo se encontra em: http://www.lapop.org/#panel-1
Se quiserem aderir ao pronunciamento, envie seu nome, instituição e função para vida.brasil@lapop.org

Para compartilhar e espalhar esta nota através do twitter usem as hashtags:
#DefendeaVidaJMJ #Brasil #PLC3/2013 (Português) 
#DefiendeLaVidaJMJ #Brasil #PLC3/2013 (Espanhol) 
#StandForLifeWYD #Brasil #PLC3/2013 (Inglês)

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Papa Francisco celebra os pais de Maria

Fonte: ACI Digital

Confira, na íntegra, as palavras proferidas pelo Papa Francisco, após a oração do Angelus Domini, hoje, 26/7/2013, da varanda do Palácio São Joaquim, no Rio de Janeiro

“Caríssimos irmãos e amigos!
Dou graças à divina Providência por ter guiado meus passos até aqui, na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Agradeço de coração sincero a Dom Orani e também a vocês pelo acolhimento caloroso, com que manifestam seu carinho pelo Sucessor de Pedro. Desejaria que a minha passagem por esta cidade do Rio renovasse em todos o amor a Cristo e à Igreja, a alegria de estar unidos a Ele e de pertencer a Igreja e o compromisso de viver e testemunhar a fé.
Uma belíssima expressão da fé do povo é a “Hora da Ave Maria”. É uma oração simples que se reza nos três momentos característicos da jornada que marcam o ritmo da nossa atividade quotidiana: de manhã, ao meio-dia e ao anoitecer. É, porém, uma oração importante; convido a todos a rezá-la com a Ave Maria. Lembra-nos de um acontecimento luminoso que transformou a história: a Encarnação, o Filho de Deus se fez homem em Jesus de Nazaré.
Hoje a Igreja celebra os pais da Virgem Maria, os avós de Jesus: São Joaquim e Sant’Ana. Na casa deles, veio ao mundo Maria, trazendo consigo aquele mistério extraordinário da Imaculada Conceição; na casa deles, cresceu, acompanhada pelo seu amor e pela sua fé; na casa deles, aprendeu a escutar o Senhor e seguir a sua vontade. São Joaquim e Sant’Ana fazem parte de uma longa corrente que transmitiu o amor a Deus, no calor da família, até Maria, que acolheu em seu seio o Filho de Deus e o ofereceu ao mundo, ofereceu-o a nós. Vemos aqui o valor precioso da família como lugar privilegiado para transmitir a fé! Olhando para o ambiente familiar, queria destacar uma coisa: hoje, na festa de São Joaquim e Sant’Ana, no Brasil como em outros países, se celebra a festa dos avós. Como os avós são importantes na vida da família, para comunicar o patrimônio de humanidade e de fé que é essencial para qualquer sociedade! E como é importante o encontro e o diálogo entre as gerações, principalmente dentro da família.
O Documento de Aparecida nos recorda: “Crianças e anciãos constroem o futuro dos povos; as crianças porque levarão por adiante a história, os anciãos porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas” (DAp 447). Esta relação, este diálogo entre as gerações é um tesouro que deve ser conservado e alimentado!
Nesta Jornada Mundial da Juventude, os jovens querem saudar os avós. Eles saúdam os seus avós com muito carinho e lhes agradecem pelo testemunho de sabedoria que nos oferecem continuamente. E agora, nesta praça, nas ruas adjacentes, nas casas que acompanham conosco este momento de oração, sintamo-nos como uma única grande família e nos dirijamos a Maria para que guarde as nossas famílias, faça delas lares de fé e de amor, onde se sinta a presença do seu Filho Jesus.”

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Homilia do Papa Francisco em Aparecida

Fonte: universovozes.com.br

"Venerados irmãos no episcopado e sacerdócio, queridos irmãos e irmãs!
Quanta alegria me dá vir à casa da Mãe de cada brasileiro, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. No dia seguinte à minha eleição como Bispo de Roma fui visitar a Basílica de Santa Maria Maior, para confiar a Nossa Senhora o meu ministério. Hoje, eu quis vir aqui para suplicar à Maria, nossa Mãe, o bom êxito da Jornada Mundial da Juventude e colocar aos seus pés a vida do povo latino-americano.
Queria dizer-lhes, primeiramente, uma coisa. Neste Santuário, seis anos atrás, quando aqui se realizou a 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, pude dar-me conta pessoalmente de um fato belíssimo: ver como os bispos – que trabalharam sobre o tema do encontro com Cristo, discipulado e missão – eram animados, acompanhados e, em certo sentido, inspirados pelos milhares de peregrinos que vinham diariamente confiar a sua vida a Nossa Senhora: aquela Conferência foi um grande momento de vida de Igreja.
E, de fato, pode-se dizer que o Documento de Aparecida nasceu justamente deste encontro entre os trabalhos dos Pastores e a fé simples dos romeiros, sob a proteção maternal de Maria. A Igreja, quando busca Cristo, bate sempre à casa da Mãe e pede: “Mostrai-nos Jesus”. É de Maria que se aprende o verdadeiro discipulado. E, por isso, a Igreja sai em missão sempre na esteira de Maria.
Assim, de cara à Jornada Mundial da Juventude que me trouxe até o Brasil, também eu venho hoje bater à porta da casa de Maria, que amou e educou Jesus, para que ajude a todos nós, os Pastores do Povo de Deus, aos pais e aos educadores, a transmitir aos nossos jovens os valores que farão deles construtores de um país e de um mundo mais justo, solidário e fraterno. Para tal, gostaria de chamar atenção para três simples posturas: conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus; viver na alegria.
Conservar a esperança: A segunda leitura da missa apresenta uma cena dramática: uma mulher, figura de Maria e da Igreja, sendo perseguida por um dragão – o diabo – que quer lhe devorar o filho. A cena, porém, não é de morte, mas de vida, porque Deus intervém e coloca o filho a salvo.
Quantas dificuldades na vida de cada um, no nosso povo, nas nossas comunidades, mas, por maiores que possam parecer, Deus nunca deixa que sejamos submergidos. Frente ao desânimo que poderia aparecer na vida, em quem trabalha na evangelização ou em quem se esforça por viver a fé como pai e mãe de família, quero dizer com força: Tenham sempre no coração esta certeza! Deus caminha a seu lado, nunca lhes deixa desamparados! 
Nunca percamos a esperança! Nunca deixemos que ela se apague nos nossos corações! O “dragão”, o mal, faz-se presente na nossa história, mas ele não é o mais forte. Deus é o mais forte, e Deus é a nossa esperança! É verdade que hoje, mais ou menos todas as pessoas, e também os nossos jovens, experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar a esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer. Frequentemente, uma sensação de solidão e de vazio entra no coração de muitos e conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros. Queridos irmãos e irmãs, sejamos luzeiros de esperança! Tenhamos uma visão positiva sobre a realidade.
Encorajemos a generosidade que caracteriza os jovens, acompanhando-lhes no processo de se tornarem protagonistas da construção de um mundo melhor: eles são um motor potente para a Igreja e para a sociedade. Eles não precisam só de coisas, precisam sobretudo que lhes sejam propostos aqueles valores imateriais que são o coração espiritual de um povo, a memória de um povo. Neste santuário, que faz parte da memória do Brasil, podemos quase que apalpá-los: espiritualidade, generosidade, solidariedade, perseverança, fraternidade, alegria; trata-se de valores que encontram a sua raiz mais profunda na fé cristã.
A segunda postura: Deixar-se surpreender por Deus. Quem é homem e mulher de esperança – a grande esperança que a fé nos dá – sabe que, mesmo em meio às dificuldades, Deus atua e nos surpreende. A história deste Santuário serve de exemplo: três pescadores, depois de um dia sem conseguir apanhar peixes, nas águas do Rio Paraíba, encontram algo inesperado: uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Quem poderia imaginar que o lugar de uma pesca infrutífera, tornar-se-ia o lugar onde todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe? Deus sempre surpreende, como o vinho novo, no Evangelho que ouvimos. Deus sempre nos reserva o melhor. Mas pede que nos deixemos surpreender pelo seu amor, que acolhamos as suas surpresas. Confiemos em Deus! Longe d’Ele, o vinho da alegria, o vinho da esperança, se esgota. Se nos aproximamos d’Ele, se permanecemos com Ele, aquilo que parece água fria, aquilo que é dificuldade, aquilo que é pecado, se transforma em vinho novo de amizade com Ele.
A terceira postura: Viver na alegria. Queridos amigos, se caminhamos na esperança, deixando-nos surpreender pelo vinho novo que Jesus nos oferece, há alegria no nosso coração e não podemos deixar de ser testemunhas dessa alegria. O cristão é alegre, nunca está triste. Deus nos acompanha. Temos uma mãe que sempre intercede pela vida dos seus filhos, por nós, como a rainha Ester na primeira leitura. Jesus nos mostrou que a face de Deus é a de um Pai que nos ama. O pecado e a morte foram derrotados. O cristão não pode ser pessimista! Não pode ter uma cara de quem parece num constante estado de luto. Se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se “incendiará” de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado. Como dizia Bento XVI, aqui, neste santuário: “o discípulo sabe que sem Cristo não há luz, não há esperança, não há amor, não há futuro”. 
Queridos amigos, viemos bater à porta da casa de Maria. Ela abriu-nos, fez-nos entrar e nos aponta o seu Filho. Agora Ele nos pede: “Fazei o que Ele vos disser”. Sim, Mãe nossa, nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser! E o faremos com esperança, confiantes nas surpresas de Deus e cheios de alegria. Assim seja.”

terça-feira, 23 de julho de 2013

Para ter acesso ao Povo Brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração

Fonte: Zenit
Apresentamos na íntegra o discurso do Santo Padre Francisco pronunciado no Palácio da Guanabara, Rio de Janeiro, nesta segunda feira (22) durante a cerimônia de boas-vindas por ocasião da XXVIII JMJ.

Senhora Presidenta, 
Ilustres Autoridades, 
Irmãos e amigos!
Quis Deus na sua amorosa providência que a primeira viagem internacional do meu Pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao Brasil, nação que se gloria de seus sólidos laços com a Sé Apostólica e dos profundos sentimentos de fé e amizade que sempre a uniram de modo singular ao Sucessor de Pedro. Dou graças a Deus pela sua benignidade.
Aprendi que para ter acesso ao Povo Brasileiro, é preciso ingressar pelo portal do seu imenso coração; por isso permitam-me que nesta hora eu possa bater delicadamente a esta porta. Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em seu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: “A paz de Cristo esteja com vocês!”
Saúdo com deferência a Senhora Presidenta e os ilustres membros do seu Governo. Obrigado pelo seu generoso acolhimento e por suas palavras que externaram a alegria dos brasileiros pela minha presença em sua Pátria. Cumprimento também o Senhor Governador deste Estado, que amavelmente nos recebe na Sede do Governo, e o Senhor Prefeito do Rio de Janeiro, bem como os Membros do Corpo Diplomático acreditado junto ao Governo Brasileiro, as demais Autoridades presentes e todos quantos se prodigalizaram para tornar realidade esta minha visita.
Quero dirigir uma palavra de afeto aos meus irmãos no Episcopado, sobre quem pousa a tarefa de guiar o Rebanho de Deus neste imenso País, e às suas amadas Igrejas Particulares. Esta minha visita outra coisa não quer senão continuar a missão pastoral própria do Bispo de Roma de confirmar os seus irmãos na Fé em Cristo, de animá-los a testemunhar as razões da Esperança que d’Ele vem e de incentivá-los a oferecer a todos as inesgotáveis riquezas do seu Amor.
O motivo principal da minha presença no Brasil, como é sabido, transcende as suas fronteiras. Vim para a Jornada Mundial da Juventude. Vim para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Eles querem agasalhar-se no seu abraço para, junto de seu Coração, ouvir de novo o seu potente e claro chamado: «Ide e fazei discípulos entre todas as nações».
Estes jovens provêm dos diversos continentes, falam línguas diferentes, são portadores de variegadas culturas e, todavia, em Cristo encontram as respostas para suas mais altas e comuns aspirações e podem saciar a fome de verdade límpida e de amor autêntico que os irmanem para além de toda diversidade.
Cristo abre espaço para eles, pois sabe que energia alguma pode ser mais potente que aquela que se desprende do coração dos jovens quando conquistados pela experiência da sua amizade. Cristo “bota fé” nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: “Ide, fazei discípulos”. Ide para além das fronteiras do que é humanamente possível e criem um mundo de irmãos. Também os jovens “botam fé” em Cristo. Eles não têm medo de arriscar a única vida que possuem porque sabem que não serão desiludidos.
Ao iniciar esta minha visita ao Brasil, tenho consciência de que, ao dirigir-me aos jovens, falarei às suas famílias, às suas comunidades eclesiais e nacionais de origem, às sociedades nas quais estão inseridos, aos homens e às mulheres dos quais, em grande medida, depende o futuro destas novas gerações.
Os pais usam dizer por aqui: “os filhos são a menina dos nossos olhos”. Que bela expressão da sabedoria brasileira que aplica aos jovens a imagem da pupila dos olhos, janela pela qual entra a luz regalando-nos o milagre da visão! O que vai ser de nós, se não tomarmos conta dos nossos olhos? Como haveremos de seguir em frente? O meu auspício é que, nesta semana, cada um de nós se deixe interpelar por esta desafiadora pergunta.
E atenção! A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo. É a janela e, por isso, nos impõe grandes desafios. A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhe espaço. Isso significa: tutelar as condições materiais e imateriais para o seu pleno desenvolvimento; oferecer a ele fundamentos sólidos, sobre os quais construir a vida; garantir-lhe segurança e educação para que se torne aquilo que ele pode ser; transmitir-lhe valores duradouros pelos quais a vida mereça ser vivida, assegurar-lhe um horizonte transcendente que responda à sede de felicidade autêntica, suscitando nele a criatividade do bem; entregar-lhe a herança de um mundo que corresponda à medida da vida humana; despertar nele as melhores potencialidades para que seja sujeito do próprio amanhã e corresponsável do destino de todos. Com essas atitudes precedemos hoje o futuro que entra pela janela dos jovens.
Concluindo, peço a todos a delicadeza da atenção e, se possível, a necessária empatia para estabelecer um diálogo de amigos. Nesta hora, os braços do Papa se alargam para abraçar a inteira nação brasileira, na sua complexa riqueza humana, cultural e religiosa. Desde a Amazônia até os pampas, dos sertões até o Pantanal, dos vilarejos até as metrópoles, ninguém se sinta excluído do afeto do Papa. Depois de amanhã, se Deus quiser, tenho em mente recordar-lhes todos a Nossa Senhora Aparecida, invocando sua proteção materna sobre seus lares e famílias. Desde já a todos abençôo. Obrigado pelo acolhimento!
© Copyright - Libreria Editrice Vaticana

segunda-feira, 22 de julho de 2013

A emoção dos peregrinos ao ver o Papa de perto

Fonte: Canção Nova
Elcka Torres

Milhares de peregrinos reuniram no centro do Rio de Janeiro para acolher o Papa Francisco que percorreu as ruas do centro da capital de Papamóvel nesta segunda-feira, 22. Jovens, crianças e idosos acolheram o Santo Padre com muita emoção. A multidão aplaudia e gritava: “Papa Francisco nós te amamos”. No percurso de Papamóvel, Francisco acenou para os fiéis e beijou crianças.
Fátima Lima do interior de São Paulo, mãe de Guilherme Lima de 1 ano e 2 meses, recordou em lágrimas o encontro do filho com o Papa. Levado até o Pontífice por voluntário, a criança recebeu um beijo. “Não tem como descrever a emoção, mas tenho certeza que meu filho recebeu uma benção especial. Vou contar isso para ele quando crescer”, destacou.
Os peregrinos ficaram encantados com o sorriso do Papa. “Ver a serenidade do seu rosto, o seu sorriso é uma experiência única. Tantas vezes vi ele celebrando na Catedral, mas agora é diferente. Ele é Papa, por isso choro tanto, mas ele continua simples, com uma graça diferente sobre ele, algo divino”, conta a jovem de Buenos Aires, Kiria Rodrigues, 22 anos.
Também a portuguesa Silvana Balaquirias, 26 anos, afirma ser impossível estar tão perto do Papa e não se encantar com seu sorriso e sua juventude. “É um Papa jovem! Um Papa alegre e amoroso. Queria que todos os jovens do mundo inteiro estivessem aqui. Fitar o olhar dele é tudo de bom. Uma alegria sem fim, que supera a qualquer uma que já vivi na minha vida. Vendo ele, gritei “sou a Igreja” e ele acenou para mim”.
“É sempre emocionante estar perto do Papa. Ele sorri e seu sorriso passa amor”, disse o jovem angolano, Maocy Hangf, 27 anos.
A baiana Quiara Silva, 18 anos, disse que se sentiu amada pelo Papa. “A jornada começou e nosso Papa está no meio de nós. Os jovens amam o Papa e o seu sorriso mostrava que é recíproco. Ele também nos ama! Ele é o Papa da juventude”.

O primeiro discurso do Papa em solo brasileiro

Fonte: Canção Nova 
André Alves

“A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios”, disse o Papa.
“Quis Deus na sua amorosa providência que a primeira viagem internacional do meu Pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao Brasil”. Estas foram as primeiras palavras oficiais do Papa Francisco em solo brasileiro, durante a cerimônia de boas-vindas no Palácio da Guanabara, por volta das 18h desta segunda-feira, 22.
Em meio a um clima de muita receptividade, o Santo Padre seguiu o discurso pedindo licença para entrar e transcorrer a semana com o povo brasileiro. Segundo o Papa, sua visita tem a missão única de confirmar os ”irmãos na Fé em Cristo”. “Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em seu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: ‘A paz de Cristo esteja com vocês!’”
E reforçou o motivo da sua vinda ao Brasil. “Vim para a Jornada Mundial da Juventude. Vim para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Eles querem agasalhar-se no seu abraço para, junto de seu Coração, ouvir de novo o seu potente e claro chamado: ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’”.
Segundo o Papa, Cristo abre espaço para estes jovens que veem de diversas partes do mundo para se encontrarem com o Pontífice, mas sobretudo com Jesus. Francisco destacou ainda a relação de Cristo com a juventude. “Cristo ‘bota fé’ nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: ‘Ide, fazei discípulos’. Ide para além das fronteiras do que é humanamente possível e criem um mundo de irmãos”.
O Papa também lembrou que ao visitar o Brasil e falar aos jovens, também se dirigirá às famílias, às suas comunidades eclesiais e nacionais de origem, às sociedades nas quais estão inseridos.
E ao concluir o discurso, Francisco pediu a atenção do povo brasileiro e, se necessária, “a empatia para estabelecer um diálogo de amigos”. Por fim, prometeu rezar, diante da imagem de Nossa Senhora, por todos os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude. “Depois de amanhã, se Deus quiser, tenho em mente recordar-lhes todos a Nossa Senhora Aparecida, invocando sua proteção materna sobre seus lares e famílias. Desde já a todos abençoo. Obrigado pelo acolhimento!”
Após a cerimônia, o Santo Padre reuniu-se de forma particular com a presidente Dilma, na Sala Verde do Palácio Guanabara. Em seguida, partiu para o Sumaré, onde ficará hospedado durante sua visita ao Rio de Janeiro.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Divulgado o programa de transmissão televisiva e de rádio da JMJ 2013

Fonte: Blog Carmadélio

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, secretário da Comissão Episcopal Especial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) publicou o programa de transmissão televisiva da JMJ Rio 2013, “para que nosso povo possa acompanhar com alegria e orações cada atividade realizada”.
O também Presidente da Comissão Episcopal para a Pastoral Juvenil da CNBB assinalou que embora “muitos jovens e adultos estarão presentes no Rio de Janeiro, a grande maioria acompanhará os acontecimentos através dos meios de comunicação social”.
Dom Pinheiro da Silva indicou em seu comunicado que “não haverá um único canal de televisão que transmita todos os momentos da Jornada em tempo real, portanto, é importante que, seguindo os horários aqui indicados, a pessoa procure o canal disponível”.
“As emissoras que se comprometeram a colaborar com a transmissão de um ou outro evento são: TV Vaticano, Rede Vida, Rede Século 21, Canção Nova, TV Aparecida, EBC – TV Brasil, Globo, Record, TV Vanguarda, Rede TV, Band, SBT”.
O Prelado assinalou que “a maioria das emissoras, principalmente as católicas, transmitirão todos os atos centrais”.
Estes atos centrais são:
Missa de Abertura no dia 23 de julho às 7:30 p.m ( Pós meio dia, ou seja, 19 e 30.)
A Cerimônia de acolhida ao Papa Francisco, em 25 de julho às 6:00 p.m.;
A Via-Sacra conduzida pelo Papa, em 26 de julho a partir das 6:00 p.m.;
A Abertura da Vigília, em 27 de julho às 7:30 p.m.;
A Missa de envio, em 28 de julho às 10:00 a.m.
Dom Pinheiro da Silva pediu em sua carta que “façamos chegar aos olhos e mãos de nosso povo as informações concretas para que todos possam envolver-se neste caloroso abraço de Cristo Redentor, que nos aguarda no final deste mês no Rio de Janeiro com os jovens do mundo inteiro”.
Por isso, pediu aos fiéis “reenviar esta programação através de uma difusão intensiva”, em redes sociais e internet, Missas, meios de comunicação, entre outros.
A JMJ Rio2013 será transmitida em diversos canais de TV do Brasil, diversos canais de TV internacionais e também via internet. O sinal será disponibilizado pela Rede Globo que está coordenando o pool de emissoras.
O pool de TV é uma parceria das emissoras de televisão do Brasil para tornar possível a transmissão na íntegra e “ao vivo” dos momentos mais importantes da JMJ onde o Papa Francisco estará presente.
A distribuição do sinal institucional da Jornada Mundial da Juventude será gratuito às emissoras que desejarem retransmitir o evento. De acordo com o Diretor de Comunicação da JMJ, padre Márcio Queiroz, a entrega do sinal é para que todos possam experimentar este momento de fé. “A entrega do sinal aberto e gratuito é para que todas as emissoras tenham a possibilidade de participar deste momento histórico no Brasil, afinal se trata da primeira viagem internacional do Papa Francisco”, afirmou.
A coordenação do pool é responsável em receber o sinal (que é gerado pelas emissoras que fazem parte do pool) e distribuir (para todas as emissoras abertas, católicas e as estatais). A missão do pool é promover esta parceria para que o público que estiver em casa possa acompanhar o Papa Francisco, onde ele estiver e em tempo real. Além disso, as emissoras produzirão materiais exclusivos para a sua própria programação.
As emissoras nacionais irão trabalhar em uma grande parceria. “É um grande esforço de estrutura técnica, dividindo em partes todas as participações do Papa. Além das emissoras fazerem o material deles, também farão as imagens para o pool, é um esforço louvável”, diz Fernando Gueiros, Gerente de Operações da TV Globo e Coordenador do Pool da JMJ.
O peregrino que estiver em Copacabana ou em Guaratiba nos dias da Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, poderá também ouvir em seu próprio idioma, através de frequências de FM da rádio catedral do Rio de janeiro, momentos como: catequeses, informações da cidade e cultura, deslocamentos dos peregrinos, além dos Atos Centrais com o Papa Francisco.
Essa é a programação que será disponibilizada para quem sintonizar através de smartphones ou em rádios normais de FM. O serviço é da Rádio Catedral FM, a Rádio Oficial da Jornada Mundial da Juventude.
Serão seis canais de FM exclusivos para os idiomas com cobertura aproximada de 4 km ao redor dos eventos centrais. A Catedral FM 106,7 será o canal oficial sintonizada em todo o grande Rio. Além disso, será geradora de conteúdo para mais de 900 rádios no Brasil e na América Latina.
O peregrino poderá ouvir a programação da seguinte forma, em Copacabana: 88,3 FM – Inglês; 88,9 FM – Espanhol; 95,3 FM – Italiano; 96,9 FM – Francês; 98,7 FM – Alemão, e 105,9 FM – Polonês.
Em Guaratiba os idiomas serão nas frequências: 88,3 FM – Inglês; 88,9 FM – Espanhol; 90,1 FM –Italiano; 101,9 FM – Francês; 104,7FM – Alemão; 105,7 FM – Polonês.
O objetivo é uma comunicação direta, e, sobretudo acolher o peregrino para que se sinta em casa, de acordo com o coordenador das traduções simultâneas, Padre André. “De maneira especial durante a Jornada Mundial da Juventude, este serviço aos peregrinos facilita o entendimento direto dos Atos Centrais, oferece repetidamente dicas importantes para os peregrinos e possibilita uma comunicação imediata com os participantes, em caso de necessidade. Edificamos, assim, com gestos simples e concretos, a vida dos irmãos”, disse Padre André.
Além da comunicação com o peregrino nos idiomas oficiais da Jornada, a Rádio Catedral FM 106,7 também trabalha em um canal para áudio descrição, ou seja, para atender aqueles que possuem algum tipo de deficiência visual.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

JMJ Rio 2013 desafia os jovens a fazerem o maior flash mob do mundo, no dia 28!

Fonte: site JMJ

Na manhã do domingo, 28, os jovens do mundo inteiro dançarão juntos para homenagear o Papa Francisco e toda a Igreja, no Campus Fidei, em Guaratiba. O desafio é fazer deste o maior flash mob do mundo. A coreografia é da bailarina carioca Gláucia Geraldo. A canção "Francisco" faz parte da programação do Show do Futuro.
Segundo o diretor Artístico dos eventos de Guaratiba, Edson Erdmann, o Papa Francisco vai reencontrar os jovens no Campus Fidei, às 9h30, e será recepcionado com um grande flash mob. “É um desafio. Será que nós conseguimos mostrar para o Papa que nós somos capazes? A ideia é essa”, explicou.
Além disso, de acordo com ele, o objetivo é mostrar que juntos os jovens conseguem falar ao mundo. “A ideia do flash mob é mostrar que juntos nós podemos mostrar alguma coisa, que nós somos capazes de dizer alguma coisa para o mundo. Mostrar a unidade, que nós pensamos juntos”, destacou.
Música e dança
Os jovens que desejarem já podem começar a ensaiar com seus amigos. No entanto, antes da apresentação oficial para o Papa, haverá quatro ensaios no sábado, 27, e um no domingo de manhã, 28, no Campus Fidei.
“A ideia da música é ser simples, boa, gostosa de ouvir. A coreografia é simples, mas nós vamos impressionar o mundo se todos fizermos a mesma coisa”, disse.


Jovens de nossa Paróquia e nossa Diocese, assistam o vídeo abaixo, aprendam a coreografia e façam bonito no Rio!

Indeferido o pedido do Ministério Público contra a JMJ

Fonte: site JMJ

A Justiça do Estado do Rio de Janeiro indeferiu o pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que ameaçava a realização da JMJ Rio2013. O MPRJ ajuizou uma ação civil pública para suspender imediatamente o edital de licitação publicado pelo município do Rio para contratação de serviços de saúde para a Jornada. A decisão judicial foi tomada em primeira instância na tarde desta quinta-feira, dia 11, pela juíza titular da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, Roseli Nalin. Ainda cabem recursos.Um dos motivos alegados pelo MPRJ para a suspensão seria a natureza do evento, considerada privada pelo órgão, sem levar em consideração o papel do Poder Público, de todas as esferas, de parceria na realização da Jornada. A prefeitura deve executar o serviço de atendimento médico pré-hospitalar fixo e móvel nos eventos a serem realizados em Copacabana e Guaratiba.
Foi indeferido pela Justiça o pedido de antecipação dos efeitos da tutela formulado na ação civil pública movida pelo MPRJ. De acordo com a decisão proferida pela juíza nos autos da ação civil pública, o afastamento entre religião e estado não pode impedir o Administrador, fundado em razões de interesse público, custear determinados serviços que serão prestados aos participantes do evento, ainda que haja conotação religiosa. “A referida conduta não caracteriza qualquer desvio de finalidade, nem tampouco confusão entre Estado e Igreja, eis que assim agindo não estará o Poder Público agindo com base em elementos religiosos, nem tampouco utilizando-se de recursos públicos para beneficiar esta ou aquela religião”.
Ao indeferir o pedido de antecipação dos efeitos da tutela, formulado pelo Ministério Público, a magistrada considerou que, neste caso, “deve ser prudente e agir com extrema cautela, eis que medida de natureza liminar como a que pretende o Autor (o MPRJ) pode gerar um cenário de absoluta insegurança e descrédito ao país, além de prejudicar milhares de pessoas que virão ao Rio de Janeiro para participar do evento com a certeza de que haverá serviços destinados a garantir sua saúde”.De acordo com a Diretora Setor Jurídico do Instituto Jornada Mundial da Juventude, Claudine Milione Dutra, a decisão já era esperada. “A decisão judicial era previsível e, sem dúvida, foi acertada. O descabido pedido do Ministério Público deixaria os participantes da JMJ perigosamente desassistidos e os prejuízos seriam irreversíveis”, destacou.
Entenda o caso
Na última terça-feira, 9, o MPRJ ajuizou a ação civil pública para suspender o edital de licitação publicado pelo município do Rio para contratação de serviços de saúde para a Jornada. Um dos motivos para a suspensão seria a natureza do evento, considerada privada pelo Ministério Público.
Na quarta-feira, 10, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se pronunciou a respeito reafirmando a disponibilidade do Governo Municipal em garantir todos os serviços públicos necessários para atender bem os milhares de peregrinos e participantes que já começaram a chegar à cidade para a JMJ.
O Instituto Jornada Mundial da Juventude lançou uma nota oficial em que se disse certo de que “o Poder Judiciário decidirá a questão atendendo a todos os anseios da sociedade, e que, apesar de tais obstáculos, a JMJ Rio2013 será um sucesso”.
Nas redes sociais e nos comentários do site da Jornada, muitas pessoas se manifestaram contra a atitude do Ministério Público. “Ela (a JMJ) vai acontecer do mesmo jeito! São milhões de jovens do mundo inteiro que vamos estar lá... Pobres, ricos, pretos, brancos... Haverá professores, advogados, empresários, operários, agricultores e pescadores entre nós. Haverá também médicos, enfermeiros e eles não nos deixarão morrer (se eu não me engano, era pra saúde a verba... Era isso mesmo?). Aliás, nós não temos medo de morrer. Sonhamos mesmo com o Paraíso, com o Céu (lugar mais justo que esse não pode haver)”, afirmou o jovem paraense Juscelio Mauro Pantoja, em seu perfil no Facebook e que se espalhou pela rede social.



quarta-feira, 10 de julho de 2013

Quatro milhões de downloads gratuitos do e-book "50 perguntas sobre Jesus"!

A figura de Nosso Senhor Jesus Cristo e as origens da Igreja Católica se converteram por estes dias em um dos temas com maior êxito no mundo virtual, isto graças aos 4 milhões de downloads gratuitos que alcançaram o livro “50 perguntas sobre Jesus”, cujo formato ‘e-book’ foi liberado em meados de abril na Apple Store.

A obra está baseada no documento “Jesus Cristo e a Igreja” -que fala sobre o que se sabe realmente sobre Jesus- e foi escrita no ano 2006, para sua publicação impressa, por um grupo de historiadores e teólogos da Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra na Espanha.
No livro, os professores da Universidade espanhola formulam e respondem várias perguntas sobre a vida de Jesus de Nazaré e a Igreja Católica, com o objetivo de explicar, a partir das escrituras e documentos históricos, a figura do Filho de Deus.
O documento responde perguntas como: O que sabemos realmente de Jesus? Porque se celebra o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro? O que significa a virgindade de Maria? O que foi a matança dos inocentes? Quem foi Maria Madalena? Que influência teve São João Batista em Jesus? O que aconteceu na Última Ceia? Por que condenaram Jesus à morte? Como se explica a Ressurreição de Jesus?
Desde o seu lançamento virtual, o livro chamou especialmente a atenção dos jovens. Isto é o que comentou Juan Chapa, decano da Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra e editor do formato digital, que diz que a figura de Jesus e as origens dos cristãos geram uma grande curiosidade na juventude.
O Decano também comentou que um dos propósitos do livro em seu formato ‘e-book’, era o de aproveitar a visibilidade da Internet como ferramenta de evangelização.
O livro foi apresentado inicialmente em formato PDF e logo posto a disposição na versão eletrônica nos formatos ePub e Mobi. A obra já está no ranking dos dez ‘e-books’ mais baixados dentro da categoria do Cristianismo. (GPE/EPC)
Com informações da Agencia SIC e do Serviço de Informação da Opus Dei.
Fonte: Gaudiumpress

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Papa Francisco aprova a canonização de João Paulo II e João XXIII

Fonte: ACI Digital

O Papa Francisco aprovou o decreto de canonização do Beato João Paulo II e João XXIII, conforme explicou o porta-voz do Escritório de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi. Os cardeais e bispos da Congregação para as Causas dos Santos aprovaram nesta terça-feira o segundo milagre atribuído ao Beato João Paulo II e que abre as portas para sua canonização, como relatado por fontes do Vaticano.
Embora não tenha havido confirmação oficial, as mesmas fontes disseram como possíveis datas para a canonização de João Paulo II o dia 24 de novembro, no fim da celebração do Ano da Fé, ou dia 08 de dezembro.
Além disso, a imprensa italiana já indicava nesta terça-feira que a cerimônia de canonização de João Paulo II poderia ser feita junto com a de João XXIII, conhecido como o "Papa Bom".
Assim, o jornal italiano "La Stampa", observou nesta terça-feira que "Inesperadamente, os cardeais e bispos também terão que discutir outro caso, o da canonização de João XXIII", o Pontífice que convocou o Concílio Vaticano II, falecido há 50 anos e cuja beatificação ocorreu em 2000.
Nessa linha, afirmava que essa mudança "não prevista" demonstra "a vontade de celebrar juntas" as duas cerimônias de canonização e assinala que Roncalli e Wojtyla "poderiam ser canonizados em dezembro de 2013, imediatamente após o final do Ano da Fé, visto que a hipótese inicial de outubro parece cada vez menos plausível pela falta de tempo e problemas organizacionais".
Karol Wojtyla foi beatificado no dia 1 º de maio de 2011, depois da aprovação do seu primeiro milagre com a assinatura do agora Bispo Emérito de Roma, Bento XVI. Naquela ocasião, se tratou de uma cura, dois meses após sua morte, da religiosa francesa Marie Simon Pierre, que sofria da doença de Parkinson desde 2001, a mesma que João Paulo II sofreu em seus últimos anos.
Por sua parte, João XXIII foi beatificado por João Paulo II em setembro de 2000, durante o Jubileu, na mesma celebração da beatificação de Pio IX. Na ocasião, o milagre aprovado para a sua beatificação foi a cura da Irmã Caterina Capitani em 1966.
O Papa João XXIII convocou o Concílio Vaticano II, e morreu, enquanto o Concílio estava em andamento, muitos bispos propuseram proclamar o "Papa Bom" como santo por aclamação, mas seu sucessor, Paulo VI, optou por seguir as vias canônicas, por isso começou o processo canônico, em seguida, foi beatificado pelo seu antecessor Pio XII.

Publicada a primeira encíclica do Papa Francisco

Fonte:  Agência Ecclesia
Francisco fala em "precioso trabalho" do seu predecessor na redação da "Lumen fidei"
O Papa Francisco publicou hoje a sua primeira encíclica, ‘Lumen fidei’ (Luz da Fé), assumindo o trabalho iniciado por Bento XVI para a conclusão da trilogia sobre as virtudes teologias (fé, esperança e caridade).

“Estas considerações sobre a fé – em continuidade com tudo o que o magistério da Igreja pronunciou acerca desta virtude teologal – pretendem juntar-se a tudo aquilo que Bento XVI escreveu nas cartas encíclicas sobre a caridade e a esperança”, sublinha o atual Papa, no documento divulgado pela Santa Sé.
Francisco assinala que o seu predecessor “tinha quase concluído um primeiro esboço desta carta encíclica sobre a fé”.
“Estou-lhe profundamente agradecido e, na fraternidade de Cristo, assumo o seu precioso trabalho”, refere.
Segundo o Papa, “fé, esperança e caridade constituem, numa interligação admirável, o dinamismo da vida cristã rumo à plena comunhão com Deus”.
“Unida à fé e à caridade, a esperança projeta-nos para um futuro certo, que se coloca numa perspetiva diferente relativamente às propostas ilusórias dos ídolos do mundo, mas que dá novo impulso e nova força à vida de todos os dias”, assinala.
Num texto com marcas de Bento XVI, Papa emérito, o seu sucessor apresenta uma ideia que tem defendido desde o início do pontificado: “Não deixemos que nos roubem a esperança, nem permitamos que esta seja anulada por soluções e propostas imediatas que nos bloqueiam no caminho, que ‘fragmentam’ o tempo transformando-o em espaço”.
Francisco agradece ao seu predecessor, que em fevereiro renunciou ao pontificado, por ter convocado um Ano da Fé (outubro de 2012-novembro de 2013), que teve início no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II.
“Esta coincidência permite-nos ver que o mesmo foi um Concílio sobre a fé , por nos ter convidado a repor, no centro da nossa vida eclesial e pessoal, o primado de Deus em Cristo”, precisa.
O Vaticano II, acrescenta, “fez brilhar a fé no âmbito da experiência humana, percorrendo assim os caminhos do homem contemporâneo”.
Bento XVI publicou em janeiro de 2006 a ‘Deus caritas est’ (Deus é amor), um texto no qual procura apresentar uma “fórmula sintética da existência cristã”: Deus é amor e os cristãos acreditam nesse amor, fazendo dele a “opção fundamental” da sua vida.
A segunda parte da trilogia, ‘Spe salvi’ (Salvos na esperança) foi assinada em 2007 e aborda o tema da esperança cristã, num mundo dominado pela descrença e a desconfiança perante as questões relacionadas com o transcendente.
A palavra “encíclica” vem do grego e significa “circular”, carta que o Papa enviava às Igrejas em comunhão com Roma, com um âmbito universal, onde empenha a sua autoridade primeiro responsável pela Igreja Católica.
Esta forma de magistério nasceu com Bento XIV (1740-1758) e Francisco assinou a 29 de junho a 297ª encíclica na história da Igreja, dada a conhecer esta manhã.
O título de uma encíclica é o começo do texto, na sua versão oficial em latim.