terça-feira, 11 de outubro de 2011

12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida

Durante o ano litúrgico, Maria é invocada em festas especiais, sob vários títulos com os quais a veneramos. Outubro é todo dedicado a Nossa Senhora do Rosário cuja memória é feita no dia sete. Entretanto, de modo muito especial se comemora no dia 12, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil - devoção nacional. Simples e encantadora a história da imagem sob a invocação de APARECIDA. Aparecida, porque foi encontrada no Rio Paraíba por três pescadores naquele longínquo 1717 Foi um encontro inesperado: primeiramente, do corpo e depois da cabeça da pequena imagem de argila enegrecida pelo lodo.
A Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que foi encontrada no rio Paraíba, é de terracota, isto é, argila que, depois de modelada, é cozida em forno apropriado, medindo 40 centímetros de altura. A cor acanelada com que se apresenta atualmente, deve-se ao fato de ter sido exposta, durante anos, à fumaça das chamas das velas e dos candeeiros. Em 1978, sofreu um atentado que a reduziu em quase duzentos fragmentos. Então, precisou ser totalmente reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. A partir de 8 de setembro de 1904, quando foi coroada, a imagem passou a usar, oficialmente, a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, bem como o manto azul-marinho.
Temos em Maria, o exemplo de mulher forte e fiel. Desde a visita do anjo em Nazaré até o cenáculo em Jerusalém, onde, juntamente com os apóstolos, se mantinha em oração suplicante, passando pelos momentos dolorosos da cruz do Filho, Maria “permanecia de pé”. E assim, "de pé", ela continua, como Mãe e Mestra, nos orientando e nos conduzindo para Deus. Quantas vezes ela nos aponta o caminho correto diante das dificuldades e incertezas da vida: “fazei o que Ele vos disser”. Sob sua proteção, vamos avançando nas estradas da vida, peregrinos a caminho da casa do Pai. Neste dia 12 de outubro, celebramos a solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (“Nossa Senhora Aparecida”), a padroeira do Brasil. Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida nos proteja e ajude a sermos sempre fiéis a Jesus.

Um comentário:

Maria Lúcia França disse...

ORAÇÃO - Ó Incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos Pecadores, Refúgio e Consolação dos Aflitos, livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Santíssimo Filho, meu Redentor e Querido Jesus Cristo. Virgem bendita dê proteção a mim e a minha família das doenças, da fome, assalto, raios e outros perigos que possam nos atingir. Soberana Senhora dirige-nos em todos os negócios Espirituais e Temporais. Livrai-nos das tentações do demônio para que trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos de vossa puríssima Virgindade e o preciosíssimo sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar, e gozar da eterna glória, por todos os séculos. Amém!

PAZ E BEM!