sábado, 30 de julho de 2011

Jubileu da Diocese de Uberlândia

Relembrando as comemorações do ano jubilar

Ao longo do último ano, a Diocese de Uberlândia realizou diversas ações marcando a trajetória de 50 anos de sua fundação. Há um ano, em 22 de julho de 2010, foram abertas as comemorações do Jubileu com a realização da Missa do lançamento oficial do Ano Jubilar na Catedral de Santa Terezinha. Desde então, entre outras, se destacaram  as seguintes ações: o lançamento do Anuário Diocesano e do Hino Jubilar, o lançamento do site Tempo com Deus (www.tempocomdeus.com.br), que proporciona minutos de oração e reflexão em meio às tribulações do dia a dia. O ano de 2011 trouxe a Primeira Caminhada da Juventude, no Parque do Sabiá, em fevereiro. Em maio, aconteceu a exposição “Memória e Fé: Trajetórias”, no Mercado Municipal e a VIII Assembleia Diocesana de Pastoral, que traçou os novos rumos da Igreja em Uberlândia. O mês de junho trouxe a Peregrinação Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, com quase 4000 fiéis , o lançamento do jornal “Diocese a Caminho”, a homenagem na Câmara dos Deputados em Brasília, transmitida pela TV Câmara e o lançamento do Selo Comemorativo ao Jubileu Diocesano. 
No dia 20 de julho, continuando as comemorações, a Câmara Municipal de Uberlândia, em sessão solene, homenageou a Diocese de Uberlândia, com um diploma de honra ao mérito, após pronunciamentos e homenagens. 
No dia 22, dia em que a diocese comemorava os seus 50 anos, pela manhã, o bispo da Diocese, Dom Paulo Francisco Machado, ofereceu um café da manhã à imprensa. Os profissionais da mídia local e nacional foram recepcionados na cúria, sede administrativa da Igreja Católica. Ao final do café e das entrevistas, cada participante recebeu um Press Kit contendo o anuário diocesano, o plano pastoral e um CD com um vídeo institucional dos 50 anos da Diocese de Uberlândia e um vídeo documentário das ações do Ano Jubilar. Compareceram ao Café da Manhã com a Imprensa os profissionais da TV Canção Nova, TV Vitoriosa (SBT), TV Legislativa, TV Integração (Globo), Mídia Católica, Jornal Gazeta de Uberlândia, Rádio América, Rádio Vitoriosa e Rádio Globo Cultura.

A noite do dia 22 culminou com a Missa em Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro da diocese de Uberlândia, no Ginásio Sabiazinho, com a presença de cerca de 3000 fiéis. A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, dom Paulo Francisco Machado. Inúmeras autoridades religiosas participaram da missa: o arcebispo de Montes Claros, dom José Alberto Moura; o arcebispo de Uberaba, dom Aloísio Roque Oppermann; o arcebispo de Diamantina, dom João Bosco Oliver de Faria; o bispo de Ituiutaba, dom Francisco Carlos da Silva; o bispo de Jacarezinho (Paraná), dom Antonio Braz Benevente, e o bispo emérito de Brejo (Maranhão), dom Valter Carrijo. O bispo de Patos de Minas, dom Cláudio Nori Sturm, foi representado pelo padre Olivar Constantino Peres. Cerca de 100 padres, 40 diáconos permanentes, seminaristas e religiosos e religiosas, também prestigiaram a cerimônia.
Diversas autoridades civis também compareceram ao evento: vereadores, prefeitos e deputados. O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, falou em nome dos prefeitos das cidades que compõem a Diocese.


A missa foi lindamente cantada pelo coral regido pelo Padre Fábio Marinho.
Ao término da celebração, dom Paulo Francisco Machado enviou os fieis ao acolhimento do Plano Pastoral, resultante da Assembleia Diocesana que aconteceu em 29 de maio deste ano. “Vamos juntos avançar como Igreja Viva, Discípula Missionária. Queremos renovar nosso compromisso: ser igreja discípula, missionária e profética”, exortou o bispo. Em seguida foi concedida a benção com indulgência plenária. (fonte: Diocese de Uberlândia)

sábado, 9 de julho de 2011

9 de julho - Festa de Nossa Senhora da Paz

Existem duas versões para a devoção a Nossa Senhora da Paz distintas na história e presentes na iconografia das imagens da Senhora.  Nossa Senhora da Paz é padroeira de El Salvador e esta devoção não vem de alguma história específica, mas da invocação à Maria feita por ocasião da erupção de um vulcão que teria tido suas lavas desviadas da cidade pela intercessão de Nossa Senhora.  Por isso, naquele país sua imagem traz em sua mão uma palma de ouro, lembrando a proteção que a Senhora deu ao povo.
Já a tradição da devoção espanhola data do século IX e nasceu na cidade de Toledo, durante a invasão dos mouros à Península Ibérica.  Conta que ao chegarem à cidade, os mouros tomaram uma igreja dedicada à Nossa Senhora e a transformaram em mesquita.  Quando os espanhóis retomaram o poder, Afonso VI, rei da Espanha, fez um acordo que garantia a continuidade da mesquita como lugar de oração muçulmano.  A população local, na maioria cristã, liderada pela rainha e pelo arcebispo saiu então às ruas para protestar, vestida de luto.
O rei ficou furioso com a revolta de seus súditos partiu para punir os rebeldes, sobretudo sua própria esposa e o arcebispo.  A população, então, em oração pediu a intercessão da Virgem para que abrandesse o coração do rei.  Os mouros, por sua vez, receosos em face ao ardor do povo, devolveram a mesquita.  Então, uma grande procissão teria marcado o retorno da imagem da Virgem para a igreja e, instaurada a paz, essa passou a ser venerada como Nossa Senhora da Paz e é representada com um ramo de oliveira em sua mão, por ser este um dos símbolos da paz.

Oração a Nossa Senhora da Paz
Ó Senhora Mãe de Jesus e da Paz, intercessora junto ao Pai.
Aqui estamos na tua presença com nosso coração apertado pelos sofrimentos do dia-a-dia, pelas injustiças sociais, pelo desamor, egoísmo, opressão, desemprego, falta de saúde, desunião conjugal e familiar, maldades, invejas, que nos afastam da verdadeira paz.
Nossa Senhora da Paz, volva para nós o teu olhar amoroso de Mãe piedosa, da mesma forma que o dirigiste ao teu Filho no caminho do Calvário e transmite-nos a paz para que sejamos cada vez mais semelhantes ao teu Filho Jesus. Que saibamos trabalhar pelo seu reino de amor e de justiça, semeando a união e a paz entre os irmãos e irmãs. Com teu Coração aberto sempre atento e acolhedor, receba neste momento as nossas súplicas (pede-se a graça).
Ave Maria... Glória ao Pai... (3x)
Nossa Senhora da Paz rogai por nós e dai-nos a vossa Paz!
(Fonte: FERRAZ, Orlando. Maria. Mãe de Deus – Títulos que Honram Nossa Senhora. 3ª ed. Ed. Novo Rumo. Curitiba. 2003.)

Distinção entre as invocações Nossa Senhora da Paz e Nossa Senhora Rainha da Paz
Nossa Senhora da Paz é representada pela imagem em que aparece portando um ramo de oliveira na mão direita e segurando na esquerda o Menino Jesus que ampara o globo terrestre suavemente. Nossa Senhora da Paz é devoção diferente de outro título honorífico de Maria Santíssima, o atualíssimo título de Nossa Senhora Rainha da Paz, identificada também como Nossa Senhora de Medjugorge e que foi descrita por todos os videntes como uma jovem mulher de estatura mediana, semblante sereno, olhos azuis, pele branca e rosada, cabelos negros cobertos com um véu branco, seu vestido em geral é cinza claro, acima da cabeça tem doze estrelas e seus pés estão sobre uma nuvem.
Todas as Nossas Senhoras são a mesma Mãe de Deus! Seja Nossa Senhora da Paz ou sua mais recente devoção sob o título Rainha da Paz, podemos ser testemunhas do amor e muitas graças de Nossa Senhora sob qualquer título com que se a invoque.


Nossa Senhora Rainha da Paz

Santa Paulina


Celebramos hoje a santidade de vida de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Amábile, nome civil de Paulina, nasceu no ano de 1865, em Vigolo Vattaro (Itália) e com apenas 10 anos de idade emigrou com seus pais para o Brasil dirigindo-se para a localidade de Vigolo, em Nova Trento - SC,no sul do Brasil.
Ainda na adolescência – entre 14 e 15 anos - Amábile e sua amiga Virgínia Rosa Nicolodi começaram a cuidar dos doentes, a dar aulas de catecismo e a cuidar da limpeza da capela de São Jorge. Em 1890, acolheram e cuidaram de uma doente de câncer, dando início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Ao proferir seus votos, Amábile assume o nome de Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
Enquanto foi superiora da Congregação ela a guiou com simplicidade e sabedoria, fundando escolas, hospitais, educandários e asilos. Em 1903 deixa Nova Trento e, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, ocupa-se de crianças órfãs e de ex-escravos abandonados.
A partir de 1918 passa a ter uma vida muito reservada, dedicando-se à oração e à vida contemplativa. Acompanha e abençoa as Irmãs que partem em missão para novas fundações. Alegra-se com as que são enviadas aos povos indígenas em Mato Grosso, em 1934. Rejubila-se com o Decreto de Louvor dado pelo Papa Pio XI em 1933 à Congregação.
Santa Paulina morre aos 77 anos, na Casa Geral em São Paulo, dia 9 de julho de 1942, com fama de santidade,pois viveu em grau heróico as virtudes de FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE e demais virtudes. Foi beatificada pelo papa João Paulo II, em Florianópolis, SC, aos 18 de outubro de 1991 e também por ele canonizada, em Roma, Itália, aos 19 de maio de 2002.
Na oração litúrgica da Igreja é pedido a Deus para nós, fiéis, a virtude do serviço, motivado pelo amor, a qual mais brilhou no coração da virgem Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
Santa Paulina, rogai por nós!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Lar Sacerdotal

Fonte: Diocese de Uberlândia
Foi entregue na manhã de terça-feira, 05 de julho de 2011, a casa do clero da Diocese de Uberlândia. O prédio, com 12 quartos, vai abrigar padres idosos, doentes e visitantes. A obra, localizada no bairro Jardim Holanda, em Uberlândia (MG), foi realizada pelo senhor Estevão Duarte, presidente do Grupo São Francisco ex-sócio do Bretas Supermercados.
Para o senhor Estevão, essa obra é fruto da vocação que ele tem de sempre servir à Igreja Católica. No caso da Diocese de Uberlândia, ele procurou atender a solicitação do bispo diocesano. “Nossa família é católica; é o dízimo da família. A gente espera que todos sejam muito felizes”, acentuou Estevão Duarte.
Durante a solenidade de inauguração, o bispo diocesano, dom Paulo Francisco Machado, presidiu uma missa e abençoou os cômodos do imóvel. Vários padres participaram do evento que terminou com um almoço festivo. “Vamos rezar pelo grupo que fez essa obra tão significativa para nossa Igreja. Esse agradecimento é em nome de toda a igreja”, afirmou dom Paulo.
“É um momento histórico hoje para nossa diocese, nesse ano jubilar. Essa casa, denominada Lar Sacerdotal, é preparada para acolher. Uma grande conquista, uma obra de caridade para com cada sacerdote, de pensar num lar onde possa nos acolher, um local de referência para a Diocese de Uberlândia no cuidado e no carinho a todos os sacerdotes”, afirmou padre Olimar Rodrigues, pároco na Catedral Santa Teresinha.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

terça-feira, 5 de julho de 2011

Acampamento da Canção Nova reunirá mais de cem mil jovens para dizer não ao pecado

Fonte: ACI Digital
O Programa “Por Hoje Não” (PHN) foi criado há 13 anos e já resgatou milhares de jovens das drogas, do alcoolismo e de outros vícios, este ano, a comunidade Canção Nova, com sede na cidade de Cachoeira Paulista/SP (Vale do Paraíba), espera receber mais de 100 mil jovens de todas as regiões do país e de outros países para o 13º acampamento PHN, criado pelo missionário Francisco José dos Santos, conhecido no meio católico como Dunga. 
A 13ª edição do acampamento “Por Hoje Não”, terá por tema: “O Amor jamais acabará”, e se desenvolve entre os dias 13 e 17 de julho. 

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

O culto à humanidade de Cristo e ao Seu Coração, que sempre existiu na Igreja, conheceu um grande incremento a partir das revelações privadas a Santa Margarida Maria Alacoque (1673-75), as quais despertaram entre os cristãos uma consciência mais viva do mistério do amor de Cristo. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus foi reconhecida pela Igreja cerca de um século mais tarde: em 1765, Clemente XIII aprovou a Solenidade do Sagrado Coração e, em 1856, Pio IX inseriu-a no calendário da Igreja universal.
A devoção ao Coração de Jesus foi "um meio providencial" para a renovação da vida cristã. Com efeito, certas doutrinas tinham desfigurado uma das verdades essenciais ao cristianismo - o amor de Deus para com todos os homens. Pela devoção ao Sagrado Coração, o Povo de Deus reagiu "contra uma concepção demasiado rigorista das relações entre Deus e o homem - concepção que, levada às últimas consequências, seria o renascer da ideia pagã de um Deus vingador e, portanto, a anulação da história da salvação e da incessante misericórdia divina" (Thierry Maertens).
Levando-nos a amar a Cristo e a compartilhar do Seu amor pelo Pai e pelos homens, a devoção ao Coração de Jesus leva-nos também a promover aquela solidariedade universal que é uma exigência da fraternidade. O mistério do Coração de Cristo torna-se, assim, o caminho para a plena libertação do homem, libertação tantas vezes procurada através de caminhos que só conduzem à degradação da mesma dignidade humana.
Comentário ao Evangelho do dia feito por
São Siluane Atonita (1866-1938), monge ortodoxo, santo das Igrejas Ortodoxas
Escritos
«Vinde a Mim, todos»
Se os homens soubessem o que é o amor do Senhor, acorreriam a Cristo em multidão, e todos seriam reconfortados com a Sua graça: a Sua misericórdia é inexprimível.
O Senhor ama o pecador arrependido e aperta-o contra o peito com ternura: «Meu filho, onde estavas? Há muito que te espero.» O Senhor chama a Si todos os homens com a voz do Evangelho, e essa voz ressoa pelo mundo inteiro. «Vinde a Mim, todos vós que sofreis, e encontrareis descanso; vinde e bebei da água viva, vinde e compreendei que vos amo; se não vos amasse, não vos chamaria; mas não posso tolerar que uma só das Minhas ovelhas se perca; mesmo por uma só, o Pastor vai de montanha em montanha procurá-la por todo o lado; vinde a mim, ovelhinhas, fui Eu quem vos criei, Eu amo-vos. Foi o Meu amor por vós que Me fez descer à terra e foi pela vossa salvação que tudo suportei. Oxalá conhecêsseis o Meu amor e pudésseis dizer como os Apóstolos no Tabor: "Senhor, é bom estarmos aqui" (Mt 17,4)».
Assim nos chama o Senhor, sem parar. «Vinde a Mim e encontrareis descanso...»,
Ele que nos alimenta com o Seu corpo puríssimo e com o Seu sangue, Ele que, cheio de bondade, nos educa pela Sua palavra e pelo Espírito Santo, Ele que nos revelou os Mistérios e vive em nós e nos sacramentos da Igreja, Ele que nos conduzirá aonde veremos a Sua glória.(Fonte: www.evangelhocotidiano.org)

Eu te saúdo Coração Divino!!

 
Eu te saúdo, Coração divino,
origem de toda a felicidade!
Eu te saúdo, coração de meu Amigo,
regozija-me!
Eu te saúdo, Coração de bondade incomparável,
perdoa-me!
Eu te saúdo, Coração amoroso, fornalha ardente,
consome-me em Ti!
.....
Pudesse eu ser toda coração para te amar, Senhor,
toda espírito, para te adorar!
Faz que eu ame só a Ti,
em Ti, por Ti e para Ti.
Que a minha memória se recorde só de Ti,
e não tenha mais entendimento, senão para conhecer-te;
nem vontade e afeições, senão para te amar;
nem língua, senão para te louvar;
nem olhos, senão para te ver;
nem mãos, senão para te servir;
nem pés, senão para te procurar,
a fim que eu possa amar-te
sem temor de perder-te
na eternidade bem-aventurada.

Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690)