sexta-feira, 30 de setembro de 2011

São Jerônimo, rogai por nós!

(Fonte: Canção Nova)
Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande "tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras": São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: "Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo".
Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de ardoroso estudioso em Roma. Estando na "Cidade Eterna", Jerônimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e se esforçava para decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Nessa cidade, ele teve um sonho que foi determinante para sua conversão: neste sonho, ele se apresentava como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar faltando com a verdade (pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente escritos pagãos). No fim da permanência em Roma, ele foi batizado.
Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria, dedicação sem igual e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal. 
Saiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o "Dia da Bíblia" no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.
São Jerônimo, rogai por nós!

Só Deus dá sentido à vida e futuro ao homem, diz Bento XVI.

Fonte: Canção Nova Notícias

O Papa Bento XVI aproveitou a Catequese desta quarta-feira, 28, para fazer um resumo das “intensas e estupendas jornadas transcorridas” durante a Visita Pastoral à Alemanha, realizada entre quinta-feira, 22, e domingo, 25.
"Esses momentos foram um precioso presente que nos fizeram perceber novamente como é Deus quem dá à nossa vida o sentido mais profundo, a verdadeira plenitude, somente Ele dá a todos um futuro", destacou.
O Pontífice disse que a visita, com o tema “Onde há Deus, há futuro”, foi uma grande festa de fé e oportunidade para se encontrar com as pessoas e falar de Deus, de rezar juntos e confirmar os irmãos e as irmãs na fé.
“Esta Viagem Apostólica à Alemanha ofereceu-me uma ocasião propícia para encontrar os fiéis da minha pátria alemã, para confirmá-los na fé, na esperança e no amor, e compartilhar com eles a alegria de serem católicos. Mas a minha mensagem era destinada a todo o povo alemão, para convidar a todos a olhar o futuro com confiança. É verdade, ‘Onde há Deus, há futuro’. Agradeço, mais uma vez, a todos aqueles que tornaram possível esta Visita e a quantos me acompanharam com a oração. O Senhor abençoe o Povo de Deus na Alemanha e abençoe a todos vós”.
Bento XVI recordou todas as etapas de seu percurso em território germânico, destacando o ineditismo da ocasião em que pôde falar aos membros do Bundestag (Parlamento Federal) – “quis expor o fundamento do direito e do livre Estado de direito, isto é, a medida de todo o direito, inscrito pelo Criador no ser mesmo da sua criação” – e das oportunidades de encontro com judeus – “recordando as nossas comuns raízes na fé no Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, evidenciamos os frutos obtidos até agora no diálogo entre a Igreja Católica e o Judaísmo na Alemanha” -, com os muçulmanos – “concordando com eles acerca da importância da liberdade religiosa para um desenvolvimento pacífico da humanidade” – , bem como, especialmente, com luteranos e católicos.
“Vimos novamente o quanto é importante o nosso comum testemunho da fé em Jesus Cristo no mundo de hoje, que frequentemente ignora a Deus ou não se interessa por Ele. É necessário o nosso esforço comum no caminho rumo a uma plena unidade, mas sempre somos bem conscientes de que não podemos ‘fazer’ seja a fé, seja a unidade tão desejada. Uma fé criada por nós mesmos não tem nenhum valor, e a verdadeira unidade é, mais do que tudo, um dom do Senhor, o qual rezou e reza sempre pela unidade dos seus discípulos. Somente Cristo pode dar-nos essa unidade, e seremos sempre mais unidos na medida em que voltarmos a Ele e nos deixamos transformar por Ele”, disse, sobre o encontro com os membros do Conselho da Igreja Evangélica na Alemanha e o ato ecumênico no ex-Convento dos Agostinianos.
Além de abordar todos os outros compromissos, o Papa falou especialmente sobre sua alegria com a Vigília de oração com milhares de jovens, em Friburgo. “Fiquei feliz ao ver que a fé na minha pátria alemã tem um rosto jovem, que é viva e tem um futuro. No sugestivo rito da luz, transmiti aos jovens a chama do círio pascal [...]. Repeti a eles que o Papa confia na colaboração ativa dos jovens: com a graça de Cristo, são capazes de levar ao mundo o fogo do amor de Deus”.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011


"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranqüila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção."
((Rubem Alves) 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

29 de setembro - Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Os Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael, são lembrados no dia 29 de setembro pela Igreja Católica. E essa que é guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra "Arcanjo" significa "Anjo principal". E a palavra "Anjo", por sua vez, significa "mensageiro".
São Miguel
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: "Quem como Deus". Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. "Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu". (Apocalipse 12,7-8)
São Gabriel
O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus" ou "Deus é a minha proteção". É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: 'Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus'..." a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.
São Rafael
Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome "Deus curou" ou "Medicina de Deus",restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. "Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4). 
São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!
(Fonte: Canção Nova)

A festa aos Santos Anjos celebra-se no final de setembro, desde o sexto século pelo menos. Embora somente São Miguel seja mencionado como titular da festividade, nas orações que pronunciam os fiéis, na missa, também estão compreendidos todos os anjos bons e o glorioso anjo tutelar da Igreja.
De acordo com a Palavra, os anjos vêem de Deus , “enviados a serviços em proveito daqueles que devem receber a salvação como herança” (Hb 1, 14)
A Bíblia só menciona por seu nome a três dos sete Arcanjos que, segundo a tradição judaico-cristã, estão mais perto do trono de Deus: Miguel, Gabriel e Rafael.
SÃO MIGUEL, assisti-nos com vossos Santos Anjos, ajudai-nos e rogai por nós!
SÃO GABRIEL, assisti-nos com vossos Santos Anjos, ajudai-nos e rogai por nós!
SÀO RAFAEL, assisti-nos com vossos Santos Anjos, ajudai-nos e rogai por nós!

Separar do pecado o pecador

Fonte: Canção Nova


Não podemos fazer do pecado um projeto de vida
Na Carta Encíclica “Spe Salvi”, o Papa Bento XVI diz que o juízo de Deus é para nós fonte de esperança. Como coisas tão trágicas – como o inferno e o juízo de Deus – podem trazer esperança? Existem pregadores que não querem falar do inferno e dizem que Deus é amor, misericórdia, por isso como poderia existir o inferno. Isso é artimanha do diabo: transformar a confiança em Deus em presunção, ou seja, a pessoa não leva a sério suas responsabilidades porque tem a presunção de que será perdoada! 
Nunca pregamos tanto a misericórdia de Deus e estivemos tão atolados em pecados como agora, tudo isso por causa da presunção. E assim muitos pensam: “Se o inferno não existe, o que tem se eu roubar esse dinheiro?” Se não acreditamos mais na existência do inferno nos transformamos em pessoas para além do bem e do mal. O pecado é aquilo que me destrói, me faz uma pessoa pior, e eu não posso agora usar a misericórdia de Deus para justificar minha destruição.
A mãe ama seu filho, mas odeia o pecado que o destrói. Nós que somos seguidores do Deus, que é Amor, temos de alimentar em nosso coração um amor infinito pelos pecadores e ódio supremo pelo pecado. Temos de ser capazes de dividir essas duas realidades. 
A grande diferença entre o cristão e o não cristão, no campo moral, é que o cristão peca e odeia o seu pecado, e o não cristão peca e faz do pecado um projeto de vida, um jeito de viver.
Nós precisamos usar essa espada que divide pecado e pecador. Nós amamos nossos irmãos pecadores, mas odiamos o [pecados] que eles fazem. O sacerdote atende os fiéis em confissão, sentado, porque ali ele age como um juiz, para absolver o pecador.
Santo Isaac de Nínive dizia o seguinte: “O homem que chora os próprios pecados é maior que este que ressuscita os mortos”. Por quê? Quando você chora os próprios pecados o Reino de Deus está acontecendo em você. Existem pessoas com o coração fechado, fechadas para Deus e para a bondade. Pessoas assim, soberbas, duras, não se dobram ao Senhor. E também há pessoas como nós, que temos esse coração medíocre, somos honestos, mas de vez em quando mentimos; nós rezamos, mas de vez em quando perseguimos quem reza; perdoamos, mas também guardamos mágoa. Imagine se vamos entrar no céu com um coração assim? Não pode ser! 
De nada nos adianta dizermos que amamos a Deus Pai se não odiarmos os nossos pecados para sermos d'Ele. Se você se arrepende dos pecados, o Todo-poderoso precipita o pecado no inferno e salva o pecador. Nós precisamos chegar no céu com o coração transformado, e isso é misericórdia de Deus para nós.
O inferno existe não porque Deus não é misericórdia, mas porque somos livres para voltarmos nossas costas para o Senhor. Então leve a sério a sua vida, tenha medo de perder Deus! Ao mesmo tempo, devemos ter infinita confiança n'Ele, confiança de que Ele não morreu inutilmente e de que Ele fará de tudo para nos salvar.
Por isso, ninguém está autorizado a parar de pregar sobre a existência do inferno. O julgamento de Deus Pai nos fins dos tempos é para nós fonte de grande esperança. Nosso Senhor quer nos salvar. Se você vê que na sua família há pessoas fazendo do pecado um projeto de vida, ajude-as a sair desse mal.
(Texto adaptado da pregação de setembro de 2010).
Padre Paulo Ricardo

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O momento é agora!

Todo ano, quando chega setembro, observamos a natureza com ansiedade. Tendo passado o pior período da seca, aguardamos a chuva que se anuncia e vamos descobrindo aqui e ali, um tímido verde que brota. É a primavera que chega e colore os gramados ressequidos, lava as folhas das árvores com as primeiras chuvas e enche os ares com o canto dos pássaros. É a renovação da vida! Também na espiritualidade, a Igreja nos convida a uma renovação constante. Neste mês, somos convidados a  reverenciar as Escrituras Sagradas, onde a Palavra de Deus se faz vida. É através dela que nos renovamos. Ela é a SEMENTE DO REINO. O nosso coração é o solo em que ela deve ser plantada.
A Palavra de Deus é sempre boa, mas depende de nossa colaboração para que produza bons frutos. Para que possa produzir muito fruto em nossa caminhada espiritual devemos observar três recomendações do Evangelho: ARAR A TERRA. Essa é a primeira recomendação de Jesus. Temos que retirar os torrões duros, isto é, abrir nosso coração, para ouvir com atenção e amor tudo o que Ele quer nos falar. Quando a semente cai na terra não arada, ela fica por cima e os passarinhos a comem. Muitas vezes acontece isso, quando ouvimos a Palavra, na celebração ou na Santa Missa. Ficamos dispersos, pensando em outras coisas e a Palavra de Deus não consegue penetrar em nós.
A segunda recomendação é PERSEVERANÇA: como Jesus mesmo explicou, em um terreno pedregoso, a semente brota, a planta começa a crescer, mas não vai pra frente, porque as raízes não têm força para vencer as pedras. Isso, às vezes, acontece conosco ou com nossa comunidade. Ficamos alegres e motivados depois de uma bela celebração, um encontro ou reunião e voltamos para casa, cheios de boas intenções, querendo melhorar nossa vida cristã. Mas, se não temos perseverança e começamos faltar às oportunidades seguintes, então, a raiz da Palavra de Deus não penetra fundo em nossos corações. E aí, o que acontece? Qualquer dificuldade serve para nos desanimar: o sofrimento, a doença, a decepção com os irmãos de comunidade... Tudo e qualquer coisa é motivo para abandonarmos a comunidade, às vezes até a Igreja, ou, pior ainda, perdermos a fé. Assim, a Palavra de Deus, ouvida com frequência e perseverança, vai penetrando bem dentro de nós, dando força e ânimo para suportarmos tudo. Porque a esperança não decepciona!
Finalmente, a terceira recomendação é o DESAPEGO ÁS COISAS DO MUNDO. As vaidades, os prazeres do mundo e as preocupações são espinhos e  erva daninha que sufocam a Palavra. Jesus nos convida a capinar esse mato! Tiremos de nós as preocupações exageradas, o apego aos prazeres  da vida, a vaidade excessiva, que tomam todo o nosso tempo e não deixam a Palavra de Deus crescer e produzir frutos em nossa vida. Sejamos aquele bom terreno, bem preparado e bem cuidado, para que a Palavra  possa produzir frutos, cem por um, aqui em nossa Igreja. Agora é  hora de começarmos a construir a nossa felicidade sobre o alicerce da Palavra de Deus. Neste mês em que a Igreja nos convida a conhecer melhor a Bíblia e a praticar seus ensinamentos, sintamo-nos convocados a uma renovação interior, partindo do amor de Deus, que nos dá sua Palavra de vida, ao amor aos irmãos, a fim de transformar as estruturas morais e sociais deste mundo, tão mergulhado no egoísmo e tão distante dos valores ensinados por Cristo. 

Orar sempre é desejar estar sempre em comunicação com Deus, independente de nossas condições.

A oração se divide em dois tipos fundamentais: A oração exercício que é o nosso esforço devocional e a oração-vida ou contemplativa que vai ser fruto desse esforço em nos abrirmos à ação da Graça de Deus em nós.
Santa Teresa de Jesus se converte na e pela oração como um diálogo, como algo inovador que sempre nos transforma em nosso jeito de amar. A comunicação com o divino de Deus vai nos divinizando num processo de amorização. Os nossos valores são transformados no que Deus deseja para nós.
A verdadeira oração nos torna mais virtuosos na prática do bem e na superação de nós mesmos. Por esta razão os valores do Evangelho começam a fazer parte de nossa vida e passamos a amar o que Deus ama. A viver o que Deus vive.
Necessitamos sempre da oração em todos os momentos de nossa vida.
Ela sempre vai nos dizer o que somos e o que devemos fazer para sermos instrumentos de santificação para a Igreja.
A oração sempre deve nos levar a um aspecto solidário-comunitário.
Ela sempre nos compromete com a realidade do outro e da comunidade.
“A ORAÇÃO PERSEVERANTE É FONTE DE CRESCIMENTO NA FÉ”.


ORAÇÃO: Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor, e vos servir de todo o coração. Amém.
FREI GIRIBONE (Ordem dos Carmelitas Descalços)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Mateus, de publicano a apóstolo e evangelista

O Cobrador de Impostos
Levi, filho de Alfeu, era judeu e morava em Cafarnaum, na Palestina. A serviço de Herodes Antipas, trabalhava como publicano, ou seja, cobrador de impostos. Os coletores de impostos cobravam do povo tributos onerosos e pesados que eram entregues às autoridades romanas. Na época de Jesus, era a classe mais desprezada e odiada pelos judeus. Por serem considerados impuros, nem mesmo seus dízimos e ofertas eram aceitos nas sinagogas. Levi eram incumbido da cobrança de taxas, tanto dos que cruzavam o Mar da Galiléia, como dos que transitavam pela importante estrada de Damasco. Como Jesus pregava nessa região, Levi, em muitas oportunidades pode presenciar seus sinais e sentir a força de seu testemunho. Um dia, Jesus, depois de pregar junto ao mar da Galiléia, em Cafarnaum, viu Levi trabalhando em sua coletoria. Aproximou-se, olhou-o profundamente nos olhos e disse: "Segue-me!" (Mt 9,9). Imediatamente, ele deixou o seu rendoso trabalho, mudou de vida e de nome para seguir Jesus. Desde então, com o nome hebraico de Mateus, que significa presente de Javé ou dom de Deus, tornou-se um fiel e dedicado seguidor de Jesus. A presença de Mateus entre os apóstolos mostrava que Jesus buscava a salvação de todos, independente da origem e da estória de vida. É pelo que diz Lucas, e não pelo que Mateus escreve, que nós sabemos que ‘ele deixou tudo’ para seguir a Jesus, e ‘Lhe ofereceu um grande banquete em sua casa’ (Cp. Mt 9.9,10 com Lc 5.27 a 29).
O Evangelho de Mateus
Mateus foi o primeiro apóstolo a escrever um Evangelho. É considerado o mais completo e o de maior influência, além de muito citado na literatura cristã. Seu texto é claramente dirigido aos cristãos de origem israelita. Em seu Evangelho, Mateus procura demonstrar oa povo judeu que Jesus é o Messias, o Salvador que Deus prometeu enviar ao mundo, tornando-se desta forma cumpridas as profecias do Antigo Testamento. Da personalidade de Mateus destaca-se a humildade, constatada quando, ao enumerar os apóstolos, ele se cognomina 'Mateus, o publicano' (Mt 10,3) incluindo o seu primeiro e vergonhoso trabalho. Pouca certeza se tem sobre sua atividade após o Pentecostes. Uma antiga tradição do cristianismo informa que Mateus tornou-se evangelizador de regiões da Palestina e da Etiópia, onde teria encontrado o martírio. Algumas fontes referenciam narrações dos sofrimentos e do seu martírio, apedrejado, queimado e decapitado na Etiópia, de onde as relíquias do santo teriam sido transportadas para Paestum. Depois, essas relíquias foram levadas para a cidade italiana de Salerno (930), onde até hoje se encontram.  Este apóstolo que a Igreja celebra no dia 21 de setembro, ficou conhecido muito mais pelas admiráveis páginas de seu Evangelho do que por sua obra missionária no Oriente. São Mateus é o padroeiro dos contadores e dos fiscais. 
São Mateus, rogai por nós!

Juventude será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013

Fonte: CNBB


Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita nesta quarta-feira, 15, pelo Conselho Episcopal Pastoral, que está reunido desde terça-feira, 14, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 
O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep. 
O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.
 Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.
 A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.

FESTA - S. FRANCISCO DE ASSIS

Programação - Festa de São Francisco 2011

Dia 01/10 - Sábado
18:00 – Missa (Bênção dos objetos de devoção) Tema: ''Erguei- vos, acendei uma luz sobre as trevas do mundo''

Dia 02/10 – Domingo
09:30 - Missa (Bênção das famílias)
11:00 -  Bênção dos animais
19:00 - Missa
Tema: “Francisco não quis saber de riquezas: deixou tudo e  se converteu”

Dia 03/10 – Segunda
19:00 – Missa
Tema: “De Francisco as virtudes e os exemplos”

Dia 04/10 – Terça
19:00 - Missa Festiva de São Francisco
Tema: “Com Francisco levanta-te e vai anunciar a Palavra de Deus”

07 a 09/10 – Sexta a Domingo
Barraquinhas na porta da igreja à noite

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cruz da JMJ reuniu 100 mil jovens em São Paulo

Fonte: Zenit
Cerca de 100 mil jovens acolheram nesse domingo, em São Paulo, a Cruz e o Ícone da JMJ (Jornada Mundial da Juventude).
O grande evento, intitulado “Bote Fé”, aconteceu no aeroporto Campo de Marte, na zona norte da cidade, e contou com muita música, confraternização e momentos de oração.
Das 9h às 21h, jovens, famílias, religiosos, bispos vivenciaram um pouco da alegria do que será a JMJ do Rio de Janeiro, em 2013.
Segundo informa o portal da arquidiocese de São Paulo, na abertura do evento, o cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, disse que “a Igreja tem fé na juventude”.
A juventude “possui um coração generoso e o desejo de construir um mundo melhor para si e para as próximas gerações”, destacou.
Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo e referencial do Setor Juventude da arquidiocese, disse que “a grande expectativa era de ter um bom início, com grande resposta de interesse, e isso já se confirmou com a participação em Madri e agora aqui”.
“É tempo de evangelização, de encontrar motivos de alegria e esperança para um mundo novo”, afirmou.
Segundo Dom Tarcísio, o jovem “é uma prioridade; a Igreja acredita no presente e no futuro. O jovem é a igreja hoje e a renovação das forças para a igreja do amanhã, além da alegria que a juventude tem e que a igreja precisa”.
Diferentes atividades e serviços foram preparados para o “Bote Fé”. Houve tenda de confissões, capela de adoração, terço encenado, vídeos sobre a história da JMJ e sobre a jornada de Madri, missas, testemunhos.
Entre as muitas apresentações musicais, shows de padre Fábio de Melo, Olívia Ferreira, Marcio Pacheco, Banda Dom, DJs e Cristo Dance, Banda Beatrix, Rosa de Saron, DDD, Vida Reluz, Adriana, Eugenio Jorge, Dunga, Eliana Ribeiro e Walmir Alencar.
"Nos próximos dois anos vamos experimentar o catolicismo de forma verdadeira, em um espetáculo de unidade. Hoje não se tem a possibilidade de evangelizar sem a música", disse o cantor e missionário da Comunidade Canção Nova, Dunga.
À tarde, foram acolhidos pelos jovens os símbolos da JMJ. A Cruz e o Ícone chegaram em caminhões do corpo de bombeiros, durante missa presidida por Dom Odilo.
A Cruz e o Ícone seguiram para a Catedral da Sé, onde ficou até a noite desta segunda-feira.
(Permalink: http://www.zenit.org/article-28874?l=portuguese)

A Cruz e o Ícone vão peregrinar, até o dia 30 de outubro, pelas sete províncias eclesiásticas do Regional Sul 1 da CNBB, que corresponde ao estado de São Paulo, que contém 50 dioceses. De lá, os símbolos vêm para o Regional Leste 2, composto por Minas Gerais e Espírito Santo, onde ficarão de 1º a 30 de novembro. No mês seguinte, será a vez do Regional Nordeste 3, composto pelos estados da Bahia e de Sergipe. A peregrinação prosseguirá ao longo de todo o ano de 2012. Em dezembro de 2012, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam o Cone Sul (Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina). Já em Janeiro de 2013 retornam para concluir o itinerário no Sul do Brasil. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no estado do Rio de Janeiro, onde os símbolos chegam em abril de 2013.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

I Encontro de blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio de Janeiro


O I Encontro de Blogueiros Católicos da Arquidiocese do Rio aconteceu neste sábado (17), no Rio de Janeiro – RJ, e teve seu início com a apresentação de Marcus Cazumba, organizador do E+blogRio, e Padre Marcio Queiroz, coordenador da pastoral da comunicacao da Arquidiocese do Rio de Janeiro.Sílvia Helena, assistente social e jornalista, fez a primeira palestra, falando sobre a importância de viver os valores cristãos nos meios em que atuamos. Em seu colóquio procurou resgatar a consciência cristã de cada blogueiro, mostrando que “antes de qualquer título, somos pessoas que precisamos ter um encontro pessoal com Jesus e buscarmos uma experiência diária”. A jornalista ainda destacou a importância do leigo na Igreja, e informou que o Rio tem pouco mais que 49% de católicos, sendo o segundo menor índice de católicos no BRASIL, só perdendo para São Paulo. Segundo Sílvia, o Rio tem o cenário ideal para evangelização nos dia de hoje. “Somos da geração de João Paulo II” afirmou.
Na segunda palestra, Nice Afonso, editora responsável pelo portal da arquidiocese, com o tema “Liberdade, responsabilidade e clareza na comunicação católica”, falou sobre a importância de ser um pessoa decidida de seus valores, nunca ceder as questões que vão contra os nossos princípios. “o blog tem o poder de alcançar pessoas que talvez a Igreja não alcançaria”, declarou Nice. “Você pode e deve sempre ter uma atitude cristã”, conclui a editora.
Dom Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, também marcou presença no evento, dizendo que “muito mais do que aprender as técnicas e as formas para um bom trabalho como blogueiro, o mais importante deste evento é reunir as pessoas para aprofundar os valores da nossa fé”, disse o Arcebispo. Padre Marcos Wiliam participou deste momento falando da importância de querermos evangelizar por estes meios.
A equipe de comunicação do portal da arquidiocese falou de sua experiência de trabalhar no segmento religioso e a necessidade de ter uma linguagem específica para este segmento, e encorajou a todos presentes a se dedicarem neste trabalho de evangelização. Ao final, um momento de oração entre os blogueiros.
Na parte da tarde, houve uma mesa redonda com debates sobre a evangelização através dos blogs, em seguida os participantes foram divididos em quatro grupos, onde trocaram experiências vividas sobre a forma como trabalham com seus blogs. No final um representante de cada grupo apresentou as conclusões dos grupos, finalizando assim o encontro.
(Fonte: blog.cancaonova.com)

domingo, 18 de setembro de 2011

Jovens acolhem Cruz da JMJ neste domingo em São Paulo

Fonte: Zenit
Evento intitulado “Bote Fé” acontece durante o dia todo no Campo de Marte
A festa de acolhida no Brasil da Cruz dos jovens e do ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), cuja próxima edição será no Rio de Janeiro, em 2013, acontece neste domingo em São Paulo.
O evento, intitulado “Bote Fé”, será realizado durante todo o domingo (18), no Campo de Marte, zona norte de São Paulo, com transmissão ao vivo pelo site www.botefesp.com.br.
Das 9h às 21h acontecem apresentações musicais, pregações e testemunhos para um público estimado de 60 mil pessoas da capital e Grande São Paulo, além de caravanas de diversos estados.
O evento apresentará  testemunhos de jovens que participaram de jornadas anteriores, espetáculo teatral, lançamento oficial do site JMJ Rio-2013, além de shows com vários cantores católicos como padre Fábio de Mello, padre Reginaldo Manzotti, padre Juarez Castro, Dunga, Vida Reluz, Eliana Ribeiro entre outros.
"A Cruz é sempre um indicativo de Jesus Cristo para convocar os jovens a se encontrarem com Cristo. Da mesma forma o Ícone de Nossa Senhora indica a presença materna da Mãe de Jesus junto aos seguidores de Cristo”, afirmou o cardeal Odilo Scherer.
O ponto alto do evento será a chegada a Cruz e do Ícone de Nossa Senhora seguida de uma missa solene presidida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, e concelebrada por inúmeros bispos, entre eles o núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, representante do Papa Bento 16.
A rádio 9 de Julho (AM 1600 kHz), da arquidiocese de São Paulo, também transmitirá o evento, além de diversas emissoras de rádio e televisão católicas que darão ampla cobertura para o “Bote Fé”.
Depois da passagem por São Paulo, a Cruz e o Ícone vão percorrer 275 dioceses no Brasil até a vinda do Papa Bento XVI, em julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
Os símbolos da Jornada devem passar por todas as 17 Regionais da CNBB. Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé".
Em dezembro de 2012, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina. Eles retornam em janeiro de 2013 para o Sul do Brasil. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (São Paulo) e, finalmente, no Estado do Rio de Janeiro, onde chegam em abril de 2013.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!


"Quero ficar junto à cruz, velar contigo a Jesus e o teu pranto enxugar!"
Assim, a Igreja reza a Maria neste dia, pois celebramos sua compaixão, piedade; suas sete dores cujo ponto mais alto se deu no momento da crucifixão de Jesus. Esta devoção deve-se muito à missão dos Servitas – religiosos da Companhia de Maria Dolorosa – e sua entrada na Liturgia aconteceu pelo Papa Bento XIII.
A devoção a Nossa Senhora das Dores possui fundamentos bíblicos, pois é na Palavra de Deus que encontramos as sete dores de Maria: o velho Simeão, que profetiza a lança que transpassaria (de dor) o seu Coração Imaculado; a fuga para o Egito; a perda do Menino Jesus; a Paixão do Senhor; crucifixão, morte e sepultura de Jesus Cristo. 
Nós, como Igreja, não recordamos as dores de Nossa Senhora somente pelo sofrimento em si, mas sim, porque também, pelas dores oferecidas, a Santíssima Virgem participou ativamente da Redenção de Cristo. Desta forma, Maria, imagem da Igreja, está nos apontando para uma Nova Vida, que não significa ausência de sofrimentos, mas sim, oblação de si para uma civilização do Amor. 
Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
(Fonte: Canção Nova)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

JMJ no Brasil: Cruz dos jovens e ícone mariano chegam ao país

Fonte: Canção Nova

Os dois maiores símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) já estão em solo brasileiro. A Cruz dos Jovens e o ícone de Nossa Senhora chegaram ao Aeroporto Internacional de Brasília nesta quinta-feira, 15, às 16h, e seguiram para o terminal de cargas.
No total, são três caixas: uma com a haste, medindo 3,8m, e outra com o braço da Cruz, além de uma com o ícone mariano. Como o expediente da Receita Federal no aeroporto encerrou-se às 17h, não houve tempo hábil para que a liberação fosse feita ainda nesta quinta-feira. A previsão é que em torno das 11h desta sexta, 16, todos os trâmites necessários já tenham sido percorridos.
Logo após terem sido liberadas pelas autoridades, a Cruz e o ícone seguem para a Nunciatura Apostólica. Lá, o Núncio, Dom Lorenzo Baldisseri, deve conversar com a imprensa e falar sobre o evento que acontece no Brasil, em 2013.
"A Cruz chegou no Brasil. Agora vamos nos preparar para a festa do domingo, em São Paulo, quando será recebida por todos os jovens com muita festa e alegria. Assim, daremos início à Jornada Mundial da Juventude no Brasil", disse um dos integrantes da equipe organizadora da JMJ no país, padre Valdeir dos Santos Goulart, que estava presente no aeroporto.
A grande festa de acolhimento oficial dos dois símbolos acontece no domingo, 18, durante o "Bote Fé", na capital paulista. O evento será transmitido ao vivo pela TV Canção Nova e contará com ampla cobertura pelo noticias.cancaonova.com

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Os Sacramentos agem no inconsciente?

Fonte: Canção Nova
Em conversa com distinta psicóloga de Brasília, levantamos a questão sobre a eventual ação dos sacramentos da Igreja no âmbito profundo da alma, influência que está fora do comando direto da consciência. 
Eu dizia que muitos pais estão certos quando desejam o batismo de seus filhos, em tenra idade. Mesmo que pensem menos na graça santificante, e na inserção no corpo da Igreja - que é o apanágio dos filhos de Deus - e mais num efeito psicológico no inconsciente. 
Essa não é uma preocupação primordial da prática sacramental. Mas pode ser um mimo do Pai Eterno para com seus filhos, que não pode ser desprezado. 
A criança que é batizada, está junto à sua família e junto com outros membros da comunidade. Assim ela “descobre” que é muito importante. “Sabe” que é amada por todos. Não é amada só pela sua família, mas também pelos outros: padrinhos, Padre, equipe celebrativa. Sabe que o Poderoso gosta dela. Conclusão da criança: “todos gostam de mim”. Podemos desejar melhor consciência de autoestima do que esta? 
Poderíamos aprofundar o imenso benefício psicológico da santa Confissão, no espírito dos Fiéis. Ela pode nos levar a termos confiança em nós, porque o Pai nos dá uma nova chance, perdoando tudo. É como se nos disséssemos a nós mesmos: “com a graça de Deus, eu vou conseguir vencer o mal, e vou ser um bom cristão”.
A psicóloga, no entanto, se fixou ainda em outro sacramento da Igreja, que traz imensos benefícios aos Fiéis: é o matrimônio. Primeiro, olhando o vácuo espiritual de quem “não se casa na Igreja”, sobretudo podendo fazê-lo. A tais pessoas se repete o pensamento de frustração. Convencem-se de que falta alguma coisa. Que a família que tem é muito boa, e a alegria dos filhos lhes causa prazer legítimo. 
Mas ainda não é tudo. Por outro lado, o casal que se recebe pelo sacramento do matrimônio, tem um sentimento de plenitude. Sabe que sua união é desejada pela sociedade. Todos depositam suas esperanças nesse casal. A Igreja lhes dá, em nome de Cristo, as bênçãos, para superar com mais galhardia, os problemas que a vida de família sempre pode trazer. E que grande autoestima para o casal saber que são participantes da obra de Deus Criador, quando geram e educam os seus filhos.
Dom Aloísio Roque Oppermann - SCJ Arcebispo de Uberaba, MG

domingo, 11 de setembro de 2011

Papa é novamente escolhido uma das pessoas mais influentes do mundo.

 Fonte: GaudiumPress
O Papa Bento XVI foi de novo classificado pela revista estadunidense Forbes como uma das pessoas mais influentes do mundo. A “World’s Most Powerful Poeple”, lista onde estão presentes políticos, homens de negócios, líderes espirituais, assim como líderes da mídia, foi iniciada em 2009 e elege um personagem para cada 100 milhões de pessoas. Conforme este método, em 2009, foram escolhidas 67 personagens e, em 2010, 68.
O Santo Padre esteve presente na lista desde a sua elaboração. Da primeira vez, o pontífice foi escolhido a 11ª pessoa mais influente do mundo. No ano passado ficou em quinto lugar, assim como em 2011. À frente do Papa, neste ano, autoridades políticas como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel.
No perfil apresentado na lista, a Forbes descreve Bento XVI como um “forte tradicionalista”, que é a “mais alta autoridade terrena para 1,1 bilhão de almas”. Também é lembrado pela sua oposição ao secularismo, ao consumismo e relativismo moral, assim como pela sua posição contrária rígida em relação ao controle de natalidade; ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e a ordenação sacerdotal para mulheres.
Além disso, a Forbes recorda que Bento XVI foi o primeiro pontífice a ter visitado a Abadia de Westminster depois da Reforma Protestante do século XVI.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

¨Viver é exercício de desprendimento. É aventura de deixar que o tempo leve o que é dele, e que fique só o necessário para continuarmos as novas descobertas.
Há uma beleza escondida nas passagens... Vida antiga que se desdobra em novidades. Coisas velhas que se revestem de frescor. Basta que retiremos os obstáculos da passagem. Deixar a vida seguir. Não há tristeza que mereça ser eterna. Nem felicidade. Talvez seja por isso que o verbo dividir nos ajude tanto no momento em que precisamos entender o sentimento da tristeza e da alegria. Eles só são suportáveis à medida em que os dividimos..¨
Pe. Fábio de Melo

Santidade, conversão, correção

Fonte: ZENIT
Neste final de semana, a Palavra de Deus ilumina nossas vidas e, principalmente, responde a tantos questionamentos sobre a nossa vida como Igreja. Ela é santa e pecadora! Santa, enquanto instituída por Cristo e tem todos os meios para a Salvação de todos. Pecadora, em seus membros, que caminham ainda na penumbra e não se converteram.
O conceito da Igreja "santa, mas composta por membros pecadores" também significa que a comunidade eclesial inteira tende à perfeição e constantemente aspira à santidade: ser santos, isto é, perfeitos como o vosso Pai do céu, é o objetivo fundamental de cada cristão, e para este fim existem os meios da graça, e, em especial, os Sacramentos.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Beata Teresa de Calcutá, rogai por nós!

"Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz." Mais do que falar e escrever, Madre Teresa vivenciou este seu pensamento. Nascida a 27 de agosto de 1910 em Skoplje (Albânia), foi batizada um dia depois de nascer. A sua família pertencia à minoria albanesa que vivia no sul da antiga Iugoslávia. Seu verdadeiro nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu. Pouco se sabe da sua infância, adolescência e juventude, porque Madre Teresa não gostava de falar de si própria. Aos dezoito anos, surge-lhe o pensamento da consagração total a Deus na vida religiosa. Obtido o consentimento dos pais, e por indicação do sacerdote que a orientava, entrou, no dia 29 de setembro de 1928, para a Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, situada na Irlanda.
O seu sonho, no entanto, era a Índia, o trabalho missionário junto aos pobres. Cientes disso, suas superioras a enviaram para fazer o Noviciado já no campo do apostolado. Agnes então partiu para a Índia e, no dia 24 de maio de 1931, faz a profissão religiosa tomando o nome de Teresa. Houve na escolha deste nome uma intenção, como ela própria diz: a de se parecer com Teresa de Jesus, a humilde carmelita de Lisieux.
Foi transferida para Calcutá, onde seguiu a carreira docente e, embora cercada de meninas filhas das melhores famílias de Calcutá, impressionava-se com o que via quando saía às ruas: os bairros pobres da cidade cheios de crianças, mulheres e idosos cercados pela miséria, pela fome e por inúmeras doenças.
No dia 10 de setembro de 1946, dia em que ficou marcado na história das Missionárias da Caridade (congregação fundada por Madre Teresa) como o "Dia da Inspiração", Irmã Teresa, durante uma viagem de trem ao noviciado do Himalaia, depara-se com um irmão pobre de rua que lhe diz: "Tenho sede!". A partir disso, ela tem a clareza de sua missão: dedicar toda sua vida aos mais pobres dos pobres.
Após um tempo de discernimento com o auxílio do Arcebispo de Calcutá e de sua Madre Superiora, Irmã Teresa sai de sua antiga congregação para dar início ao trabalho missionário pelas ruas de Calcutá. Começa por reunir um grupo de cinco crianças, num bairro pobre, a quem começou a dar escola. Pouco a pouco, o grupo foi crescendo. Dez dias depois, eram cerca de cinquenta crianças. 
Os inícios foram muito duros, mas Deus ia abençoando a obra da Irmã Teresa e as vocações começaram a surgir, precisamente entre as suas antigas alunas. Em 1949, Madre Teresa começa a escrever as constituições das Missionárias da Caridade e a 7 de outubro de 1950 a congregação fundada por Madre Teresa é aprovada pela Santa Sé expandindo-se por toda a Índia e pelo mundo inteiro.
No ano de 1979 recebe o Prêmio Nobel da Paz. Neste mesmo ano, o Papa João Paulo II a recebe em audiência privada e torna Madre Teresa sua melhor "embaixadora" em todas as Nações, Fóruns e Assembleias de todo o mundo. Com saúde debilitada e após uma vida inteira de amor e doação (vida esta reconhecida por líderes de outras religiões, presidentes, universidades e até mesmo por países submetidos ao marxismo), Madre Teresa foi encontrar-se com o Dono e Senhor de sua vida a 5 de setembro de 1997. Seu velório arrastou milhares de pessoas durante vários dias.
Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003, Dia Missionário Mundial.
Beata Teresa de Calcutá, rogai por nós!
(Fonte: Canção Nova)

sábado, 3 de setembro de 2011

Mês da Bíblia 2011 - Livro do Êxodo

Fonte: www.blogpaulinos.com
Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”, com essa frase, de São Jerônimo, que a Igreja celebra, nesse mês de setembro, o Mês da Bíblia.
Neste ano, o estudo proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será o Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”.
O Mês da Bíblia tem como tema “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”, e o lema “Aproximai-vos do Senhor”.
Mês da Bíblia
Mês de Setembro para a nossa Igreja no Brasil já é, por uma bonita tradição, sinônimo de MÊS DA BÍBLIA. O grande São Jerônimo, presbítero e doutor, cuja memória celebramos no final do mês de setembro, dia 30, nos motivou desde o início e motiva ainda hoje para a dedicação do mês de setembro inteiro para ser o da Bíblia. Sabemos da importância do trabalho bíblico de São Jerônimo realizando a tradução da Vulgata; e sua frase é emblemática: “Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”.
Também já é uma bonita tradição, a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, oferecer um tema para o Mês da Bíblia para o estudo, a reflexão, a oração e a vivência da Palavra de Deus. O tema pode girar ou em torno de trechos bíblicos, ou de um Livro bíblico, ou até de um conjunto de Livros bíblicos. A escolha do tema para o Mês da Bíblia deste ano de 2011, concentrou-se no trecho do Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”. É necessário olharmos as etapas da travessia desértica do Povo de Deus, saindo do Egito e buscando a Terra Prometida: as dificuldades enfrentadas pelo Povo de Deus, tanto os problemas da natureza, quanto os desafios oriundos pela convivência humana, criaram a necesidade de enraizar e vivenciar a fé, a esperança e o amor em Deus. Queremos aprender com o Povo de Deus a realizarmos a nossa travessia de discipulado e missão. Eis, pois, o tema tão propício para o Mês da Bíblia de 2011: “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”. Mas, o fundamental em tudo isso, é estar próximo ao Senhor Deus. Assim, do capítulo 16, versículo 9, é tirado também o lema: “Aproximai-vos do Senhor”.