sábado, 25 de fevereiro de 2012

Encontro de Formação da Campanha da Fraternidade 2012

(Fonte: Diocese de Uberlândia)
Neste domingo, 26, acontece o Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2012, organizado pela Diocese de Uberlândia através da Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral Familiar e Legião de Maria.
O local do evento é o auditório do bloco 3Q, do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com início às 7h e término às 17h30.
 “O objetivo desse encontro é apresentar o tema da Campanha da Fraternidade 2012 promovendo um amplo debate sobre a saúde pública da cidade com a finalidade de surgir propostas e ações que possam melhorar a saúde na cidade. Ao final do encontro, entregaremos essas propostas às autoridades responsáveis”, explica o responsável pela Pastoral da Saúde na Diocese de Uberlândia, Dr. Marcelo Viana Porta.
 A campanha da Fraternidade é divida em três etapas: Ver, Julgar e Agir. A primeira etapa “Ver” é a apresentação de um histórico do tema; a etapa “Julgar” é uma análise crítica segundo a teologia do assunto; a terceira etapa “Agir” é a formulação de propostas e ações em função de melhorias.
Os participantes do evento poderão contar com três palestras, a “Ver” com Dr. André Luiz de Oliveira, a “Julgar” com o Pe. Júnior Vasconcelos e a “Agir” com Dr. André Luiz de Oliveira, e logo em seguida será montado um trabalho em grupo: “Como anda nossa saúde”, que será promovida discussões e ações para a saúde pública.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A CF 2012 e a realidade da saúde pública no Brasil

Fonte: Zenit

Entrevista com o Secretário Executivo da Campanha da Fraternidade, Padre Luiz Carlos Dias
O padre Luiz Carlos Dias pertence à diocese de São João da Boa Vista (SP) e à província de Ribeirão Preto, e chegou à sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no dia 25 de abril do ano passado.

O que é a Campanha da Fraternidade para a Igreja do Brasil?
É um grande projeto de Evangelização da Igreja no Brasil que chega à sua 49ª edição. A primeira etapa é realizada no tempo da quaresma, e a segunda, de realização de projetos de transformação da realidade proposta, no decorrer do ano. É um projeto que pretende levar a Igreja no Brasil a tarefas transformadoras na sociedade, em prol da justiça e da vida. É, portanto, um belo projeto evangelizador que empenha os católicos e pessoas de boa vontade em ações transformadoras.

Que tipo de mudanças se espera? 
Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, a Campanha da Fraternidade de 2012, quer suscitar em nossas comunidades e na sociedade em geral uma sadia discussão sobre a realidade da saúde pública no Brasil, e mobilizar as nossas comunidades e a sociedade em geral em ações que resultem em melhorias no atendimento e na assistência à saúde da população. Ao final da Campanha, intentamos levar às autoridades competentes Para que a “saúde se difunda sobre a terra”, também é necessário lembrar às pessoas que a saúde é um dom a ser preservado com hábitos de vida saudável. E, por fim, queremos dar visibilidade e impulsionar as pastorais ligadas à saúde, um autêntico tesouro de nossa Igreja, que disponibiliza cerca de 500 mil voluntários de nossas comunidades na atenção às pessoas em momento de fragilidade da saúde. 

Há um risco na saúde brasileira? 
A CF 2012 aponta para uma das feridas sociais mais agudas de nosso país e, quer dar voz ao clamor daqueles que não têm uma estrutura de atendimento à saúde nas proximidades de onde residem, o que ainda ocorre em algumas regiões, dos que enfrentam as longas filas para o atendimento e necessários exames, hospitais lotados, dos que não têm acesso aos medicamentos. São situações que contrastam com os que podem contar com serviços de planos de saúde, os quais já respondem pelo atendimento de um quarto da população, sendo que, alguns apresentam restrições das quais os usuários se darão conta somente quando recorrem a estes serviços. Além disso, são constantes as reivindicações por melhor remuneração dos serviços e salário dos profissionais da saúde pública. 
Portanto, não é exagero dizer que a saúde pública no país não vai bem. E, os problemas hoje verificados na área da saúde são reflexos do contexto mais amplo de nossa economia de mercado, hoje globalizada, que não admite a iluminação ético-moral e nem o horizonte de valores sociais, ou seja, é um sistema destituído de compromissos com o povo, com as pessoas, e com a saúde, especialmente daqueles em situação de exclusão. 

Qual é a presença da Igreja na saúde brasileira, nos hospitais, na área da saúde? 
A Igreja tem um papel importante na história da saúde pública no Brasil. No início da colonização tivemos as iniciativas dos jesuítas, a seguir as Santas Casas, as quais ainda representam um terço dos leitos no país. Os religiosos e as religiosas foram presença marcante e contribuíram para um atendimento humanizado. 
Hoje, se somarmos os voluntários das pastorais da Saúde, da Criança, do Idoso, da Aids, chegamos a cerca de quinhentas mil pessoas. Portanto, a nossa Igreja tem uma presença significativa, e não só pelos números, sobretudo, pelo cuidado exercido a inúmeros irmãos e irmãs em momento de fragilidade e enfermidade. Em relação aos hospitais, percebemos que em muitos a tendência é dificultar a presença da Igreja no atendimento aos pacientes, dada também a diversidade de religiões. No entanto, é bom frisar que este atendimento é um direito assegurado em âmbito internacional. Precisamos vencer as barreiras para exercitarmos a samaritanidade junto a essas pessoas, o que é essencial à missão da Igreja. 

Qual é a resposta que se espera de todos os católicos? 
A Campanha não vem para tomar o lugar da nossa caminhada quaresmal, que é o tema fundamental: a vivência deste tempo procurando retomar a fidelidade ao discipulado e adesão cada vez mais consistente aos valores evangélicos mediante a conversão como preparação para a celebração da Páscoa, mistério central de nossa fé, é o fundamental e nada pode deve se sobrepor a este mistério. E a Campanha da Fraternidade com suas temáticas, como a deste ano, contribui neste processo. Além disso, é preciso perceber que ações transformadoras em realidades como a saúde pública, beneficiam especialmente os mais necessitados, os pequeninos, segundo a expressão evangélica. 
Mas, a satisfação de perceber uma série de sinais de movimentação e interesse nas paróquias e nas diversas dioceses por esta Campanha, a julgar pelas inúmeras formações e pela quantidade de material requisitado. Portanto, esperamos que a proposta da Campanha da Fraternidade venha contribuir para as devidas melhorias na saúde pública, para que a saúde se difunda sobre a terra. 
Por Thácio Siqueira
Permalink: http://www.zenit.org/article-29774?l=portuguese

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A caminhada para a Páscoa


A vida é caminhada, peregrinação. Somos povo a caminho, destinados à pátria celeste... Eis a mensagem da Escritura, especialmente do Novo Testamento. Mensagem que, na prática tendemos a ignorar ou na qual preferimos não pensar. O mundo do aqui e agora é que toma nossa atenção. Como se nada houvesse além do mundo visível e material. Perdemos nosso senso de direção e de propósito, esquecemos que destino mais alto nos aguarda. 
De tempo em tempo, precisa-se retomar a caminhada com ímpeto novo. A Quaresma é esse tempo, “tempo favorável”, em que iniciamos com novo propósito a caminhada que nos conduz, enfim, a Deus. Nosso objetivo imediato é a Páscoa, a passagem cristã, mas ela própria é símbolo e antegozo da festa pascal no céu. Por isso, a época quaresmal pode ser vista como microcosmo da própria vida. O caminho dessa alegria passa pela estreita porta da penitência. Ilusão esperar por alegria fácil ou instantânea. Implica observância que pode ir deveras contra nossa vontade. Haverá elemento de combate, de autorrestrição, de firmeza. Na oração da coleta na missa da quarta-feira de Cinzas, pedimos ao Senhor “para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal”, ao iniciarmos a Quaresma. Assim, devemos nos preparar para a batalha. Mas não deve haver a encenação farisaica da cara amarrada. O oferecimento deve ser feito com júbilo, já que “Deus ama a quem dá com alegria” (2Cor 9,7). No espírito da liturgia oriental, exclamemos: “guardemos todos esses dias com alegria”. (Fonte: Quaresma e Semana Santa, Vincent Ryan, OSB - Ed. Paulinas-1991)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mensagem do Papa para o Brasil

“Que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Eclo 38,8) é o lema da Campanha da Fraternidade 2012 lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta quarta-feira, 22. Em mensagem enviada nesta Quarta-feira de Cinzas ao presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, o Papa Bento XVI enfatizou que “para os cristãos, de modo particular, o lema bíblico é uma lembrança de que a saúde vai muito além de um simples bem estar corporal”. Expressou o desejo de que “essa Campanha possa inspirar no coração dos fiéis e das pessoas de boa vontade uma solidariedade cada vez mais profunda para com os enfermos, tantas vezes sofrendo mais pela solidão e abandono do que pela doença, lembrando que o próprio Jesus quis Se identificar com eles: «pois Eu estava doente e cuidastes de Mim» (Mt 25,36). Finaliza a mensagem enviando a bênção apostólica, saudando todos aqueles que tomam parte, física ou espiritualmente, na Campanha da Fraternidade e invocando o conforto e a fortaleza de Deus para todos, em especial, para os doentes.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Lançado o portal ELO DA FÉ

Ismael Carvalho
Aconteceu na manhã do dia 16 de fevereiro, o lançamento do portal ELO DA FÉ no Centro Pastoral da Catedral Santa Teresinha, em Uberlândia (MG). Mais de 50 padres participaram do evento que contou com a presença do bispo diocesano, dom Paulo Francisco Machado, agentes de pastorais e profissionais da imprensa que prestigiaram o momento.
“A ideia foi congregar num local só, um grande portal, todos os conteúdos com informações relativas à nossa Igreja Católica. Neste portal vão participar a Diocese de Uberlândia, Santuário, Rádio América, as pastorais e assim por diante”, destacou Paulo Fernando, diretor da agência Fórmula P, parceira do projeto.
O entusiasmo dos padres com o portal foi evidenciado no momento que dom Paulo conduziu uma oração em intenção dessa primeira iniciativa do Centro de Comunicação Diocesano (CCD). “Jesus Cristo deixou a todos os cristãos uma missão: ‘Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura’. Se a Igreja no passado se esqueceu um pouco dessa missão confiada por Jesus, hoje ela deve retomar essa missão com novo ardor, afinal de contas a missão maior da Igreja é evangelizar", finalizou o bispo diocesano.
Acessem o portal pelo endereço www.diocesedeuberlandia.org.br

Olha aí o 5º Fest Cristo!

“A cruz sagrada seja minha luz!” Este é o tema do 5º Fest Cristo, realizado pela Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) durante os dias de carnaval. A exemplo das edições anteriores, neste ano o retiro  acontece na casa de retiro SSVP que fica localizada na rodovia que liga Uberlândia (MG) a Campo Florido (MG).
De 18 a 21 de fevereiro, os participantes do 5º Fest Cristo terão noites temáticas, pregações, diversão, louvor, missa e muita música. Informações pelos telefones (34) 9106-2340 e (34) 9663-6373.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Nossa Senhora de Lourdes - uma história de fé


Há mais de cento e cinqüenta anos, um pequeno povoado no sul da França tornava-se o centro das atenções do mundo católico.
Desconfiança e incredulidade de um lado, emoção e fé de outro.
No centro de tudo, uma menina de quatorze anos, muito pobre e analfabeta, que obedece cegamente a uma bela Senhora que com ela reza o terço.
Depois da primeira aparição no dia 11 de fevereiro de 1858, começa uma história de fidelidade a essa Senhora que se revela como Imaculada Conceição. Bernadete Soubirous mal sabia pronunciar aquele título que a Igreja, oficialmente, reconhecera como dogma quatro anos antes. Mas parece que a Senhora marcou encontro com seu povo, sobretudo com seus prediletos, os mais simples, os mais pobres, os sem vez nem voz. Povo fiel.
A menina, asmática e filha de gente desempregada e mal vista, foi-lhe fiel, devotada, filha. A Senhora, rainha céu e serva do Senhor, foi-lhe fiel, devotada, mãe. 
A Mãe pediu penitência, oração, uma capela. Mandou cavar a terra e a água brotou límpida e milagrosa, generosa, para todos se saciarem.
A filha fez penitência, aguentou as pressões, levou os recados, cavou a terra, lavou o rosto na água enquanto era ainda barro. Retirou-se para que ficasse apenas a Senhora, da qual se fez serva.
Há cento e cinqüenta anos, peregrinos do mundo inteiro se dirigem a Lourdes e buscam na gruta alguma coisa ainda mais segura que aquelas rochas, algo ainda mais puro que aquela água fresca. Os doentes são tantos. Tão numerosos quantos os milagres que acontecem o tempo todo, mas que não se vêem. Há um pudor dos agraciados, porque tantos milagres acontecem fora das cadeiras de roda, apesar delas.
Na vizinhança da gruta, os filhos de todas as línguas dialogam em paz, rezam pedindo paz, nutrem-se de paz. Não é a paz da não-guerra, mas a paz de Cristo Jesus, que acontece porque a Mãe preparou a casa e ajudou a chamar os filhos.
Sentada aos pés de sua Senhora e, finalmente, muito feliz, Bernadete acompanha as procissões, cantando baixinho. Prefere as procissões da noite, iluminadas de velas. Em sua inocência de sempre, acha-as parecidas com as estrelas que, agora, pode até tocar com as mãos. (Fonte: Fatima.com.br) 
Permalink: http://www.fatima.com.br/site2/index.php?option=com_content&view=article&id=535:nossa-senhora-de-lourdes-11-de-fevereiro-&catid=45:outros&Itemid=404

11 de fevereiro - Dia Mundial do Enfermo

Trecho final da Mensagem do Papa para este dia

O tema desta mensagem para a 20ª Dia Mundial do enfermo, “Levanta-te e vai, a tua fé te salvou”, olha também para o próximo 'Ano da fé” que iniciará em 11 de outubro de 2012, ocasião propícia e preciosa para redescobrir a força e a beleza da fé, para aprofundar os conteúdos e para testemunhá-la na vida de cada dia. (Carta Apostólica Porta da fé, 11 de outubro de 2011). Desejo encorajar os doentes e sofredores a encontrar sempre uma âncora segura na fé, alimentada pela escuta da Palavra de Deus, pela oração pessoal e pelos Sacramentos, enquanto convido os Pastores a serem sempre mais disponíveis para as celebrações aos enfermos. Sob o exemplo do Bom pastor e como guias do rebanho confiado a Eles, os sacerdotes sejam cheios de alegria, atenciosos com os mais fracos, os simples, os pecadores, manifestando a infinita misericórdia de Deus com as palavras seguras da esperança (Santo Agostinho, carta 95)

A todos os que trabalham no mundo da saúde, como também as famílias que nos próprios parentes veêm o rosto sofrido do Senhor Jesus, renovo o meu agradecimento e da Igreja, porque, na competência profissional e no silencio, mesmo sem proferir o nome de Cristo, o manifestam concretamente (Homilia, Santa Missa do Crisma, 21 de abril de 2011)

A Maria, Mãe da Misericórdia e saúde dos enfermos, elevamos o nosso olhar confiante e a nossa oração, à sua materna compaixão, vivida ao lado do Filho que morria na cruz, acompanhe e sustente a fé e a esperança de cada pessoa doente e sofrida no caminho da cura das feridas do corpo de do Espirito.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Imagens bentas quebradas: o que fazer?

Pe. Antônio Clayton Sant'Anna

Pessoas muito respeitosas e outras inseguras na doutrina não sabem como se desfazer das imagens bentas quebradas, estragadas, deterioradas. Será verdade que jogá-las no lixo pode fazer mal?
Isso é superstição.
E sobre o costume de colocá-las junto a um cruzeiro ou aos oratórios de estrada. O que pensar?
Objetos abençoados não têm em si algo divino. Não valem por si, mas pelo que significam. Como símbolos religiosos merecem respeito e veneração. Símbolos são recursos da comunicação humana em todas as culturas. A dimensão símbólica é uma propriedade entre o racional e o biológico ou a pura sensibilidade.
Usamos esta linguagem no dia a dia e não só as palavras e gestos. Ora, todas as religiões se expressam através de objetos simbólicos mesmo aquelas contrárias ao uso das imagens enquanto bíblico entra no universo simbólico religioso.
Acabar de quebrá-las ou destruir os objetos sacros estragados, é a maneira respeitosa de se desfazer delas e deles. O próprio respeito ao uso espiritual, à sua linguagem simbólica pede sua destruição total. Se possível enterrando, queimando ou colocando no lixo em pedaços bem pequenos. Nunca as deixar junto a cruzeiros ou oratórios. Venerar santos não pode sequer parecer mais importante que a salvação em Cristo.
Fonte: Revista de Aparecida, Junho 2010, nº 99

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Lançada a logomarca da JMJ 2013

Fonte: Canção Nova

“Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil! Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil”! Este trecho da canção “Cidade Maravilhosa”, de André Filho, que é tão conhecida pelos brasileiros, representou bem o que a logomarca da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro quis transmitir: em 2013, o Cristo Redentor com os braços abertos receberá uma multidão de jovens que estarão unidos em um só coração, em uma só fé de 23 a 28 julho de 2013.
A logo, em formato de coração, o coração do discípulo, traz na parte superior, em verde, o Pão de açúcar, um dos cartões postais do Rio de Janeiro. Na parte inferior, em azul, o litoral brasileiro. No centro, em amarelo, o Cristo Redentor. 
A cruz à esquerda é uma demonstração de que o Brasil desde suas origens nunca deixou de ser a ‘Terra de Santa Cruz’ e representa ainda a cruz peregrina que percorre todas as dioceses do Brasil.
Além de referências à cidade do Rio de Janeiro, a logomarca representa Jesus que no alto da montanha se dirige aos seus discípulos, episódio narrado em Mateus 28,19: "Ide e fazeis discípulos entre todas as nações", o tema da Jornada Mundial da Juventude 2013.
Autor da logomarca
Foi um jovem de 25 anos o criador da logomarca vencedora da Jornada Mundial da Juventude do Rio. Gustavo Huguenin, que é formado em Design Gráfico, é natural do município de Cantagalo, região serrana do Rio de Janeiro e faz parte da paróquia do Santíssimo Sacramento, da diocese de Nova Friburgo.
Evento de lançamento
O evento de lançamento da logomarca oficial aconteceu nesta terça-feira, 07, às 20h, no auditório do edifício João Paulo II, no Rio de Janeiro, onde fica a sede do comitê oficial. A cerimônia reuniu mais de 100 bispos e membros da equipe organizadora da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro 2013, além de autoridades e representantes da sociedade.
“Nós estaremos ajudando o mundo a ter valores novos. Nós também estaremos fazendo um trabalho importantíssimo para a sociedade amanhã. Temos a grata alegria, mas uma grande responsabilidade também”, enfatizou o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma 2012

O Papa pede para termos misericórdia de quem sofre

Na mensagem para a Quaresma 2012, divulgada nessa terça-feira, 7, no Vaticano, o Papa Bento XVI propôs uma reflexão sobre o trecho tirado da Carta aos Hebreus que diz "prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras" (10,24). O santo Padre deteve-se especialmente no versículo 24 que "em poucas palavras, oferece um ensinamento precioso e sempre atual sobre três aspectos da vida cristã: prestar atenção ao outro, o dom da reciprocidade e a santidade pessoal.
O primeiro elemento "prestar atenção" nos convida a fixar o olhar no outro, a começar por Jesus, e a estar atentos uns aos outros, a não se mostrar indiferente ao destino dos irmãos. Nas palavras do Santo Padre, a voz do Senhor chama cada um de nós a cuidar do outro e "se cultivarmos esse olhar de fraternidade, brotarão naturalmente do nosso coração a solidariedade, a justiça, bem como a misericórdia e a compaixão." 
Ele continua, dizendo que a Sagrada Escritura adverte quanto ao perigo de ter o coração endurecido por uma espécie de "anestesia espiritual", que nos torna cegos aos sofrimentos alheios. Coloca como exemplo dessa situação, duas parábolas de Lucas: a parábola do bom Samaritano em que o sacerdote e o levita "passam ao largo" do homem assaltado e espancado pelos salteadores e a parábola do rico avarento, em que o homem rico não se dá conta da condição do pobre Lázaro que morre de fome à sua porta. Nos dois casos, diz o Papa, deparamo-nos com o contrário de "prestar atenção", de olhar com amor e compaixão. E ainda nos questiona o Papa: "O que é que impede este olhar feito de humanidade e carinho pelo irmão? Com frequência, é a riqueza material e a saciedade, mas pode ser também o antepor a tudo os nosso interesses e preocupações próprias." E complementa, "sempre devemos ser capazes de "ter misericórdia por quem sofre; o nosso coração nunca deve estar tão absorvido pelas nossas coisas e problemas que fique surdo ao brado do pobre."
O Santo Padre nos alerta ainda, que o "prestar atenção" ao outro inclui, também, a solicitude pelo seu bem espiritual. Ele recorda um aspecto da vida cristã que anda esquecido: o da "correção fraterna, tendo em vista a salvação eterna." Enfatiza que a tradição da Igreja enumera entre as obras espirituais de misericórdia a de "corrigir os que erram. É importante recuperar esta dimensão do amor cristão. Não devemos ficar calados diante do mal... entretanto a advertência cristã nunca há de ser animada por espírito de condenação ou censura; é sempre movida pelo amor e a misericórdia e brota de uma verdadeira solicitude pelo bem do irmão."
O segundo elemento do versículo 24 é o dom da reciprocidade. Conforme exorta o Papa, "os discípulos do Senhor, unidos a Cristo através da Eucaristia, vivem numa comunhão que os liga uns aos outros como membros de um só corpo...Na Igreja, corpo místico de Cristo, verifica-se esta reciprocidade: a comunidade não cessa de fazer penitência e implorar perdão para os pecados dos seus filos, mas alegra-se contínua e jubilosamente também com os testemunhos de virtude e de amor que nela se manifestam. Que os membros tenham a mesma solicitude de uns para com os outros (1Cor 12,25) - afirma São Paulo - porque somos um e o mesmo corpo.
O terceiro elemento, nos diz Bento XVI,  que "nos estimularmos ao amor e às boas obras" significa caminhar juntos na santidade, impelindo-nos a considerar a vocação à santidade como o caminho constante na vida espiritual, a "aspirar aos carismas mais elevados e a um amor cada vez mais alto e fecundo".
Por fim, o Santo Padre nos conclama a acolhermos o convite, sempre atual, para tendermos à "medida alta da vida cristã" (João Paulo II). Que sintamos a urgência de esforçar-nos por adiantar no amor, no serviço e nas boas obras.
Leia na íntegra a Mensagem do Santo Padre

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Noite Carismática

O GRUPO DE ORAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO convida você e sua família para participar da Noite Carismática que acontecerá no dia 7/2/12, terça-feira, na Paróquia São Francisco e Santa Clara. 
Será uma noite de muitas bênçãos, onde o Senhor cuidará de cada uma de suas ovelhas. Venha experimentar o amor de Deus em sua vida!
Horário: 19:00 (iniciando com a Santa Missa)
End.: R. Levino de Souza 2110 - Umuarama
"A ovelha perdia eu a procurarei; a desgarrada, eu a reconduzirei; a ferida, eu a curarei; a doente, eu a restabelecerei e velarei sobre a que estiver gorda e vigorosa." Ez 34,16

Campanha da Fraternidade 2012

A Igreja no Brasil, para enfrentar os grandes desafios à ação evangelizadora, percebe a necessidade de voltar às fontes e recomeçar a partir de Jesus Cristo. No contexto da Igreja, não há como empreender ações pastorais sem nos colocarmos diante de Jesus Cristo, em atitude de conversão. 

A Campanha da Fraternidade, apresentada, desde 1964, na quaresma, intensifica o convite à conversão. Ela contribui incisivamente para que este processo ocorra e alargue o horizonte da vivência da fé, na medida em que traz, para a reflexão eclesial, temas de cunho social, portadores de sinais de morte, para suscitar ações transformadoras, segundo o Evangelho. 
Nesse ano, o tema proposto é “Fraternidade e Saúde Pública”, com o lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8). A saúde integral é o que mais se deseja. Há muito tempo, ela vem sendo considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória da população brasileira, no campo das políticas públicas. 
O SUS (Sistema Único de Saúde), inspirado em belos princípios como o da universalidade, cuja proposta é atender a todos, indiscriminadamente, deveria ser modelo para o mundo. No entanto, ele ainda não conseguiu ser implantado em sua totalidade e ainda não atende a contento, sobretudo os mais necessitados destes serviços. 
Entendendo ser um anseio da população, especialmente da mais carente, um atendimento de saúde digno e de qualidade, a Campanha da Fraternidade 2012 aborda o tema da saúde, conforme os objetivos a seguir propostos. 

Objetivo Geral 

"Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde" (p. 12 do Texto-Base). 

Objetivos específicos 

a) Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável; 
b) Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade; 
c) Alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe; 
d) Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade; 
e) despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento; 
f) Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde (cf. p. 12 do Texto-Base da CF). 

O texto base é dividido em três partes e uma conclusão olhando para o futuro. A primeira parte é titulada "Fraternidade e a Saúde Pública" e oferece um panorama atual da Saúde no Brasil. Oferece-nos, também, algumas tabelas e quadros interessantes mostrando o melhoramento da taxa de mortalidade infantil nos últimos anos, o crescimento da população idosa, percentual de partos cesáreos, dados sobre obesidade, hipertensão arterial que atinge 44.7 milhões de pessoas, estimativas para várias formas de câncer e a evolução da freqüência de consumo abusivo de bebida alcoólico etc. 

A segunda parte, intitulada "Que a Saúde se Difunda Sobre a Terra" aborda a doença no Antigo e Novo Testamento e Jesus curando os doentes. Diz o Evangelho: "Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas deles, anunciando a Boa Nova do Reino e curando toda espécie de doença e enfermidade do povo" (cf. Mt 4, 23). O texto apresenta a parábola do bom samaritano como paradigma do cuidado. Trata também da experiência humana da dor e do sofrimento e os enfermos no seio da Igreja. Há também uma referência à Unção dos Enfermos, o sacramento da cura. 

A terceira parte oferece "Indicações para a Ação Transformadora no Mundo da Saúde". Analisa a importância da Pastoral da Saúde da Igreja e o papel dos agentes da mesma. Nesse mesmo contexto, aborda, ainda, a dignidade do viver e morrer. Trata, com clareza, de problemas como eutanásia, distanásia e ortotanásia. Além das propostas de ação da Igreja Católica na área de saúde, oferece também "Propostas Gerais para SUS". 

Em sua conclusão, o texto-base nos mostra como, ao longo dos últimos anos, houve mudança no conceito de saúde: de 'caridade' para 'direito', e lamenta que esse direito esteja sendo "transformado em negócio" num mercado sem coração. E nesse contexto marcado pela escuridão de doenças e mortes evitáveis, a missão da Pastoral da Saúde é vital! Conclui, afirmando que, no âmbito da saúde, faz-se necessário aprofundar e colocar em prática a chamada "bioética dos 4 Ps": Promoção da saúde, Prevenção de doenças; Proteção das vulneráveis presas fáceis de manipulação e Precaução frente ao desenvolvimento biotecnológico. "É mais do que hora de garantir a todos os brasileiros o acesso 'universal, integral e equânime' aos cuidados necessários de saúde."  (extraído do texto-base da Campanha da Fraternidade 2012)